Autor: Bobbie Johnson
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 22 Junho 2024
Anonim
Os exames médicos em casa ajudam ou prejudicam você? - Estilo De Vida
Os exames médicos em casa ajudam ou prejudicam você? - Estilo De Vida

Contente

Se você tem uma conta no Facebook, provavelmente já viu mais do que alguns amigos e parentes compartilharem os resultados de seus testes de DNA de ancestralidade. Tudo que você precisa fazer é solicitar o teste, esfregar sua bochecha, enviá-lo de volta ao laboratório e, em questão de dias ou semanas, você descobrirá exatamente de onde seus ancestrais eram. Muito legal, certo? Imagine se fazer exames médicos fosse * tão * fácil. Bem, para alguns testes, como para certos tipos de doenças sexualmente transmissíveis, problemas de fertilidade, riscos de câncer e problemas de sono, ele realmente é tão fácil. A única desvantagem? Os médicos não estão convencidos de que todos os testes disponíveis para uso doméstico são necessários, ou mais importante, preciso.

É fácil entender por que as pessoas estariam interessadas em se testar em casa, quando possível. "Os testes domésticos são um produto da crescente consumerização dos cuidados de saúde, que está atraindo consumidores com seu acesso, conveniência, acessibilidade e privacidade", explica Maja Zecevic, Ph.D., MPH, fundadora e CEO da Opionato. "Para muitas pessoas, os testes caseiros são usados ​​como uma forma de aprender mais sobre si mesmas e sua saúde - seja por preocupação ou curiosidade."


Custo mais baixo

Às vezes, o teste em casa pode ser uma solução para um problema de custo. Faça estudos do sono, que geralmente são realizados por um médico de medicina do sono quando alguém é suspeito de ter um distúrbio do sono. "O benefício do teste de sono em casa é que ele é muito mais barato do que a alternativa baseada em laboratório", explica Neil Kline, D.O., DABSM, representante da American Sleep Association. Em vez de pagar para usar o espaço do laboratório durante a noite, os médicos podem enviar seus pacientes para casa com o equipamento necessário para realizar o teste e, em seguida, reunir-se com eles para analisar os resultados. Esses testes caseiros são usados ​​principalmente para diagnosticar a apneia do sono, embora uma nova tecnologia esteja sendo desenvolvida para testar e monitorar a insônia em casa também. Este é apenas um exemplo de como os testes em casa podem realmente ser benéficos para pacientes e médicos, fornecendo a ambos as informações de que precisam a um custo menor.

Uma das maiores afirmações que as empresas de testes caseiros fazem é que estão tornando as informações sobre saúde mais acessíveis aos consumidores. Os médicos concordam neste ponto, especialmente ao testar problemas de saúde menores que podem se tornar graves no futuro, como o HPV, que aumenta o risco de câncer cervical nas mulheres. "O maior benefício do teste em casa é fazer o teste para mulheres que normalmente não têm acesso a cuidados de saúde", observa Nieca Goldberg, M.D., diretor médico do Joan H. Tisch Center for Women's Health em NYU Langone. Para quem não tem seguro, testes caseiros de DST e fertilidade podem ser uma opção muito mais acessível. (Relacionado: Como um susto de câncer cervical me fez levar minha saúde sexual mais a sério do que nunca)


Erro do usuário

Ainda assim, embora os testes caseiros de DST e HPV como o SmartJane da uBiome possam trazer o teste para aqueles que de outra forma não o conseguiriam, as próprias empresas de teste têm o cuidado de apontar que o teste é não um substituto para seu exame ginecológico anual e esfregaço de Papanicolaou. Então, para começar, por que se preocupar com o teste em casa? Além disso, existem problemas logísticos em oferecer esse tipo de teste em casa. O teste de HPV geralmente requer esfregar o colo do útero para obter uma amostra precisa. “Muitas mulheres não sabem realmente como limpar o colo do útero e, portanto, provavelmente não obterão uma amostra e um resultado de teste precisos”, disse Fiyyaz Pirani, CEO e fundador da STDcheck.com.

Esse é um dos vários motivos pelos quais a empresa de Pirani não oferece uma opção de teste em casa para os clientes. Em vez disso, eles devem visitar um dos mais de 4.500 laboratórios afiliados em todo o país para que os testes sejam realizados. “As casas dos pacientes não são equivalentes aos laboratórios certificados pela CLIA, que ajudam a garantir que as amostras coletadas não sejam contaminadas e sejam armazenadas corretamente”, diz ele. Um ambiente de teste não estéril pode significar um resultado de teste menos preciso. Além disso, há o fato de que os laboratórios com os quais trabalham geralmente podem fornecer ao paciente um resultado de teste dentro de 24 a 48 horas - antes que um teste enviado pelo correio chegue ao laboratório para o teste. Isso significa menos tempo de espera, o que pode ser um grande alívio, especialmente para testes de DST.


Resultados e feedback limitados

Mesmo para os testes de sono - uma área em que os testes caseiros parecem extremamente promissores - existem desvantagens óbvias. “A desvantagem é que os dados coletados são muito menores”, diz o Dr. Kline. Além disso, existem apenas algumas condições de sono que podem ser testadas em casa. Mas o que realmente diferencia esses testes de sono é o envolvimento do médico. O médico não apenas solicita o exame apropriado para o paciente e fornece instruções específicas sobre como realizá-lo, mas também está disponível para ajudar a interpretar os resultados.

