Autor: Frank Hunt
Data De Criação: 17 Marchar 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
Metformina ajuda a tratar queda de cabelo?
Vídeo: Metformina ajuda a tratar queda de cabelo?

Contente

Recuperação da liberação estendida de metformina

Em maio de 2020, recomendou que alguns fabricantes de metformina de liberação estendida removessem alguns de seus comprimidos do mercado dos EUA. Isso ocorre porque um nível inaceitável de um provável carcinógeno (agente causador do câncer) foi encontrado em alguns comprimidos de metformina de liberação prolongada. Se você atualmente toma este medicamento, ligue para seu médico. Eles irão aconselhar se você deve continuar a tomar o medicamento ou se precisa de uma nova receita.

A metformina (cloridrato de metformina) é um medicamento comumente prescrito para pessoas com diabetes tipo 2 ou hiperglicemia. Ele reduz a quantidade de açúcar produzida no fígado e aumenta a sensibilidade das células musculares à insulina. Às vezes, também é usado para tratar a síndrome dos ovários policísticos (SOP).

A metformina causa perda de cabelo?

Existem poucas evidências científicas de que a metformina causa diretamente a queda de cabelo.

Houve alguns relatos isolados de queda de cabelo em pessoas que tomam metformina. Em, uma pessoa com diabetes tipo 2 que tomou metformina e outro medicamento para diabetes, a sitagliptina, apresentou queda de cabelo nas sobrancelhas e nos cílios. É possível que tenha sido um efeito colateral relacionado ao medicamento, mas isso não está totalmente claro. Pode ter havido outras causas.


Um sugeriu que o uso de metformina por um longo prazo pode causar uma diminuição da vitamina B-12 e do folato. Além disso, foi encontrada uma relação entre aqueles que tinham alopecia e níveis elevados de açúcar no sangue.

Se você está tomando metformina para hiperglicemia e não está recebendo vitamina B-12 suficiente, sua queda de cabelo pode ser causada por qualquer uma dessas condições e não diretamente pela metformina. A ligação entre os níveis de vitamina B-12, hiperglicemia e queda de cabelo não é totalmente clara.

Outras causas relacionadas à queda de cabelo

Embora a metformina possa não ser a causa da sua queda de cabelo, existem alguns fatores que podem contribuir para que seu cabelo fique mais fino, rompido ou caído enquanto você está tomando metformina. Isso inclui:

  • Estresse. Seu corpo pode estar estressado devido à sua condição médica (diabetes ou SOP), e o estresse pode contribuir para a queda temporária de cabelo.
  • Hormônios. Diabetes e SOP podem afetar seus níveis hormonais. Hormônios flutuantes podem afetar o crescimento do cabelo.
  • PCOS. Um dos sintomas comuns da SOP é o cabelo ralo.
  • Hiperglicemia. Açúcar elevado no sangue pode causar danos aos vasos sanguíneos, o que pode afetar o crescimento do cabelo.

Metformina e vitamina B-12

Se você está experimentando queda de cabelo enquanto toma metformina, converse com seu médico sobre a ligação entre a metformina e a vitamina B-12. Embora seu corpo não precise de muita vitamina B-12, muito pouco dela pode causar problemas sérios, incluindo:


  • perda de cabelo
  • falta de energia
  • fraqueza
  • constipação
  • perda de apetite
  • perda de peso

A metformina pode aumentar o risco de efeitos colaterais relacionados à deficiência de vitamina B-12. Se você está tomando metformina, está perdendo cabelo e está preocupado com a deficiência de vitamina B-12, converse com seu médico sobre como suplementar sua dieta com alimentos que contenham vitamina B-12, como:

  • carne
  • peixe
  • ovos
  • leite

Seu médico também pode recomendar um suplemento de vitamina B-12.

Remédios naturais para queda de cabelo

Aqui estão algumas coisas simples que você pode fazer em casa para ajudar a retardar o processo de queda de cabelo.

  1. Reduza o seu nível de estresse. Ler, desenhar, dançar ou outros passatempos de que você goste podem ajudar a reduzir o estresse.
  2. Evite penteados apertados como rabos de cavalo ou tranças que podem puxar ou rasgar seu cabelo.
  3. Evite tratamentos de cabelo quentes, como alisar ou ondular o cabelo.
  4. Certifique-se de estar recebendo nutrição adequada. A deficiência de nutrientes pode aumentar a perda de cabelo.

Se a queda de cabelo for causada por um problema de saúde subjacente, consulte seu médico sobre como tratar esse problema específico.


Quando ver um médico

Se você notou que seu cabelo está ralo, quebrando ou caindo, converse com seu médico. Pode ser um sinal de uma condição subjacente.

Marque uma consulta imediata com seu médico se:

  • sua queda de cabelo é repentina
  • seu cabelo está saindo rapidamente sem nenhum aviso
  • sua queda de cabelo está causando estresse

O takeaway

Muitos medicamentos podem causar queda de cabelo, o que pode estressar a condição para a qual você está sendo tratado. A metformina não é uma causa conhecida de queda de cabelo. No entanto, as condições tratadas pela metformina - diabetes tipo 2 e SOP - costumam listar a perda de cabelo como um possível sintoma. Portanto, sua queda de cabelo pode ser causada pela doença subjacente e não pelo tratamento.

Certifique-se de ficar de olho no açúcar no sangue, nos níveis de estresse e em outras coisas que podem fazer com que seu cabelo se rache ou fique ralo. Seu médico deve ser capaz de diagnosticar a causa de sua queda de cabelo e recomendar algumas opções de tratamento.

Artigos Para Você

Álcool, café e analgésicos: 5 vícios e se eles são seguros durante a amamentação

Álcool, café e analgésicos: 5 vícios e se eles são seguros durante a amamentação

Apó quae 10 mee de gravidez, você finalmente conheceu eu novo bebê. Você etá e acomodando em ua nova rotina e programaçõe, decobrindo qual é o eu novo normal.A ...
Linguagem de sinais para crianças: dicas para comunicação

Linguagem de sinais para crianças: dicas para comunicação

A maioria da criança começa a falar por volta do 12 mee, ma o bebê tentam e comunicar com o pai muito mai cedo.Uma maneira de eninar um bebê ou criança pequena a exprear entim...