Como tratar e prevenir a diarréia durante e após um treino
Contente
- Causas
- Após exercícios abdominais
- Depois de correr
- Após exercícios extenuantes
- Desidratação
- Quando grávida
- Tratamentos
- Coma certos alimentos
- Agende seus exercícios
- Reduzir a intensidade
- Experimente medicamentos de venda livre
- Prevenção
- Coisas a evitar:
- Quando consultar um médico
- A linha inferior
Você pode ter diarréia depois de se exercitar devido a coisas como hormônios digestivos flutuantes, fluxo sanguíneo digestivo reduzido e movimentos bruscos nos órgãos digestivos.
Certos tipos de exercício fazem com que os alimentos passem pelo trato digestivo mais rapidamente do que o normal. Isso pode causar uma absorção intestinal reduzida de nutrientes, menos água sendo reabsorvida pelo cólon e fezes mais frouxas.
Diarréia geralmente ocorre em pessoas que correm longas distâncias, especialmente maratonas. Pessoas que se exercitam por longos períodos também estão aptas a experimentar diarréia. Geralmente ocorre durante ou após formas intensas de exercício, como corrida, levantamento de peso e ciclismo.
Embora não seja conveniente, a diarréia ligada ao exercício físico é relativamente normal e geralmente não é motivo de preocupação. Felizmente, existem coisas que você pode fazer para gerenciar seus sintomas e diminuir a gravidade deles.
Causas
Normalmente, a diarréia relacionada ao exercício é causada por uma inundação sanguínea intestinal que diminui a velocidade e é direcionada para longe do intestino. Em vez disso, o sangue flui para as pernas ou outras partes do corpo.
Você também pode sentir dor abdominal, náusea e vômito. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais certas atividades afetam a digestão durante os treinos.
Após exercícios abdominais
Estimular e pressionar os órgãos digestivos durante exercícios abdominais pode causar problemas intestinais, como diarréia e dores de estômago. Isso é especialmente comum se você estiver direcionando seus abdominais inferiores. Permita períodos de relaxamento muscular durante esses tipos de exercícios.
Depois de correr
Muitos corredores experimentam diarréia durante ou imediatamente após uma corrida de longa distância. Mover o corpo para cima e para baixo pode agitar o sistema digestivo, fazendo com que você precise ir ao banheiro com mais frequência.
Você também pode ter cólicas, gases e refluxo ácido. Isso acontece em parte porque o fluxo sanguíneo é redirecionado para as pernas, e não para o sistema digestivo.
Após exercícios extenuantes
Diarréia e condições digestivas, como vazamentos no intestino, são predominantes em pessoas que fazem exercícios extenuantes por longos períodos. Isso inclui nadadores, ciclistas e triatletas. Atividades vigorosas como aeróbica, dança e esqui também podem causar distúrbios digestivos.
Desidratação
Perder água e líquidos através do exercício pode causar desidratação e diarréia. Obtenha muitos líquidos saudáveis antes, durante e depois dos treinos. Reabasteça os líquidos perdidos com água e bebidas saudáveis, como água de coco, caldo e sucos de frutas.
Quando grávida
Diarréia e outras preocupações digestivas ocorrem frequentemente durante a gravidez, especialmente quando a data de vencimento se aproxima. Se você já está enfrentando problemas digestivos durante a gravidez, malhar pode exacerbar seus sintomas.
Lembre-se de que pode não estar relacionado ao exercício. Hormônios flutuantes, aumento dos níveis de estresse, vitaminas pré-natais ou desenvolvimento de novas sensibilidades alimentares também podem causar diarréia durante a gravidez.
Tenha cuidado com a sua rotina de exercícios durante a gravidez e observe quaisquer alterações digestivas, incluindo diarréia. Trate a diarréia o mais rápido possível, pois é especialmente importante manter os níveis adequados de líquidos.
