Autor: Morris Wright
Data De Criação: 22 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Ginecologia: Sangramento Uterino Anormal - Introdução
Vídeo: Ginecologia: Sangramento Uterino Anormal - Introdução

Contente

O sangramento uterino disfuncional (SUD) é uma condição que afeta quase todas as mulheres em algum momento de sua vida.

Também chamado de sangramento uterino anormal (AUB), SUD é uma condição que faz com que o sangramento vaginal ocorra fora do ciclo menstrual regular. Certas condições hormonais e medicamentos também podem desencadear SUD.

A principal causa do sangramento uterino disfuncional é um desequilíbrio nos hormônios sexuais. Meninas que estão na puberdade e mulheres entrando na menopausa podem ter níveis hormonais desequilibrados por meses ou até anos. Isso causa sangramento esporádico, sangramento intenso e manchas.

Spotting é o sangramento mais leve do que um período menstrual normal. Geralmente aparece marrom, rosa ou vermelho claro.

Os desequilíbrios hormonais que causam SUD também podem resultar de certas condições médicas ou ser efeitos colaterais de medicamentos.

Condições médicas

As condições médicas que costumam causar sangramento uterino disfuncional são:

  • Síndrome do ovário policístico (SOP). Este é um distúrbio endócrino que faz com que a mulher produza uma quantidade maior de hormônios sexuais. Isso pode levar a um desequilíbrio de estrogênio e progesterona, tornando o ciclo menstrual irregular.
  • Endometriose. Essa condição ocorre quando o revestimento uterino cresce fora do útero, como nos ovários. A endometriose costuma causar sangramento intenso durante os períodos regulares.
  • Pólipos uterinos. Esses pequenos crescimentos ocorrem dentro do útero. Embora sua causa seja desconhecida, o crescimento do pólipo é fortemente influenciado pelo hormônio estrogênio. Pequenos vasos sanguíneos nos pólipos podem causar SUD, incluindo manchas entre os períodos.
  • Miomas uterinos. Miomas uterinos são pequenos crescimentos que ocorrem dentro do útero, revestimento uterino ou músculo uterino. Como os pólipos, as causas dos miomas uterinos são desconhecidas. Mas o estrogênio parece ter um papel importante em seu crescimento.
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). DSTs que causam inflamação, como gonorreia e clamídia, podem causar SUD. O sangramento por DST geralmente ocorre após o sexo, quando as lesões se agravam.

Remédios

Certos medicamentos também podem causar sangramento uterino disfuncional, incluindo:


  • pílulas anticoncepcionais
  • agentes hormonais
  • Varfarina (Coumadin)

Reconhecendo os sintomas de DUB

O sintoma mais comum de DUB é sangramento fora do período normal. Também pode ocorrer durante o seu ciclo menstrual. Os padrões de sangramento suspeitos incluem:

  • sangramento menstrual intenso
  • sangramento que contém muitos coágulos ou coágulos grandes
  • sangramento que dura mais de sete dias
  • sangramento que ocorre menos de 21 dias do último ciclo
  • manchando
  • sangramento entre os períodos

Outros sintomas comuns que podem ocorrer com DUB são:

  • mastalgia
  • inchaço
  • dor pélvica ou pressão

Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas graves de DUB, entre em contato com seu médico imediatamente:

  • tontura
  • desmaio
  • fraqueza
  • pressão sanguínea baixa
  • aumento da frequência cardíaca
  • pele pálida
  • dor
  • passando grandes coágulos
  • Molhar um absorvente a cada hora

Como o DUB é diagnosticado?

Para diagnosticar DUB, seu médico fará perguntas sobre seu histórico médico e o histórico de seu ciclo. Essas respostas os ajudarão a determinar seus riscos de certos distúrbios reprodutivos, como SOP e endometriose.


Se você estiver tomando algum medicamento, incluindo controle de natalidade, mencione isso ao seu médico, pois esses medicamentos podem causar sangramento anormal.

