Qual é a ligação entre boca seca e ansiedade?
Contente
- O que causa uma boca seca quando você está ansioso?
- Respirando pela boca
- GERD
- Medicamentos ansiolíticos
- Outros sintomas de ansiedade
- Remédios caseiros para boca seca
- Dicas para aliviar a ansiedade
- Recursos para ansiedade
- Apps para ansiedade
- Podcasts para ansiedade
- O resultado final
A ansiedade é uma parte normal da vida. É uma reação que todos têm ao estresse ou uma situação assustadora. Mas se sua ansiedade for longa ou grave, você pode ter um transtorno de ansiedade. Os transtornos de ansiedade são o tipo mais comum de condição de saúde mental nos Estados Unidos.
Tanto a ansiedade diária quanto os transtornos de ansiedade podem causar uma ampla variedade de sintomas, tanto psicológicos quanto físicos. A boca seca pode ser um dos sintomas físicos de ansiedade.
O que causa uma boca seca quando você está ansioso?
Existem vários motivos pelos quais você pode ficar com a boca seca quando está ansioso. Vamos dar uma olhada em três dos motivos mais comuns.
Respirando pela boca
Respirar pelo nariz é a maneira mais saudável e eficiente de respirar. Mas se você estiver se sentindo ansioso, é mais provável que respire pela boca. Você também pode respirar menos profundamente.
Se você respirar pela boca, o ar que entra pode secá-lo. Ficar com a boca aberta para respirar também pode causar secura.
Quando você está muito ansioso, também pode ter maior probabilidade de hiperventilar, que é um tipo de respiração rápida pela boca. A hiperventilação pode causar boca seca.
GERD
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição na qual o ácido do estômago sobe para o esôfago. Pode causar boca seca, especialmente em crianças.
GERD é mais comum em pessoas com ansiedade. Além disso, ter ansiedade pode aumentar a probabilidade de você desenvolver DRGE.
Medicamentos ansiolíticos
Se sua ansiedade não responde a outros tratamentos ou é avassaladora, seu médico pode prescrever medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos, que também podem ser usados para ajudar a tratar a ansiedade.
A boca seca é um efeito colateral comum de muitos tipos de antidepressivos.
Outros sintomas de ansiedade
Conhecer alguns dos outros sintomas comuns de ansiedade pode ajudá-lo a descobrir se é isso que está causando sua boca seca. Esses sintomas podem incluir:
- inquietação, agitação, irritabilidade
- uma frequência cardíaca rápida
- hiperventilação ou respiração rápida
- suor aumentado
- Dificuldade de concentração
- problemas digestivos, como diarreia ou dor de estômago
- dores de cabeça
- fadiga
- dificuldade em dormir
Remédios caseiros para boca seca
Em muitos casos, você pode ajudar a aliviar os sintomas de boca seca com remédios caseiros. Você pode tentar alguns dos seguintes remédios da próxima vez que sentir a boca seca:
- Beba água ou uma bebida sem açúcar.
- Chupe cubos de gelo.
- Mastigue chiclete sem açúcar, que pode aumentar a produção de saliva.
- Concentre-se em respirar pelo nariz em vez de pela boca.
- Use um umidificador dentro de sua casa.
- Evite bebidas com cafeína ou alcoólicas.
- Pare de fumar ou tente parar.
- Evite o uso de anti-histamínicos ou descongestionantes de venda livre (OTC), a menos que seja realmente necessário.
- Experimente um substituto da saliva OTC que contenha xilitol. Você encontra esse tipo de produto na maioria das drogarias.
Dicas para aliviar a ansiedade
Aliviar sua ansiedade também pode ajudar sua boca seca, bem como outros sintomas. Se você está se sentindo ansioso, algumas das estratégias a seguir podem ajudá-lo a se sentir mais calmo:
- Exercício. Para algumas pessoas, exercícios calmantes como ioga podem ajudar. Outras pessoas acham que exercícios do tipo cardio as ajudam a relaxar. Até mesmo dar uma caminhada rápida pode ser útil para aliviar a ansiedade.
- Experimente a meditação. mostraram que a meditação pode ajudar a reduzir o estresse e controlar os sentimentos de ansiedade. Pesquisas mais antigas mostram que a meditação também pode reduzir os sintomas de transtornos de ansiedade, como ataques de pânico, ansiedade social e fobias.
