O que o Medicare cobre se você tiver demência?
Contente
- O Medicare cobre os cuidados com a demência?
- O Medicare cobre instalações ou cuidados de internamento para demência?
- Hospitais
- Instalações de enfermagem qualificadas (SNFs)
- O Medicare cobre atendimento domiciliar para demência?
- O Medicare cobre o teste de demência?
- O Medicare cobre hospício para pessoas com demência?
- Quais partes do Medicare cobrem os cuidados com a demência?
- Cobertura do Medicare por parte
- Quem tem direito à cobertura do Medicare para tratamento de demência?
- O que é demência?
- O resultado final
- O Medicare cobre alguns dos custos associados aos cuidados com a demência, incluindo internação, cuidados de saúde ao domicílio e testes de diagnóstico necessários.
- Alguns planos do Medicare, como os planos de necessidades especiais, são voltados especificamente para pessoas com doenças crônicas, como demência.
- O Medicare normalmente não cobre cuidados de longo prazo, como os fornecidos em uma casa de repouso ou uma unidade de vida assistida.
- Existem recursos disponíveis, como planos Medigap e Medicaid, que podem ajudar a cobrir os serviços de tratamento de demência que não são cobertos pelo Medicare.
Demência é um termo usado para se referir a um estado em que o pensamento, a memória e a tomada de decisões foram prejudicados, interferindo nas atividades diárias. A doença de Alzheimer é a forma de demência. O Medicare é um programa federal de seguro saúde que cobre alguns aspectos do tratamento da demência.
Estima-se que os americanos tenham a doença de Alzheimer ou algum outro tipo de demência. Cerca de 96 por cento desses indivíduos têm 65 anos ou mais.
Continue lendo para saber quais partes do tratamento para demência o Medicare cobre e muito mais.
O Medicare cobre os cuidados com a demência?
O Medicare cobre alguns, mas não todos, os custos associados ao tratamento da demência. Isso inclui:
- paciente internado fica em instalações como hospitais e enfermarias especializadas
- cuidados de saúde em casa
- cuidados paliativos
- avaliações cognitivas
- exames necessários para o diagnóstico de demência
- medicamentos controlados (Parte D)
Muitas pessoas com demência precisarão de algum tipo de cuidado de longo prazo, que inclui cuidados de custódia. Os cuidados de custódia envolvem ajuda nas atividades diárias, como comer, vestir-se e usar o banheiro.
O Medicare normalmente não cobre cuidados de longo prazo. Também não cobre cuidados de custódia.
No entanto, existem outros recursos que podem ajudá-lo a pagar por cuidados de longa duração e custódia. Isso inclui coisas como Medicaid, os Programas de Cuidados Completos para Idosos (PACE) e apólices de seguro de cuidados de longo prazo.
O Medicare cobre instalações ou cuidados de internamento para demência?
O Medicare Parte A cobre internações em locais como hospitais e enfermarias especializadas. Vamos examinar isso um pouco mais de perto.
Hospitais
O Medicare Parte A cobre internações hospitalares. Isso pode incluir instalações como hospitais de cuidados intensivos, hospitais de reabilitação de pacientes internados e hospitais de cuidados de longa duração. Alguns dos serviços cobertos são:
- uma sala semi-privada
- refeições
- cuidados gerais de enfermagem
- medicamentos que fazem parte do seu tratamento
- serviços ou suprimentos hospitalares adicionais
Para internação em um hospital, o Medicare Parte A cobrirá todos os custos dos primeiros 60 dias. Para os dias 61 a 90, você pagará um cosseguro diário de $ 352. Após 90 dias como paciente internado, você será responsável por todos os custos.
Se você receber serviços médicos em um hospital, eles serão cobertos pelo Medicare Parte B.
Instalações de enfermagem qualificadas (SNFs)
O Medicare Parte A também cobre estadias de pacientes internados em um SNF. Estas são instalações que fornecem cuidados médicos qualificados que só podem ser prestados por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiras e fisioterapeutas.