Tratamentos
Geralmente, a diarréia desaparece sozinha em alguns dias e não é motivo de preocupação, mas você ainda pode tentar vários tratamentos para acelerar sua recuperação.
Coma certos alimentos
Coma alimentos facilmente digeríveis que não estimulam ou irritam a digestão. Siga a dieta BRAT (banana, arroz, compota de maçã e torradas) quando estiver malhando ou tiver sintomas.
Outros alimentos adequados incluem sopa de legumes, carnes magras e batatas. Para reabastecer bactérias intestinais saudáveis, tome um suplemento probiótico ou coma alimentos ricos em probióticos, como iogurte natural, chucrute ou tempeh. Inclua bebidas como kombucha, kefir e kvass.
Agende seus exercícios
Se você tem movimentos intestinais regulares, programe seus treinos depois de fazer um. Se você não tiver certeza de seus hábitos, acompanhe por alguns dias para ver se percebe algum padrão. Projete sua rota de corrida para ter acesso a um banheiro em um horário definido em sua corrida.
Reduzir a intensidade
Se você estiver com diarréia, tente reduzir a intensidade ou a duração do seu treino para gerenciar melhor seus sintomas. Experimente ver quais métodos ou alterações funcionam melhor para controlar sua digestão antes de retornar aos exercícios com potência total.
Experimente medicamentos de venda livre
Medicamentos de venda livre, como loperamida (Imodium) ou subsalicilato de bismuto (Pepto Bismol) também são opções. Não é recomendável usá-las com frequência, mas você pode usá-las em ocasiões como dias de corrida ou competição.
Prevenção
Evite alimentos problemáticos por 3 a 6 horas antes de executar. Não coma nada por pelo menos duas horas antes de executar.
Coisas a evitar:
- alimentos e bebidas que produzem gás, como alimentos ricos em fibras, como feijão, farelo e frutas e legumes frescos
- alimentos fritos, com alto teor de gordura e condimentados e pós de proteína que perturbam seu estômago
- laticínios, pois os efeitos da intolerância à lactose podem ser intensificados durante os treinos
- bebidas com cafeína, gaseificadas ou quentes e bebidas esportivas adoçadas com frutose e adoçantes artificiais, como isomalte, manitol ou sorbitol
- medicamentos como ibuprofeno (Advil), naproxeno (Aleve), aspirina ou antibióticos
- vestindo shorts de bicicleta, perneiras ou outras roupas apertadas, pois isso pode limitar o fluxo sanguíneo para o sistema digestivo; em vez disso, use roupas largas e evite algo muito apertado na cintura.
Quando consultar um médico
A diarréia grave ou de longa duração pode afetar seus exercícios e a qualidade de vida, além de ser um sinal de uma doença grave.
Converse com seu médico se você tiver diarréia que ocorre com freqüência ou dura mais de dois dias. Pode ser um sinal de algo mais sério, como uma infecção ou síndrome inflamatória do intestino (SII).
A desidratação é uma preocupação para pessoas muito velhas, muito jovens ou muito doentes, pois é mais difícil para elas repor os líquidos perdidos. Essas pessoas devem procurar atendimento médico se tiverem diarréia de longa duração.
Consulte o seu médico se você tiver diarréia persistente acompanhada por estes sinais e sintomas de desidratação:
- urina amarela escura ou laranja
- odor incomum da urina
- micção infreqüente
- ritmo cardíaco acelerado
- sentindo tonturas ou tonturas
- dor de cabeça
- boca seca
- pele seca e lavada
- irritabilidade ou confusão
- febre
- sangrando
A linha inferior
Diarréia relacionada ao exercício físico é normal, especialmente entre corredores, atletas de elite ou resistência e pessoas que se envolvem em exercícios intensos.
Monitore o efeito que o exercício físico exerce sobre a digestão e ajuste-o de acordo, independentemente de envolver mudanças em sua dieta, horário ou rotina de exercícios.