- Tente registrar no diário. Anotar suas ansiedades pode ajudá-lo a tirá-las da cabeça para que você possa se concentrar em outras coisas.
- Coma uma dieta saudavel. Comer refeições que contêm proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue, o que pode piorar os sintomas de ansiedade. Os carboidratos complexos também podem aumentar seus níveis de serotonina, que é uma substância química do cérebro com efeito calmante.
- Beber água. Mesmo uma desidratação leve pode afetar negativamente o seu humor e a sensação geral de bem-estar.
- Identifique seus gatilhos. Tente prestar atenção aos eventos e situações que o deixam ansioso. Você pode querer pensar em maneiras de evitar ou reduzir seus gatilhos de ansiedade.
Se a sua ansiedade for severa ou opressora, a melhor opção é conversar com seu médico ou profissional de saúde mental. Eles podem recomendar uma forma de psicoterapia ou prescrever medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas.
Recursos para ansiedade
A ansiedade às vezes pode ser prejudicial à sua vida. Suas preocupações podem se tornar opressivas, impedindo você de dormir ou de aproveitar sua vida diária.
Se você está ansioso para encontrar ferramentas e estratégias de enfrentamento no conforto da sua casa, você pode querer considerar estes aplicativos de smartphone ou podcasts.
Apps para ansiedade
Há uma variedade de aplicativos que podem guiá-lo por diferentes estratégias para lidar com a ansiedade, desde meditação até terapia cognitivo-comportamental. Aqui estão alguns que você pode querer verificar:
- Headspace: Este aplicativo de meditação inclui meditações para tudo, desde sono até produtividade e compaixão. Também pode ajudar a aumentar a concentração e a sensação de calma, ao mesmo tempo que reduz os sintomas de ansiedade.
- Calma: Uma vez que a ansiedade pode causar problemas de sono e problemas de sono podem piorar a ansiedade, este aplicativo pode ajudá-lo a ter uma boa noite de sono e reduzir a ansiedade.
- Breathe2Relax: Este aplicativo orienta você por meio de exercícios respiratórios para ajudá-lo a controlar o estresse. Como bônus, aprender a respirar corretamente pode ajudar a diminuir a secura da boca.
- Pare, respire e pense: Este aplicativo ajuda você a verificar seus sentimentos e, em seguida, sugere uma atividade curta, como uma meditação guiada, um exercício de respiração ou uma sequência de ioga adaptada ao seu humor atual.
Podcasts para ansiedade
Alguns podcasts têm como objetivo ajudá-lo a relaxar, enquanto outros podem lhe ensinar mais sobre a própria ansiedade e ajudá-lo a saber que você não está sozinho.
- Ansioso em Austin: Este podcast é apresentado por psicólogos especializados em ansiedade. Eles cobrem uma ampla gama de tópicos relacionados à ansiedade, desde entrevistas com outros especialistas até estratégias de enfrentamento.
- Os treinadores de ansiedade: Cada episódio de 20 minutos enfoca uma área específica de ansiedade, com dicas para lidar com a situação e mudanças no estilo de vida.
- Assassino de ansiedade: Este podcast apresenta conversas com especialistas em ansiedade, bem como ferramentas que você pode usar para aliviar sua ansiedade. Os anfitriões também têm uma série de meditações guiadas e exercícios respiratórios.
- Caro Ansiedade: Neste podcast, um comediante e um profissional de psicologia positiva fornecem ferramentas para lidar com a ansiedade, enfocando a atenção plena, a comunicação aprimorada e a autoconsciência.
- Mais calmo você: Este podcast oferece uma ampla gama de tópicos relacionados à ansiedade, desde nutrição até meditação. Além de entrevistas com especialistas, ele fornece estratégias úteis para aliviar a ansiedade.
O resultado final
A boca seca é um dos muitos sintomas de ansiedade. Pode ser causado pela respiração pela boca, medicamentos ou DRGE.
Muitas vezes, é acompanhado por outros sintomas de ansiedade, como pulso rápido, sudorese, dificuldade de concentração e sensação de inquietação ou agitação.
Se a ansiedade está causando sua boca seca, aprender a aliviá-la é tão importante quanto tratá-la. Exercícios, meditação e anotar suas preocupações podem ajudar.
Se sua ansiedade for insuportável, é importante falar com seu médico ou profissional de saúde mental. Eles podem ajudá-lo a entender que você não está sozinho e que existem muitos tipos de terapias e medicamentos que podem ajudar a aliviar seus sintomas.