Se o seu médico decidir que você precisa de cuidados especializados diários após a hospitalização, ele pode recomendar uma estadia em um SNF. Sua estadia pode incluir coisas como um quarto semiprivativo, refeições e suprimentos médicos usados nas instalações.
Durante os primeiros 20 dias em um SNF, o Medicare Parte A cobrirá todos os custos. Após 20 dias, você precisará pagar um cosseguro diário de $ 176. Se você estiver em um SNF por mais de 100 dias, pagará todos os custos.
O Medicare cobre atendimento domiciliar para demência?
Os cuidados de saúde ao domicílio são quando são prestados serviços especializados de saúde ou enfermagem no domicílio. É coberto pelas partes A e B. do Medicare. Esses serviços são normalmente coordenados por uma agência de saúde ao domicílio e podem incluir:
- cuidados de enfermagem qualificados em tempo parcial
- cuidados práticos em tempo parcial
- fisioterapia
- terapia ocupacional
- terapia da fala-linguagem
- serviços sociais médicos
Para ser elegível para cuidados de saúde ao domicílio, o seguinte deve ser verdadeiro:
- Você deve ser classificado como restrito a casa, o que significa que tem problemas para sair de casa sem a ajuda de outra pessoa ou um dispositivo de assistência como uma cadeira de rodas ou andador.
- Você deve receber atendimento domiciliar de acordo com um plano regularmente revisado e atualizado por seu médico.
- O seu médico deve certificar-se de que necessita de cuidados especializados que podem ser prestados em casa.
O Medicare cobre todos os serviços de saúde domiciliar. Se precisar de equipamentos médicos, como cadeira de rodas ou cama de hospital, você será responsável por 20 por cento do custo.
O Medicare cobre o teste de demência?
O Medicare Parte B cobre dois tipos de visitas de bem-estar:
- Uma visita “Bem-vindo ao Medicare”, concluída nos primeiros 12 meses após a inscrição no Medicare.
- Uma visita anual de bem-estar a cada 12 meses em todos os anos subsequentes.
Essas visitas incluem uma avaliação do comprometimento cognitivo. Isso ajuda o médico a detectar possíveis sinais de demência. Para fazer isso, seu médico pode usar um ou uma combinação dos seguintes:
- observação direta de sua aparência, comportamentos e respostas
- preocupações ou relatórios de você mesmo ou de membros da família
- uma ferramenta de avaliação cognitiva validada
Além disso, o Medicare Parte B pode abranger testes considerados necessários para ajudar a diagnosticar a demência. Alguns exemplos incluem exames de sangue e imagens do cérebro por meio de tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
O Medicare cobre hospício para pessoas com demência?
Hospice é um tipo de cuidado oferecido a pessoas com doenças terminais. Os cuidados paliativos são administrados por uma equipe de cuidados paliativos e podem incluir os seguintes serviços:
- serviços médicos e cuidados de enfermagem
- medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas
- cuidados de internamento de curto prazo para ajudar a controlar os sintomas
- equipamentos médicos como andadores e cadeiras de rodas
- suprimentos como bandagens ou cateteres
- aconselhamento de luto para você ou sua família
- cuidados temporários de curta duração, que são uma curta internação para permitir que seu cuidador principal descanse
O Medicare Parte A cobrirá cuidados paliativos para alguém com demência se todas as seguintes condições forem verdadeiras:
- Seu médico determinou que você tem uma expectativa de vida de seis meses ou menos (embora eles possam ajustar isso, se necessário).
- Você concorda em aceitar cuidados focados no conforto e no alívio dos sintomas, em vez de cuidados para curar sua condição.
- Você assina uma declaração indicando que selecionou cuidados paliativos em vez de outras intervenções cobertas pelo Medicare.
