O que é uma alergia a medicamentos?
Contente
- Por que acontecem alergias a medicamentos?
- Uma alergia a medicamentos é sempre perigosa?
- Reações do tipo alérgico
- Quais drogas causam mais alergias a drogas?
- Quais são as diferenças entre os efeitos colaterais e uma alergia a medicamentos?
- Como é tratada uma alergia a medicamentos?
- Anti-histamínicos
- Corticosteróides
- Broncodilatadores
- Qual é a perspectiva de longo prazo para alguém com alergia a medicamentos?
- Converse com seu medico
Introdução
Uma alergia a medicamentos é uma reação alérgica a um medicamento. Com uma reação alérgica, o sistema imunológico, que combate infecções e doenças, reage ao medicamento. Essa reação pode causar sintomas como erupção na pele, febre e dificuldade para respirar.
A verdadeira alergia a medicamentos não é comum. Menos de 5 a 10 por cento das reações negativas a medicamentos são causadas por alergia genuína a medicamentos. O resto são efeitos colaterais da droga. Ao mesmo tempo, é importante saber se você tem alergia a medicamentos e o que fazer a respeito.
Por que acontecem alergias a medicamentos?
Seu sistema imunológico ajuda a protegê-lo de doenças. Ele foi projetado para combater invasores estrangeiros, como vírus, bactérias, parasitas e outras substâncias perigosas. Com uma alergia a medicamentos, seu sistema imunológico confunde uma droga que entra em seu corpo com um desses invasores. Em resposta ao que pensa ser uma ameaça, seu sistema imunológico começa a produzir anticorpos. São proteínas especiais programadas para atacar o invasor. Nesse caso, eles atacam a droga.
Essa resposta imune leva ao aumento da inflamação, que pode causar sintomas como erupção na pele, febre ou dificuldade para respirar. A resposta imunológica pode acontecer na primeira vez que você toma o medicamento, ou pode não ser até depois de você tê-lo tomado várias vezes sem nenhum problema.
Uma alergia a medicamentos é sempre perigosa?
Nem sempre. Os sintomas de uma alergia a medicamentos podem ser tão leves que você mal os nota. Você pode experimentar nada mais do que uma leve erupção na pele.
Uma alergia grave a medicamentos, entretanto, pode ser fatal. Pode causar anafilaxia. A anafilaxia é uma reação súbita de todo o corpo, com risco de vida, a um medicamento ou outro alérgeno. Uma reação anafilática pode ocorrer minutos após você tomar o medicamento. Em alguns casos, pode acontecer dentro de 12 horas após a ingestão do medicamento. Os sintomas podem incluir:
- arritmia cardíaca
- Problemas respiratórios
- inchaço
- inconsciência
A anafilaxia pode ser fatal se não for tratada imediatamente. Se você tiver algum dos sintomas depois de tomar um medicamento, peça a alguém que ligue para o 911 ou vá ao pronto-socorro mais próximo.
Reações do tipo alérgico
Alguns medicamentos podem causar uma reação do tipo anafilaxia na primeira vez que são usados. Os medicamentos que podem causar uma reação semelhante à anafilaxia incluem:
- morfina
- aspirina
- alguns medicamentos de quimioterapia
- os corantes usados em alguns raios-X
Esse tipo de reação normalmente não envolve o sistema imunológico e não é uma alergia verdadeira. No entanto, os sintomas e o tratamento são iguais aos da anafilaxia verdadeira e é igualmente perigoso.
Quais drogas causam mais alergias a drogas?
Drogas diferentes têm efeitos diferentes nas pessoas. Dito isso, certos medicamentos tendem a causar mais reações alérgicas do que outros. Esses incluem:
- antibióticos como penicilina e antibióticos sulfa como sulfametoxazol-trimetoprim
- aspirina
- medicamentos antiinflamatórios não esteróides, como o ibuprofeno
- anticonvulsivantes como a carbamazepina e lamotrigina
- medicamentos usados na terapia com anticorpos monoclonais, como trastuzumabe e ibritumomabe tiuxetano
- medicamentos de quimioterapia, como paclitaxel, docetaxel e procarbazina
Quais são as diferenças entre os efeitos colaterais e uma alergia a medicamentos?
