Autor: Robert Simon
Data De Criação: 24 Junho 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
Bloqueio Peridural
Vídeo: Bloqueio Peridural

Contente

Visão geral

Um útero duplo é uma anormalidade rara que se desenvolve quando uma bebê está no ventre de sua mãe. Todo útero começa como dois pequenos tubos chamados ductos mullerianos. Quando eles começam a se desenvolver, eles geralmente se fundem para formar um útero. Mas, em casos raros, os tubos permanecem separados e se tornam dois úteros.

Às vezes, existe apenas um colo do útero para os dois úteros; outras vezes, cada útero tem um colo do útero. Muitas vezes, a vagina em mulheres com um útero duplo é dividida em duas aberturas separadas por uma fina membrana.

É perfeitamente possível para mulheres com um útero duplo levar um bebê a termo. No entanto, a condição vem com um risco aumentado de aborto espontâneo ou trabalho de parto prematuro.

Você também pode ouvir um útero duplo conhecido como útero didelphys. Às vezes, é confundido com um útero septado (um útero dividido) ou um útero bicornado (em forma de coração).

Imagens de um útero duplo

Quais são os sintomas?

É bastante comum uma mulher com um útero duplo não apresentar nenhum sintoma. Um médico pode descobrir a condição durante um exame pélvico de rotina. Caso contrário, geralmente é encontrado ao investigar a causa de abortos recorrentes.


Se uma mulher tiver uma vagina dupla com um útero duplo, poderá sofrer sangramento menstrual mesmo depois de inserir um tampão. Isso ocorre porque ela colocou o tampão dentro de uma de suas vaginas, mas ainda está sangrando pela outra vagina.

O que causa isso?

A condição é uma anormalidade congênita. Isso significa que ocorre durante o desenvolvimento como feto, e as meninas afetadas nascem com a doença.

Sabemos que a condição ocorre quando dois pequenos tubos não se fundem em um e, em vez disso, se desenvolvem em um útero. No entanto, não se sabe exatamente o que causa isso. Pode ser que exista um vínculo genético, como se sabe que a condição ocorre nas famílias.

Como é diagnosticado?

Durante um exame pélvico de rotina, seu médico pode sentir que você tem um colo do útero duplo ou que seu útero tem uma forma diferente do normal. Se o fizerem, eles podem recomendar alguns testes para descobrir o que pode estar acontecendo. Esses testes também podem ser recomendados se você tiver abortos recorrentes. Em qualquer cenário, os testes que você pode oferecer são os mesmos.


Ultrassom

As ondas sonoras de alta frequência são usadas para criar imagens do interior do seu corpo. O ultrassonógrafo colocará uma gelatina gelada no final de um dispositivo chamado transdutor e aplicará no abdômen para que eles possam ver a aparência do útero. Se eles querem uma imagem mais clara do interior do útero, podem sugerir um ultra-som transvaginal, no qual o transdutor é inserido na vagina.

Sonohysterogram

Esse é outro ultrassom, mas em um sono-histerograma as imagens são tiradas após a inserção de um líquido no útero através de um tubo fino que é colocado na vagina. Isso permite que o médico veja qualquer anormalidade na forma do útero que possa estar presente.

exame de ressonância magnética

Campos magnéticos e ondas de rádio são usados ​​para gerar imagens transversais do corpo. Para esse teste, uma mulher precisa ficar completamente quieta em uma máquina que se parece com um grande túnel. Pode parecer irritante, mas é completamente indolor.


Histerossalpingografia (HSG)

Durante este teste, um corante é inserido no útero através do colo do útero. À medida que o corante viaja, os raios X permitem que o médico veja o tamanho e a forma do seu útero.

Como é tratado?

A cirurgia é possível corrigir um útero duplo, mas raramente é necessária. Para as mulheres que têm um útero duplo, mas não apresentam sintomas, não há necessidade de tratar a doença. Aqueles que sofrem abortos recorrentes que não têm outra explicação médica podem receber a cirurgia. É possível que a cirurgia os ajude a manter uma gravidez bem-sucedida.

Mulheres com uma vagina dupla e um útero duplo podem se beneficiar da cirurgia para remover a membrana divisória da vagina. Isso pode facilitar o parto para eles.

Como isso afeta a gravidez?

Ter um útero duplo geralmente não causa problemas à mulher para realmente engravidar. Às vezes, a forma do útero em que o feto implantou leva ao aborto. Além disso, as mulheres com um útero duplo geralmente têm útero menor, o que pode levar ao trabalho de parto prematuro.

Se você tem um útero duplo e está grávida, seus médicos desejam monitorar sua gravidez de perto para garantir que tudo esteja bem com seu bebê. Eles podem sugerir parto prematuro por cesariana (cesariana) se o bebê mostrar sinais de que não está bem.

Se você teve abortos recorrentes, pode ser oferecida uma cirurgia, o que pode aumentar suas chances de levar a termo.

Existem complicações?

As mulheres com um útero duplo geralmente acham que têm um fluxo menstrual intenso. Eles podem precisar procurar assistência do seu médico caso ele se torne incontrolável.

Anormalidades do ducto mulleriano podem afetar outro ducto que se desenvolve no feto, chamado ducto de Wolff. Malformações do ducto de Wolffian podem causar problemas renais. Essa complicação ocorre em 15 a 30% das mulheres com útero duplo.

Em um número muito pequeno de casos, as mulheres com um útero duplo descobrem que são incapazes de engravidar.

Quais são as perspectivas?

É importante lembrar que essa é uma condição extremamente rara e, em muitos casos, nunca é detectada porque não causa problemas. Se você é uma das poucas mulheres que experimentam perda de gravidez como resultado dessa condição, existe uma cirurgia disponível para você que pode ajudar.

Se sua condição foi detectada somente após a gravidez, converse com seu médico sobre como receber o melhor atendimento e monitoramento para garantir o melhor resultado possível para você e seu bebê.

Perguntas e Respostas

Q:

Existe uma chance maior de carregar múltiplos se você tiver um útero duplo?

Paciente anônimo

UMA:

Não. Uma revisão da literatura sugere que, embora seja possível carregar múltiplos com um útero duplo, as taxas de fertilidade ainda são mais baixas do que as de mulheres com um útero normal. Há um risco aumentado de aborto espontâneo, baixo crescimento no útero e prematuridade. A pesquisa mostra que as chances de um parto prematuro aumentam em até 45% para as mulheres com um útero duplo.

Valinda Riggins Nwadike, MD, MPHRespondências representam as opiniões de nossos médicos especialistas. Todo o conteúdo é estritamente informativo e não deve ser considerado aconselhamento médico.

Publicações Interessantes

É preciso uma aldeia (virtual)

É preciso uma aldeia (virtual)

er capaz de me conectar online me deu uma vila que eu nunca teria.Quando engravidei do noo filho, enti muita preão para ter uma “aldeia”. Afinal, todo o livro obre gravidez que li, todo o aplicat...
10 lanches que fazem seu rosto inchar - e 5 alimentos para comer

10 lanches que fazem seu rosto inchar - e 5 alimentos para comer

A comida não é apena reponável pelo inchaço intetinal - também pode cauar inchaço facialVocê já olhou para foto ua depoi de uma noite fora e percebeu que eu ro...