Qual é a diferença entre Durum e trigo integral?
Contente
O trigo é um dos grãos mais consumidos no mundo.
Isso porque essa grama do Triticum A família se adaptou a diversos ambientes, cresce em uma variedade de espécies e pode ser cultivada o ano todo.
O trigo duro e o trigo integral são duas das espécies mais populares de trigo e costumam ser usadas em alimentos como pão, macarrão, macarrão, cuscuz e assados.
No entanto, você pode se perguntar como eles diferem.
Este artigo fornece uma visão geral das semelhanças e diferenças entre trigo duro e trigo integral.
O que é trigo duro?
Trigo duro, ou Triticum turgidum, é a segunda espécie de trigo mais cultivada depois do pão, também chamada de trigo mole ou Triticum aestivum.
O trigo duro é normalmente plantado na primavera e colhido no outono, e é bem adaptado às condições de calor e seca que cercam o mar Mediterrâneo (1).
Os grãos de trigo duro podem ser moídos em sêmola - um tipo de farinha grossa comumente usada em massas, incluindo cuscuz (2).
Eles também podem ser usados para fazer cereais, pudins ou bulgur, ou moer uma farinha mais fina para fazer pão sem fermento ou massa de pizza (3, 4).
ResumoO trigo duro é uma variedade de trigo da primavera que normalmente é moído em sêmola e usado para fazer macarrão. Também pode ser moído em uma farinha mais fina e usado para fazer massa de pão ou pizza.
O que é trigo integral?
Por definição, o trigo integral é um grão de trigo intacto, contendo as três partes a seguir (5, 6):
- Farelo. Esta é a camada externa dura do grão, que contém fibras, minerais e antioxidantes.
- Germe. O germe é o núcleo rico em nutrientes do grão, que contém vitaminas, minerais e compostos vegetais benéficos, além de pequenas quantidades de carboidratos, gorduras e proteínas.
- Endosperma. Esta é a maior parte do grão e composta principalmente de carboidratos e proteínas.
Ao refinar o trigo, o farelo e o germe - juntamente com seus muitos nutrientes - são removidos. O processo deixa apenas o endosperma para trás, e é por isso que o trigo integral é mais rico em nutrientes do que o trigo refinado (7).
O termo trigo integral é às vezes usado de forma intercambiável com Triticum aestivum —também conhecido como pão de trigo ou trigo comum - que é a espécie de trigo mais cultivada em todo o mundo. No entanto, o pão de trigo e o trigo duro podem ser inteiros ou refinados (8).
resumoO trigo integral é um grão de trigo cujo farelo, germe e endosperma são deixados intactos, tornando-o mais rico em nutrientes do que o trigo refinado. O termo trigo integral às vezes é usado incorretamente para descrever o pão com trigo.
Diferenças e semelhanças
Trigo duro e pão de trigo estão intimamente relacionados, o que explica seus perfis nutricionais semelhantes.
Quando inteiros, ambos os grãos são ricos em fibras, vitaminas B, ferro, cobre, zinco e magnésio, além de uma grande quantidade de antioxidantes e outros compostos benéficos das plantas (9, 10).
No entanto, apesar de ser a mesma espécie botânica, o trigo duro é mais difícil do que o trigo pão. Portanto, é necessária uma moagem mais completa para produzir farinha, o que danifica parte do seu teor de amido.
Notavelmente, isso torna a farinha de trigo duro menos adequada para fazer pão. Isso ocorre porque a massa feita com farinha com um teor de amido danificado tem uma capacidade reduzida de fermentar e subir (4).
Além disso, o trigo duro não possui o genoma D - um conjunto de DNA normalmente encontrado no trigo pão - o que afeta as propriedades da massa (4).
Por exemplo, massas feitas de trigo duro tendem a ter maior extensibilidade. Isso significa que eles são mais facilmente esticados em pedaços longos sem quebrar, tornando-os ideais para uso em massas.
Por outro lado, as massas feitas com pão de trigo têm uma maior elasticidade, o que as ajuda a se recuperar quando amassadas. Isso faz com que o pão com trigo seja uma escolha melhor ao fazer pão (4).
resumoTrigo duro e pão de trigo têm perfis nutricionais semelhantes. No entanto, devido a diferenças na composição genética, o trigo duro é melhor usado para fazer macarrão, enquanto o pão com pão é mais adequado para fazer pão.
A linha inferior
Trigo duro e trigo integral são dois ingredientes comumente encontrados em alimentos como pão, macarrão, macarrão, cuscuz e assados.
Esses grãos intimamente relacionados são as duas espécies de trigo mais cultivadas e têm perfis nutricionais semelhantes.
No entanto, pequenas diferenças na composição genética influenciam a elasticidade, extensibilidade e fermentabilidade de suas massas, tornando-as mais adequadas para vários usos culinários.