Os veganos comem ovos? Explicação da dieta ‘Veggan’
Contente
- Por que algumas pessoas se tornam veganas
- Benefícios para a saúde
- Vantagens para o meio ambiente
- Preocupações com o bem-estar animal
- Você pode ser um vegano flexível?
- Benefícios nutricionais do ‘vegganismo’
- O resultado final
Aqueles que adotam uma dieta vegana evitam comer qualquer alimento de origem animal.
Como os ovos vêm de aves, eles parecem uma escolha óbvia para eliminar.
No entanto, existe uma tendência entre alguns veganos de incorporar certos tipos de ovos em sua dieta. É conhecida como dieta "vegetariana".
Este artigo analisa as razões por trás dessa tendência de dieta e por que alguns veganos comem ovos.
Por que algumas pessoas se tornam veganas
As pessoas optam por seguir uma dieta vegana por vários motivos. Freqüentemente, a decisão envolve uma combinação de motivadores éticos, de saúde e ambientais ().
Benefícios para a saúde
Comer mais plantas e cortar ou eliminar alimentos de origem animal pode ter benefícios para a saúde, incluindo um menor risco de doenças crônicas, especialmente doenças cardíacas, diabetes, doenças renais e câncer (,).
Na verdade, um estudo com 15.000 veganos descobriu que os veganos tinham peso, colesterol e níveis de açúcar no sangue mais saudáveis, em comparação com os onívoros. Além disso, eles tinham um risco 15% menor de câncer ().
Vantagens para o meio ambiente
Alguns optam por uma dieta vegana porque acreditam que é mais ecológica.
No entanto, um estudo italiano que comparou o impacto ambiental de onívoros, vegetarianos que comem ovos e laticínios e veganos descobriu que a dieta vegetariana teve o efeito mais favorável sobre o meio ambiente, seguido pela dieta vegana ().
Os pesquisadores sugeriram que isso acontecia porque as dietas veganas geralmente incluem mais carnes vegetais processadas e substitutos do leite. Além disso, os veganos geralmente comem uma quantidade maior de alimentos para atender às suas necessidades calóricas ().
Preocupações com o bem-estar animal
Além das motivações ambientais e de saúde, os veganos rigorosos também são fortemente a favor do bem-estar animal. Eles rejeitam o uso de animais para alimentação ou qualquer outro uso, incluindo roupas.
Os veganos argumentam que as práticas agrícolas modernas são prejudiciais e cruéis para os animais, incluindo as galinhas.
Por exemplo, em granjas comerciais produtoras de ovos, não é incomum que as galinhas vivam em pequenas gaiolas internas, tenham seus bicos aparados e sejam submetidos à muda induzida para regular e aumentar sua produção de ovos (5, 6, 7).
resumoPessoas que optam por seguir uma dieta vegana são freqüentemente motivadas por uma combinação de crenças de saúde, meio ambiente e bem-estar animal. Em geral, os veganos não comem ovos porque estão em desacordo com as práticas comerciais de criação de aves
Você pode ser um vegano flexível?
Tecnicamente, uma dieta vegana que inclui ovos não é verdadeiramente vegana. Em vez disso, é chamado de ovo-vegetariano.
Ainda assim, alguns veganos estão abertos para incluir ovos em sua dieta. Afinal, a postura de ovos é um processo natural para as galinhas e não as prejudica de forma alguma.
Quando os pesquisadores entrevistaram 329 pessoas que seguiam uma dieta vegana, 90% delas listaram a preocupação com o bem-estar animal como seu principal motivador. No entanto, um terço deles concordou que estariam abertos a algumas formas de alimentos de origem animal se os padrões de bem-estar animal fossem melhorados ().
Aqueles que seguem uma dieta “vegetariana” estão dispostos a incluir ovos de galinhas ou aves que eles sabem que são criados eticamente, como galinhas criadas soltas ou aquelas mantidas como animais de estimação em uma fazenda de quintal.
Um desafio de seguir uma dieta vegana de longo prazo é que ela é bastante rígida. Um estudo com 600 comedores de carne mostrou que sabor, familiaridade, conveniência e custo são barreiras comuns para cortar alimentos de origem animal ().
Uma dieta vegana flexível que inclui ovos resolve muitos desses problemas para pessoas que desejam adotar uma dieta vegana por motivos de saúde e bem-estar animal, mas estão preocupados com as restrições.
resumo“Veggan” é um termo para veganos flexíveis que incluem ovos de galinhas criadas eticamente. Adicionar ovos ajuda alguns que temem que uma dieta vegana estrita possa não ter variedade, familiaridade e conveniência.
Benefícios nutricionais do ‘vegganismo’
Com exceção da vitamina B12, que vem principalmente de alimentos de origem animal como carne ou ovos, uma dieta vegana pode cobrir as necessidades nutricionais da maioria das pessoas ().
No entanto, é necessário algum planejamento para obter o suficiente de certos nutrientes, como vitamina D, cálcio, zinco e ferro ().
Os veganos que incluem ovos em sua dieta podem ter mais facilidade para fechar a lacuna de todos esses nutrientes. Um ovo grande e inteiro fornece pequenas quantidades de todos esses nutrientes, junto com algumas proteínas de alta qualidade ().
Além do mais, uma dieta "vegetariana" pode ser útil para certas populações veganas que estão em maior risco de deficiências nutricionais, como crianças e mulheres grávidas ou amamentando (,).
resumoUma dieta vegana pode ter algumas lacunas nutricionais se não for cuidadosamente planejada. Crianças e mulheres grávidas ou amamentando que seguem uma dieta vegana que inclui ovos podem ter mais facilidade em atender às suas necessidades de vitaminas e minerais.
O resultado final
Os veganos rigorosos eliminam todos os alimentos de origem animal, incluindo ovos, por vários motivos, mas um dos principais motivadores é a preocupação com o bem-estar animal.
No entanto, existe uma tendência entre alguns veganos de incluir ovos em sua dieta se eles tiverem certeza de que vêm de galinhas criadas de maneira ética.
Adicionar ovos a uma dieta vegana pode fornecer nutrientes extras, que podem ser úteis para todos, principalmente crianças e mulheres grávidas.