Autor: Janice Evans
Data De Criação: 27 Julho 2021
Data De Atualização: 15 Novembro 2024
Anonim
2009 - Roberto Carlos - A Grande Família - O "Rei" e Eu
Vídeo: 2009 - Roberto Carlos - A Grande Família - O "Rei" e Eu

Contente

É possível?

O álcool pode tornar o sangue mais fluido, pois evita que as células sanguíneas se unam e formem coágulos. Isso pode diminuir o risco de derrames causados ​​por bloqueios nos vasos sanguíneos.

No entanto, por causa desse efeito, o consumo de álcool pode aumentar potencialmente o risco de derrames com sangramento - especialmente quando você o ingere. Para os homens, isso significa mais de dois drinques por dia. Para as mulheres, isso é mais do que uma bebida por dia. O uso de álcool - especialmente em excesso - também pode representar outros riscos à saúde.

Continue lendo para aprender mais sobre esse efeito de afinamento do sangue, como o álcool interage com medicamentos para afinar o sangue e muito mais.

Como o álcool afina o sangue?

Quando você se machuca, células sanguíneas chamadas plaquetas correm para o local da lesão. Essas células são pegajosas e se agrupam. As plaquetas também liberam proteínas chamadas fatores de coagulação, que formam um tampão para fechar o orifício.

A coagulação é benéfica quando você está ferido. Mas, às vezes, um coágulo sanguíneo pode se formar em - ou viajar para - uma artéria que fornece sangue rico em oxigênio ao coração ou ao cérebro. A coagulação do sangue é chamada de trombose.


Quando um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo para o coração, pode causar um ataque cardíaco. Se bloquear o fluxo sanguíneo para o cérebro, pode causar um derrame.

O álcool interfere no processo de coagulação de duas maneiras:

  • Reduz o número de plaquetas no sangue, em parte interferindo na produção de células sanguíneas na medula óssea.
  • Isso torna as plaquetas que você tem menos pegajosas.

Beber uma ou duas taças de vinho por dia pode ser contra doenças cardíacas e derrames causados ​​por obstruções nos vasos sanguíneos (derrames isquêmicos), da mesma forma que tomar aspirina diariamente pode prevenir derrames.

Mas tomar mais de três doses diárias de álcool pode aumentar o risco de um tipo de derrame causado por sangramento no cérebro (derrame hemorrágico).

Este é um efeito de curto prazo?

Em pessoas que bebem moderadamente, o efeito do álcool nas plaquetas é de curta duração.

De acordo com a Mayo Clinic, o consumo moderado de álcool é classificado da seguinte forma:

  • Para mulheres de todas as idades: até uma bebida por dia
  • Para homens com 65 anos ou mais: até uma bebida por dia
  • Para homens com menos de 65 anos: até duas bebidas por dia

Exemplos de uma bebida incluem:


  • uma cerveja de 12 onças
  • um copo de 5 onças de vinho
  • 1,5 onças fluidas, ou uma dose, de licor

Mas em pessoas que bebem muito, pode haver um efeito rebote no qual o risco de sangramento aumenta, mesmo depois de terem parado de beber. Exceder as diretrizes recomendadas acima é considerado beber pesado.

Você pode beber álcool em vez de tomar um anticoagulante?

Não. Os anticoagulantes são medicamentos que seu médico prescreve para prevenir coágulos sanguíneos que podem causar um ataque cardíaco ou derrame. Se o seu médico prescreveu um desses medicamentos, é porque você tem uma doença cardíaca ou outra condição que aumenta o risco de coágulos.

O álcool não é seguro para usar como diluente do sangue. Não só pode aumentar sua chance de ter um derrame hemorrágico, mas em grandes quantidades também coloca você em maior risco de:

  • lesões devido a quedas, acidentes com veículos motorizados e outros tipos de acidentes
  • doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) devido a comportamentos sexuais de risco
  • doença hepática
  • depressão
  • sangramento no estômago
  • cânceres de mama, boca, garganta, fígado, cólon e esôfago
  • defeitos de nascença e aborto espontâneo quando usado durante a gravidez
  • dependência de álcool ou alcoolismo

Você pode beber álcool enquanto toma anticoagulantes?

Pergunte ao seu médico se é seguro beber álcool enquanto toma anticoagulantes. Tanto o álcool quanto os anticoagulantes, como a varfarina (Coumadin), diluem o sangue. Tomar os dois juntos pode agravar o efeito anticoagulante e aumentar o risco de sangramento.


O álcool também pode diminuir a taxa de decomposição do corpo e a remoção da droga para afinar o sangue. Isso pode levar a um perigoso acúmulo da droga em seu corpo.

Se você beber álcool enquanto toma anticoagulantes, faça-o com moderação. Isso significa uma bebida por dia para mulheres e homens com 65 anos ou mais. Para homens com menos de 65 anos, até dois drinques por dia são considerados moderados.

Você deve beber álcool para ajudar sua circulação?

Beber álcool com moderação pode ter um efeito protetor sobre os vasos sanguíneos. Algumas pesquisas descobriram que o álcool aumenta os níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL, também conhecido como “colesterol bom”). Este tipo saudável de colesterol ajuda a proteger as artérias e a prevenir a formação de coágulos sanguíneos que podem causar ataques cardíacos e derrames.

No entanto, existem outras maneiras menos arriscadas de proteger suas artérias - por exemplo, comendo uma dieta baseada em vegetais e fazendo exercícios. A American Heart Association não recomenda beber álcool apenas para proteger seus vasos sanguíneos e melhorar sua circulação.

O resultado final

Se você vai beber álcool, faça-o com moderação. Não tome mais do que uma ou duas bebidas por dia.

Uma bebida é igual a:

  • 12 onças de cerveja
  • 5 onças de vinho
  • 1.5 onças de vodka, rum ou outra bebida alcoólica

E se você tem uma condição de saúde subjacente, como diabetes ou doença renal, pergunte ao seu médico se é seguro beber.

Quando se trata da saúde de seus vasos sanguíneos, converse com seu médico. Pergunte se você está em risco de doença cardíaca ou derrame. Em caso afirmativo, descubra quais etapas você pode executar para reduzir esses riscos.

Certifique-Se De Olhar

O que é um bebê de alta necessidade?

O que é um bebê de alta necessidade?

Muito pai - pai de primeira viagem e pai que já têm outro filho - ficam urpreo com o quanto ele começam a ver uma peronalidade ditinta no recém-nacido. De fato, da mema maneira que...
Esquizofrenia catatônica

Esquizofrenia catatônica

No paado, a catatonia era coniderada um ubtipo de equizofrenia. Entende-e agora que a catatonia pode ocorrer em um amplo epectro de condiçõe piquiátrica e médica.Embora a catatonia...