O vinagre de maçã fica ruim?
Contente
- Prazo de validade e dicas de armazenamento adequadas
- Como o vinagre de maçã muda com o tempo
- A linha inferior
- Benefícios do vinagre de maçã
O vinagre de maçã é frequentemente usado para cozinhar e assar, ou para fazer marinadas, molhos e até bebidas.
Para fazer isso, as maçãs picadas são cobertas com água e deixadas para fermentar para formar etanol. Bactérias naturais convertem o etanol em ácido acético, que é o principal componente do vinagre (1).
Não é sempre que uma garrafa inteira de vinagre de maçã é usada em uma sessão, o que pode deixar você se perguntando se alguma vez expira.
Este artigo analisa se o vinagre de maçã fica ruim, além de dicas de armazenamento para melhorar sua qualidade e prazo de validade.
Prazo de validade e dicas de armazenamento adequadas
A natureza ácida do vinagre faz dele um grampo de despensa autoconservável, o que significa que geralmente nunca azeda ou expira.
A escala de pH, que varia de 0 a 14, indica quão ácida é uma substância. Um pH menor que 7 é ácido e um pH maior que 7 é básico. O ácido acético, o principal constituinte do vinagre de maçã, tem um pH altamente ácido entre 2 e 3 (2).
O vinagre possui propriedades antimicrobianas naturais, que provavelmente contribuem para sua longa vida útil. De fato, o vinagre pode impedir o crescimento de germes causadores de doenças como E. coli, Staphylococcus aureuse Candida albicans (3, 4).
Em um estudo, o vinagre teve as características mais antibacterianas quando comparado ao café, refrigerante, chá, suco e azeite (5).
A melhor maneira de armazenar o vinagre de maçã é em um recipiente hermético, em local fresco e escuro, longe da luz solar, como em uma despensa ou porão da cozinha. Refrigerar o vinagre de maçã é desnecessário e não melhora sua vida útil (6).
RESUMOO vinagre de maçã é altamente ácido e possui propriedades antimicrobianas que o tornam um produto básico de despensa auto-preservável. Embora tecnicamente nunca expire, armazená-lo em um local fresco e escuro ajuda a preservar sua qualidade.
Como o vinagre de maçã muda com o tempo
À medida que o vinagre envelhece, ele pode sofrer alterações estéticas, como tornar-se nebuloso ou se separar. Você também pode notar sedimentos nublados ou fibras no fundo da garrafa.
Isso se deve principalmente à exposição ao oxigênio, que acontece toda vez que você abre a tampa (7).
Com o tempo, a oxigenação também causa a liberação de ácido cítrico e dióxido de enxofre, dois conservantes no vinagre (6).
Isso pode afetar o sabor ou a contribuição de uma receita, mas essas alterações não afetam significativamente o valor nutricional ou o prazo de validade do vinagre de maçã.
Antes de usar o vinagre de maçã que você toma há um tempo, você pode sentir o cheiro e até prová-lo para garantir que ainda funcione bem em sua receita.
Lembre-se de que, embora os produtos de vinagre de maçã possam ter uma data de validade, muitos fabricantes observam que é seguro usá-lo muito além dessa data.
RESUMO
O vinagre de maçã pode sofrer sutis mudanças estéticas ao longo do tempo quando exposto ao oxigênio, mas isso não altera significativamente sua qualidade nutricional ou prazo de validade.
A linha inferior
O vinagre de maçã é ácido e possui propriedades antimicrobianas que o tornam autoconservante. Isso significa que é seguro consumir e usar em receitas, mesmo que seja antigo.
No entanto, o vinagre de maçã pode sofrer alterações estéticas ao longo do tempo que podem mudar ligeiramente seu sabor, textura ou aparência. Isso ocorre principalmente devido a alterações químicas que acontecem quando expostas ao oxigênio.
Ainda assim, esses tipos de alterações não afetam a vida útil do vinagre de maçã e não é perigoso consumi-lo quando envelhecer.