O que você deve saber sobre diabetes e exames oftalmológicos
Contente
- Sintomas de retinopatia diabética
- Causas da retinopatia diabética
- Fatores de risco para retinopatia diabética
- Gravidez
- Tempo com diabetes
- Má gestão de doenças
- Outras condições médicas
- Etnia
- Fumar
- Diabetes e seus olhos
- Como a retinopatia diabética é diagnosticada?
- Tomografia de coerência óptica (OCT)
- Angiografia de fluoresceína
- Preparando para seu compromisso
- Traga detalhes
- Traga uma lista de perguntas
- Como é tratada a retinopatia diabética?
- Esperando vigilante
- Estilo de vida saudável
- Tratamento a laser focal
- Tratamento a laser de dispersão
- Vitrectomia
- Dispositivos de assistência à visão
- Qual é a perspectiva para as pessoas com retinopatia diabética?
- Prevenção
visão global
O diabetes é uma doença que afeta profundamente muitas áreas do corpo, incluindo os olhos. Aumenta o risco de doenças oculares, como glaucoma e catarata. A principal preocupação com a saúde ocular em pessoas com diabetes é o desenvolvimento de retinopatia diabética.
A retinopatia diabética é uma condição que se desenvolve quando os vasos sanguíneos da retina são danificados. A retina é a parte da parte posterior do olho sensível à luz. À medida que o dano piora, você pode começar a perder a visão. Sua visão pode ficar embaçada, menos intensa e começar a desaparecer.
Esta condição pode afetar pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2. Quanto mais tempo você vive com diabetes, maior a probabilidade de desenvolver complicações como a retinopatia diabética. É por isso que adotar mudanças no estilo de vida e aprender a controlar o diabetes é tão importante.
Sintomas de retinopatia diabética
Em seus estágios iniciais, a retinopatia diabética pode não causar sintomas. Os sintomas iniciais podem ser quase imperceptíveis ou leves. Com o tempo, a condição pode piorar e levar à cegueira parcial e completa.
Você deve consultar o seu médico se sentir algum destes sintomas:
- flutuadores, ou pontos e fios escuros, em seu campo de visão
- áreas escuras ou vazias em seu campo de visão
- visão embaçada
- dificuldade de foco
- mudanças de visão que parecem flutuar
- visão de cores alterada
- perda parcial ou total da visão
A retinopatia diabética afeta mais frequentemente os dois olhos ao mesmo tempo e em igual medida. Se você está tendo problemas com apenas um olho, isso não significa que você não tem retinopatia diabética. No entanto, pode indicar outro problema ocular. Marque uma consulta com seu médico para encontrar um plano de tratamento adequado.
Causas da retinopatia diabética
O acúmulo de açúcar em excesso no sangue pode levar a vários problemas de saúde.Em seus olhos, o excesso de glicose pode danificar os minúsculos vasos que fornecem sangue à retina. Com o tempo, esse dano pode bloquear o fluxo sanguíneo.
Danos crônicos aos vasos sangüíneos da retina afetam sua visão. Quando o fluxo sanguíneo diminui, o olho tenta consertar a situação criando novos vasos sanguíneos. O processo de crescimento de novos vasos sanguíneos é denominado neovascularização. Esses vasos não são tão eficazes ou tão fortes quanto os originais. Eles podem vazar ou romper, o que pode impactar negativamente sua visão.
Fatores de risco para retinopatia diabética
A retinopatia diabética é uma preocupação para quem tem diabetes. Existem fatores de risco adicionais para o desenvolvimento de retinopatia diabética:
Gravidez
Mulheres grávidas e com diabetes podem ter mais problemas com retinopatia diabética do que mulheres que têm diabetes e não estão grávidas. Seu médico pode sugerir que você faça exames de vista adicionais durante a gravidez.
Tempo com diabetes
Quanto mais tempo você tem diabetes, maior o risco de complicações, incluindo retinopatia diabética.
