Médicos que tratam a DPOC
Contente
- Visão geral
- Médico de cuidados primários
- Especialistas
- Pneumologista
- Terapeuta respiratório
- Visitar o médico
- Informações para levar para a sua consulta
- Perguntas que seu médico fará
- Perguntas a fazer ao seu médico
- Coping, suporte e recursos
Visão geral
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença crônica que dificulta a respiração. Nenhuma cura para a DPOC está disponível e tende a piorar ou progredir ao longo do tempo. É importante diagnosticar a doença precocemente. Se você receber tratamento precocemente, poderá diminuir o agravamento dos sintomas. Os profissionais médicos também podem dar conselhos sobre como se manter ativo com a DPOC e sugerir maneiras de reduzir os sintomas que você já está enfrentando.
Médico de cuidados primários
Se você tiver algum dos sintomas da DPOC ou se tiver histórico familiar de DPOC, marque uma consulta com seu médico de cuidados primários. Eles terão um papel importante no diagnóstico e tratamento dessa doença.
Se o seu médico determinar que você realmente tem DPOC, provavelmente prescreverá medicamentos para ajudar a controlar seus sintomas. Eles também o aconselham sobre outros tratamentos e mudanças no estilo de vida. Isso pode incluir deixar de fumar, mudar sua dieta e mudar sua rotina de exercícios.
Especialistas
O seu médico também pode encaminhá-lo para especialistas.
Pneumologista
O seu médico pode encaminhá-lo a um pneumologista. Um pneumologista é um médico especializado em doenças pulmonares e do trato respiratório. Os pneumologistas concluem mais dois ou três anos de treinamento médico na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas pulmonares e respiratórios. Um pneumologista trata a DPOC, bem como outras condições respiratórias graves, como asma e pneumonia.
Terapeuta respiratório
Um terapeuta respiratório (TR) é um profissional de saúde treinado que trabalha com pessoas que têm problemas cardíacos e pulmonares. Um TR pode guiá-lo através de tratamentos e exercícios respiratórios para ajudá-lo a respirar melhor.
Visitar o médico
Você deve levar algumas informações que o seu médico precisará para fazer um diagnóstico preciso. Encontrar as informações com antecedência pode facilitar a resposta às perguntas do seu médico.
Também é útil ter uma lista de perguntas que você gostaria de fazer ao médico. Tê-los anotados garante que você não esqueça nada importante que deseja perguntar. É uma boa ideia colocar suas perguntas em ordem de importância com as mais importantes primeiro. Dessa forma, se o tempo acabar, você perguntará a eles o que mais importa.
Informações para levar para a sua consulta
O seu médico desejará saber o seguinte:
- quais sintomas você está tendo
- quando seus sintomas começaram
- o que faz você se sentir melhor
- o que faz você se sentir pior
- se alguém da sua família tiver DPOC
- se você estiver recebendo tratamento para outras condições médicas
- quais medicamentos você toma e em que quantidade
- se você já tomou betabloqueadores
Perguntas que seu médico fará
Além das informações acima, você pode esperar que seu médico faça várias perguntas, como:
- Voce fuma?
- Você já fumou?
- Você é regularmente exposto ao fumo passivo?
- Você trabalha com poeira ou outros poluentes?
- Você tosse com muco? Se sim, de que cor é?
- Você fica sem fôlego facilmente?
- Há quanto tempo isso vem acontecendo?
Perguntas a fazer ao seu médico
Você deve criar sua própria lista de perguntas. As perguntas que você deseja fazer incluem o seguinte:
- Eu tenho DPOC?
- Tenho enfisema, bronquite ou ambos?
- Que tratamento você sugere?
- Vou precisar tomar medicamentos pelo resto da minha vida?
- Vou melhorar?
- O que mais posso fazer para me sentir melhor?
Coping, suporte e recursos
Ansiedade, depressão e estresse são comuns em pessoas com DPOC. Estes podem aumentar à medida que a doença progride. Pode ser muito útil falar sobre como você se sente. Compartilhe suas preocupações com sua equipe de saúde, bem como com sua família e amigos.
Você pode querer participar de um grupo de suporte. Pode ajudar a ver como outras pessoas estão lidando com a mesma condição. Se você se sentir sobrecarregado ou deprimido, o aconselhamento profissional pode ajudar. O seu médico pode encaminhá-lo a grupos de apoio e conselheiros locais. Eles também podem prescrever medicamentos para ajudá-lo a lidar.
Você pode encontrar informações e suporte adicionais das seguintes organizações:
- American Lung Association
- Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue
- Fundação DPOC