Uma alergia a medicamentos afeta apenas algumas pessoas. Sempre envolve o sistema imunológico e sempre causa efeitos negativos.
No entanto, um efeito colateral pode ocorrer em qualquer pessoa que esteja tomando um medicamento. Além disso, normalmente não envolve o sistema imunológico.Um efeito colateral é qualquer ação da droga - prejudicial ou útil - que não se relaciona com a função principal da droga.
Por exemplo, a aspirina, que é usada para tratar a dor, geralmente causa o efeito colateral prejudicial de dor de estômago. No entanto, também tem o efeito colateral útil de reduzir os riscos de ataque cardíaco e derrame. O acetaminofeno (Tylenol), que também é usado para a dor, também pode causar danos ao fígado. E a nitroglicerina, que é usada para dilatar os vasos sanguíneos e melhorar o fluxo sanguíneo, pode melhorar a função mental como efeito colateral.
Efeito colateral | Alergia a drogas | |
Positivo ou negativo? | pode ser qualquer um | negativo |
Quem isso afeta? | alguém | certas pessoas apenas |
Envolve o sistema imunológico? | raramente | sempre |
Como é tratada uma alergia a medicamentos?
O modo como você lida com uma alergia a medicamentos depende de sua gravidade. Com uma reação alérgica grave a um medicamento, provavelmente você precisará evitar totalmente o medicamento. Seu médico provavelmente tentará substituir o medicamento por outro ao qual você não é alérgico.
Se você tiver uma reação alérgica leve a um medicamento, seu médico ainda pode prescrevê-lo para você. Mas eles também podem prescrever outro medicamento para ajudar a controlar sua reação. Certos medicamentos podem ajudar a bloquear a resposta imunológica e reduzir os sintomas. Esses incluem:
Anti-histamínicos
Seu corpo produz histamina quando pensa que uma substância, como um alérgeno, é prejudicial. A liberação de histamina pode desencadear sintomas alérgicos, como inchaço, coceira ou irritação. Um anti-histamínico bloqueia a produção de histamina e pode ajudar a acalmar os sintomas de uma reação alérgica. Os anti-histamínicos vêm na forma de comprimidos, colírios, cremes e sprays nasais.
Corticosteróides
Uma alergia a medicamentos pode causar inchaço das vias respiratórias e outros sintomas graves. Os corticosteroides podem ajudar a reduzir a inflamação que leva a esses problemas. Os corticosteroides vêm na forma de comprimidos, sprays nasais, colírios e cremes. Eles também vêm na forma de pó ou líquido para uso em um inalador e líquido para injeção ou uso em um nebulizador.
Broncodilatadores
Se sua alergia a medicamentos causar sibilos ou tosse, seu médico pode recomendar um broncodilatador. Este medicamento ajudará a abrir as suas vias respiratórias e a tornar a respiração mais fácil. Os broncodilatadores vêm na forma líquida e em pó para uso em um inalador ou nebulizador.
Qual é a perspectiva de longo prazo para alguém com alergia a medicamentos?
Seu sistema imunológico pode mudar com o tempo. É possível que sua alergia enfraqueça, vá embora ou piore. Portanto, é importante sempre seguir as instruções do seu médico sobre como controlar um medicamento. Se eles disserem para você evitar o medicamento ou similares, certifique-se de fazê-lo.
Converse com seu medico
Se você tiver quaisquer sintomas de alergia a medicamentos ou quaisquer efeitos colaterais graves de um medicamento que está tomando, converse com seu médico imediatamente.
Se você sabe que é alérgico a algum medicamento, execute as seguintes etapas:
- Certifique-se de contar a todos os seus provedores de serviços médicos. Isso inclui seu dentista e qualquer outro profissional de saúde que possa prescrever medicamentos.
- Considere carregar um cartão ou usar uma pulseira ou colar que identifique sua alergia a medicamentos. Em caso de emergência, essa informação pode salvar sua vida.
Pergunte ao seu médico qualquer dúvida que possa ter sobre sua alergia. Isso pode incluir:
- Que tipo de reação alérgica devo procurar ao tomar este medicamento?
- Existem outros medicamentos que devo evitar devido à minha alergia?
- Devo ter algum medicamento em mãos caso eu tenha uma reação alérgica?