Má gestão de doenças
Seus riscos de desenvolver complicações são maiores se seu diabetes não estiver sob controle. O controle glicêmico rigoroso é a ferramenta mais eficaz na prevenção da retinopatia diabética. É importante detectar precocemente e trabalhar em conjunto com o seu médico para controlar a diabetes.
Outras condições médicas
Outras condições médicas ou doenças também podem aumentar o risco de desenvolver retinopatia. Eles incluem pressão alta, doenças cardíacas e colesterol alto.
Etnia
Afro-americanos e hispânicos têm maior risco de desenvolver retinopatia diabética do que a população em geral.
Fumar
Pessoas com diabetes que fumam têm maior probabilidade de desenvolver retinopatia.
Diabetes e seus olhos
A melhor maneira de lidar com os problemas oculares relacionados ao diabetes é por meio da detecção precoce de anormalidades retinianas, monitoramento regular e tratamento imediato. A detecção e o tratamento precoces geralmente começam com o exame de retina.
A American Diabetes Association (ADA) recomenda que as pessoas com diabetes tipo 1 façam o primeiro exame ocular nos primeiros cinco anos após o diagnóstico. Se você tem diabetes tipo 2, a ADA recomenda que você faça seu primeiro exame de vista logo após receber o diagnóstico. Isso ocorre porque o diabetes tipo 2 muitas vezes não é detectado e nem diagnosticado por anos. A retinopatia pode já ter começado durante esse período. Um exame de vista ajudará seu médico a determinar se você já tem danos.
A ADA recomenda que você faça um exame de vista todos os anos após o primeiro exame. Se você usa óculos ou lentes de contato, provavelmente precisará de um exame de vista anual para manter sua prescrição em dia. Durante esse exame, seu médico fará alguns testes menores para ver se sua visão mudou como resultado do diabetes.
Você pode desenvolver retinopatia e descobrir que seus sintomas não progridem ou param totalmente. Se isso acontecer, a probabilidade de você monitorar seus olhos em busca de mudanças pelo resto de sua vida é alta. Se o seu médico diagnosticar retinopatia e tratá-lo, ele poderá solicitar exames várias vezes por ano. O número de exames oftalmológicos necessários a cada ano dependerá muito da gravidade da retinopatia.
Como a retinopatia diabética é diagnosticada?
A única maneira de diagnosticar a retinopatia diabética é fazer um exame de dilatação do olho. Para este teste, o seu oftalmologista colocará gotas em seus olhos para alargar ou dilatar suas pupilas. Dilatar as pupilas ajuda o médico a ver o interior dos olhos com mais facilidade e a inspecionar os danos causados pela retinopatia.
Enquanto seus olhos estão dilatados, seu médico também pode realizar um dos dois testes de diagnóstico:
Tomografia de coerência óptica (OCT)
OCT fornece imagens de seus olhos. Essas visualizações são tiradas de um corte transversal para que o médico possa ver detalhes muito pequenos de seus olhos. Essas imagens mostram a espessura da retina e onde o fluido pode vazar dos vasos sanguíneos danificados.
Angiografia de fluoresceína
Seu médico pode tirar fotos do interior de seus olhos enquanto eles estão dilatados. Então, enquanto seus olhos ainda estão dilatados, o médico injetará uma tinta especial em seu braço. Este corante ajudará seu médico a identificar quais vasos sanguíneos estão bloqueados e quais vasos vazam sangue.
Preparando para seu compromisso
Venha para o seu compromisso preparado para falar sobre o que você está vivenciando.
Traga detalhes
Anote os seguintes detalhes e traga-os com você:
- os sintomas que você está experimentando
- quando os sintomas acontecem
- quais são os seus níveis de glicose no sangue no momento do episódio
- uma lista de quaisquer outros problemas de saúde que você está tendo, além dos problemas de visão, quando eles acontecem e o que os faz parar
- qualquer outra informação que você considere importante para o seu médico saber
Traga uma lista de perguntas
Seu médico terá várias perguntas e informações para você. Esteja preparado com uma lista de perguntas que você tem sobre o que está experimentando e quais podem ser as próximas etapas.