Ultrassom

Seu médico pode recomendar um ultrassom para visualizar seus órgãos reprodutivos. Este exame revelará se você tem crescimentos anormais, como pólipos ou miomas. Também pode ajudar a descartar hemorragias internas.

Exames de sangue

Os exames de sangue são usados ​​para medir seus níveis hormonais e seu hemograma completo. Seus níveis de hormônio muitas vezes podem fornecer uma visão rápida da causa do seu sangramento.

Se você teve sangramento intenso ou prolongado, um hemograma completo revela se sua contagem de glóbulos vermelhos está muito baixa. Uma contagem baixa de glóbulos vermelhos pode indicar anemia.

Biópsia endometrial

Se um crescimento anormal estiver causando o sangramento, ou se o revestimento uterino for anormalmente espesso, o médico colherá uma amostra do tecido uterino para teste.

Se houver alguma alteração celular anormal no revestimento, uma biópsia irá revelá-la. As células anormais podem indicar desequilíbrios hormonais ou câncer, entre outras coisas.


O DUB é tratável?

Existem muitas opções de tratamento disponíveis para DUB. Às vezes, principalmente nos casos de puberdade, nenhuma ação é tomada, pois os hormônios costumam se corrigir. O tratamento certo para você dependerá da causa subjacente do sangramento.

A opção de tratamento mais comum e simples para sangramento uterino disfuncional são os anticoncepcionais orais combinados. Os anticoncepcionais orais combinados contêm estrogênio sintético e progesterona. Ambos trabalham para controlar e regular o ciclo menstrual.

Os métodos contraceptivos, incluindo alguns DIUs e o implante, também podem ser usados ​​como tratamento hormonal. Se você não está tentando engravidar, seu médico pode recomendar o uso de um deles como opção de tratamento.

Se o sangramento for repentinamente muito intenso e os medicamentos de baixa dosagem não forem uma opção, o estrogênio intravenoso pode ser administrado até que o sangramento cesse. Isso normalmente é seguido por um curso de progesterona oral para equilibrar os hormônios.

Se você está tentando engravidar e não tem sangramento intenso, seu médico pode prescrever o clomifeno, medicamento estimulador da ovulação, também chamado de clomid. Estimular a ovulação pode interromper o sangramento menstrual prolongado, reiniciando o ciclo menstrual.

O sangramento intenso e prolongado acompanhado de um revestimento uterino espessado pode ser tratado com um procedimento denominado dilatação e curetagem (D e C). Este é um procedimento cirúrgico ambulatorial usado para remover parte do revestimento uterino por raspagem.

Se as células uterinas forem consideradas anormais, o médico pode solicitar uma biópsia adicional após o tratamento.

Dependendo dos resultados da biópsia - se as células são cancerosas, por exemplo - uma histerectomia pode ser recomendada. A histerectomia é uma remoção completa do útero e geralmente é o último recurso.

O DUB pode causar complicações?

Geralmente, DUB é uma condição temporária. Uma vez que os hormônios sexuais são regulados, o sangramento anormal geralmente diminui.

A anemia é uma das principais complicações do sangramento intenso. Se você desenvolver anemia devido a uma perda significativa de sangue, seu médico pode tratá-la com suplementos de minerais e vitaminas.

Em casos raros em que o sangramento causou perda significativa de sangue, você pode precisar de uma transfusão de sangue.

Preso Hoje

Exercícios com dermatite atópica

Exercícios com dermatite atópica

Você provavelmente já abe que o exercício podem ajudar a aliviar o etree, melhorar eu humor, fortalecer eu coração e melhorar ua aúde e bem-etar geral. Ma quando você...
Colesteatoma: causas, sintomas e diagnóstico

Colesteatoma: causas, sintomas e diagnóstico

vião globalUm coleteatoma é um tumor cutâneo anormal e não canceroo que pode e deenvolver na eção média da orelha, atrá do tímpano. Pode er um defeito de ...