O Medicare pagará todos os custos de cuidados paliativos, exceto hospedagem e alimentação. Às vezes, você também pode ser responsável por um pequeno co-pagamento por quaisquer medicamentos prescritos para ajudar a aliviar os sintomas.
Quais partes do Medicare cobrem os cuidados com a demência?
Vamos fazer uma revisão rápida das partes do Medicare que cobrem o tratamento da demência:
Cobertura do Medicare por parte
Parte Medicare | Serviços cobertos |
Medicare Parte A | Este é um seguro hospitalar e cobre internações em hospitais e SNFs. Também cobre cuidados de saúde ao domicílio e cuidados paliativos. |
Medicare Parte B | Isso é seguro médico. Abrange coisas como serviços médicos, equipamentos médicos e serviços necessários para diagnosticar ou tratar uma condição médica. |
Medicare Parte C | Isso também é conhecido como Medicare Advantage. Ele tem os mesmos benefícios básicos das Partes A e B e pode oferecer benefícios adicionais, como cobertura odontológica, oftalmológica e de medicamentos prescritos (Parte D). |
Medicare Parte D | Esta é a cobertura de medicamentos controlados. Se você receber medicamentos para sua demência, a Parte D pode cobri-los. |
Suplemento Medicare | Isso também é chamado de Medigap. O Medigap ajuda a pagar os custos que não são cobertos pelas Partes A e B. Os exemplos incluem cosseguro, copagamento e franquias. |
Quem tem direito à cobertura do Medicare para tratamento de demência?
Para ter direito à cobertura do Medicare para demência, você deve atender a um dos critérios gerais de elegibilidade do Medicare. Estes são os que você é:
- com 65 anos ou mais
- qualquer idade e ter uma deficiência
- qualquer idade e ter doença renal em estágio terminal (ESRD)
No entanto, também existem alguns planos específicos do Medicare para os quais as pessoas com demência podem ser elegíveis. Nesses casos, um diagnóstico de demência pode ser necessário:
- Planos de necessidades especiais (SNPs): SNPs são um grupo especial de planos Advantage que atendem especificamente às necessidades de pessoas com condições de saúde específicas, incluindo demência. A coordenação de cuidados também é frequentemente incluída.
- Serviços de gestão de cuidados crônicos (CCMR): Se você tem demência e pelo menos mais uma condição crônica, pode ser elegível para CCMR. O CCMR inclui o desenvolvimento de um plano de cuidados, coordenação de cuidados e medicamentos e acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana a um profissional de saúde qualificado para atender às necessidades de saúde.
O que é demência?
A demência acontece quando você perde habilidades cognitivas como memória, pensamento e tomada de decisões. Isso pode impactar significativamente a função social e as atividades da vida diária. Por exemplo, uma pessoa com demência pode ter dificuldade:
- relembrando pessoas, velhas memórias ou direções
- realizando tarefas diárias de forma independente
- comunicar ou encontrar as palavras certas
- resolvendo problemas
- ficando organizado
- prestando atenção
- controlando suas emoções
Não existe apenas um tipo de demência. Na verdade, existem vários tipos, cada um com características diferentes. Eles incluem:
- Doença de Alzheimer
- Demência de corpo de Lewy
- Demência frontotemporal
- Demencia vascular
- Demência mista, que é uma combinação de dois ou mais tipos de demência
O resultado final
O Medicare cobre algumas partes do tratamento da demência. Alguns exemplos incluem internação em uma unidade de enfermagem especializada, atendimento médico domiciliar e testes de diagnóstico clinicamente necessários.
Além disso, as pessoas com demência podem ter direito a planos específicos do Medicare, ajustados às suas necessidades específicas. Isso inclui planos de necessidades especiais e serviços de gerenciamento de cuidados crônicos.
Embora muitas pessoas com demência precisem de algum tipo de cuidado de longo prazo, o Medicare normalmente não cobre isso. Outros programas, como o Medicaid, podem ajudar a cobrir os custos de cuidados de longo prazo.