Como é tratada a retinopatia diabética?
O tratamento da retinopatia diabética visa retardar ou interromper a progressão da doença. O tratamento exato depende do tipo de retinopatia que você tem, da gravidade da sua condição e do controle do diabetes. Os possíveis tratamentos incluem o seguinte:
Esperando vigilante
Você ainda pode não precisar de tratamento se sua retinopatia não for grave ou causar quaisquer sintomas. No entanto, exames de vista anuais ainda são importantes. Fazer exames anuais é a única maneira de seu médico monitorar as alterações.
Estilo de vida saudável
Você deve controlar seu diabetes e controlar a glicose no sangue para reduzir a probabilidade de piora da retinopatia.
Tratamento a laser focal
Você pode precisar de um tratamento a laser focal se tiver retinopatia diabética avançada. Este tratamento pode interromper ou retardar o vazamento de sangue dos vasos sanguíneos, queimando os vasos sanguíneos anormais. Este tratamento deve interromper os sintomas e possivelmente revertê-los.
Tratamento a laser de dispersão
Este tipo de tratamento a laser pode reduzir os vasos sanguíneos anormais e deixá-los com cicatrizes, de modo que têm menos probabilidade de crescer ou inchar no futuro.
Vitrectomia
Seu médico pode sugerir uma pequena cirurgia chamada vitrectomia para aliviar os sintomas de retinopatia se o estilo de vida ou os tratamentos a laser não funcionarem. Durante este procedimento, o médico fará uma pequena incisão no olho para remover o sangue que vazou dos vasos sanguíneos. Seu médico também removerá o tecido cicatricial que está puxando sua retina e afetando sua visão.
Dispositivos de assistência à visão
Os problemas de visão geralmente se corrigem sozinhas quando o tratamento é concluído e seus olhos têm tempo de cicatrizar. Seu médico pode tratar qualquer alteração permanente da visão com dispositivos de assistência à visão, como lentes de contato ou óculos.
Qual é a perspectiva para as pessoas com retinopatia diabética?
Os tratamentos para retinopatia diabética costumam ter muito sucesso, mas não são uma cura. O diabetes é uma condição crônica, o que significa que provavelmente você terá complicações da condição pelo resto de sua vida. Isso inclui problemas de visão.
Se você desenvolver retinopatia diabética, poderá encontrar alívio com o tratamento, mas precisará de exames oftalmológicos regulares para monitorar o agravamento dos problemas. Você pode precisar de mais tratamento para retinopatia.
Prevenção
A melhor maneira de reduzir os efeitos do diabetes nos olhos e no resto do corpo é controlar os níveis de açúcar no sangue e manter um estilo de vida mais saudável. Você pode fazer o seguinte para ajudar a prevenir a perda de visão e outras complicações do diabetes:
- Vá a consultas regulares com o seu médico para verificar a sua saúde, incluindo a saúde dos seus olhos.
- Não pule compromissos só porque não está tendo problemas. Alguns dos sintomas mais comuns, na verdade, podem ser um pequeno sinal de um problema maior.
- Contacte o seu médico imediatamente se houver alguma alteração na sua saúde ou visão.
- Pare de fumar se fumar.
- Perca peso se você estiver acima do peso. A perda de peso é importante para controlar o açúcar no sangue.
- Mantenha um peso saudável para ajudar a melhorar sua sensibilidade à insulina e diminuir seus níveis de açúcar no sangue.
- Faça uma dieta saudável e balanceada para ajudá-lo a atingir e manter um peso corporal ideal.
Converse com seu médico se você estiver tendo dificuldade para perder peso ou parar de fumar. Eles podem ajudá-lo a desenvolver um plano de tratamento. Seu médico também pode encaminhá-lo a um nutricionista que pode ajudá-lo a desenvolver uma dieta que promova a perda de peso e um estilo de vida saudável.