"Os testes caseiros baseiam-se em um ponto de dados único que muitas vezes não é indicativo da própria biologia, fisiologia e / ou patologia", diz Zecevic. Por exemplo, testes caseiros de reserva ovariana, que medem certos hormônios para estimar quantos óvulos uma mulher tem, são populares para mulheres que estão tentando engravidar. Mas um estudo recente publicado em JAMA descobriram que ter reservas ovarianas baixas não indicava de forma confiável que uma mulher não engravidaria. Isso significa essencialmente que os testes de reserva ovariana fornecem muito poucas informações sobre a fertilidade. "A fertilidade é um estado complexo e multifatorial que depende do histórico médico, estilo de vida, histórico familiar, genética, etc. Um teste não pode dizer tudo", diz Zecevic. Para alguém que não está interagindo com um médico para descobrir essas informações, esses tipos de testes caseiros podem ser enganosos. E o mesmo se aplica a outras questões de saúde, como o risco genético de câncer. "A maioria das condições de saúde é muito mais complexa do que um dado único", diz ela.

Potenciais efeitos colaterais e imprecisões

O teste de DNA em casa é como uma lata de vermes, de acordo com Keith Roach, M.D., um médico de cuidados primários e médico assistente associado no NewYork-Presbyterian / Weill Cornell Medical Center. Além de testes que são mais divertidos, como o teste de ancestralidade 23andMe ou os perfis de aptidão genética e dieta do DNAFit, também existem testes caseiros de empresas como a Color que determinam seu risco genético para certas doenças, como câncer, Alzheimer e muito mais. O Dr. Roach observa que, embora esses testes forneçam, em sua maioria, informações boas, os bancos de dados que eles estão usando não têm o mesmo escopo e amplitude de informações que os laboratórios clínicos tradicionais têm para comparar amostras. "Duvido que haja muitos erros, mas tenho certeza de que há alguns, e isso é potencialmente problemático, porque o verdadeiro dano com esse tipo de teste tem a ver com os falsos positivos e, em menor medida, os falsos negativos ", explica ele. (Relacionado: esta empresa oferece testes genéticos para câncer de mama em casa)

Os médicos da atenção primária às vezes ficam exasperados ao lidar com pacientes que fizeram testes genéticos em casa, principalmente porque, para muitas pessoas, os testes podem causar mais problemas do que valem. “Alguns desses testes são mais propensos a causar danos do que benefícios por causa da ansiedade e dos custos e, potencialmente, os danos dos testes de acompanhamento usados ​​para provar que o teste inicial foi um falso positivo”, disse o Dr. Roach. “As pessoas chegam e dizem: 'Eu tenho um teste que foi feito e tenho essa resposta agora e estou muito preocupado com isso e quero que você me ajude a descobrir isso'", explica ele. "Como clínico, você fica muito frustrado porque este não é um teste que você necessariamente recomendaria para aquele paciente."

Considere alguém que não tem histórico familiar de câncer de mama, não faz parte de um grupo étnico que está particularmente sob risco de contrair, mas, mesmo assim, retorna com uma mutação BRCA positiva após completar um teste genético caseiro. Nesse ponto, o médico geralmente repetirá o teste em seu próprio laboratório para descobrir se a pessoa realmente é positiva para a mutação. Se o próximo teste discordar, provavelmente é o fim de tudo. "Mas se o segundo laboratório confirmar o resultado do teste, então você precisa dar mais um passo para trás e perceber que, independentemente de um resultado de teste positivo, mesmo os melhores testes ainda podem estar errados. Para alguém que não tem nenhum risco particular, mesmo um resultado positivo de um teste bem feito tem mais probabilidade de ser um falso positivo do que um positivo real. " Em outras palavras, reunir informações sobre sua saúde significa menos ter mais volume de informações e mais ter as informações * certas *.

Abordagem pró-ativa para a saúde

Isso não quer dizer que o teste de DNA caseiro para riscos genéticos seja totalmente inútil. Dr.Roach conhece outro médico que fez um teste de DNA porque estava trabalhando para uma empresa de testes de DNA e descobriu que tinha um risco elevado de degeneração macular, uma condição que causa pouca ou nenhuma visão. Por causa disso, ele pôde tomar medidas preventivas para ajudar a reduzir seus riscos e preservar sua visão. "Portanto, para algumas pessoas, há um benefício potencial em fazer esses tipos de testes. Mas, em geral, fazer testes clínicos sem ter uma boa razão para isso tem mais probabilidade de causar danos do que benefícios."

Nenhuma dessas informações de advertência quer dizer que todos os testes feitos em casa são ruins. "No final do dia, qualquer teste domiciliar que resulte em um indivíduo descobrir que tem algo infeccioso (como uma IST) é um impacto positivo na saúde pública, pois agora eles podem agir sobre esse resultado e procurar tratamento, "diz Pirani. E embora os testes de sono, genéticos e de fertilidade sejam menos simples, ainda existem alguns benefícios, especialmente se você discutiu a conveniência de um teste com seu médico antes.

No geral, esse é o maior conselho que os médicos têm para os consumidores interessados ​​em testes caseiros: "Eu geralmente recomendaria uma empresa e faria o teste apenas se ela oferecer a oportunidade de falar com um profissional médico treinado (de preferência um médico) assim que você receber os resultados, "diz James Wantuck, MD, cofundador e diretor médico da PlushCare. Portanto, se a opção de conversar com um médico com antecedência estiver disponível para você, faça um teste.

Revisão para

Propaganda

Recomendado

O que saber sobre meias de compressão e meias

O que saber sobre meias de compressão e meias

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo.Meia de compre&#...
Lexapro vs. Zoloft: Qual é o melhor para mim?

Lexapro vs. Zoloft: Qual é o melhor para mim?

IntroduçãoCom todo o diferente medicamento para depreão e aniedade no mercado, pode er difícil aber qual é qual medicamento. Lexapro e Zoloft ão doi do medicamento mai c...