Autor: Bobbie Johnson
Data De Criação: 10 Abril 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Alimentos para combater o estresse e a ansiedade
Vídeo: Alimentos para combater o estresse e a ansiedade

Contente

Quando você está se sentindo estressado, provavelmente não está fazendo as escolhas alimentares mais saudáveis. "Quando estamos estressados, gostamos de tirar nossas mentes do que está acontecendo, então nos voltamos para a comida porque nos faz sentir bem e nos distrai", diz Abby Langer, R.D., dona da Abby Langer Nutrition em Toronto. Certos alimentos que você gostava quando criança, por exemplo, chocolate, batata frita ou caçarola de frango, podem trazer boas lembranças, então nós os comemos para nos colocarmos de volta naquele lugar feliz, diz ela.

Mas isso pode agravar o problema. "Sorvete e batatas fritas podem fazer você se sentir melhor no curto prazo, mas no longo prazo, eles podem realmente piorar o seu nível de saúde e estresse", diz Abby Langer, R.D., proprietária da Abby Langer Nutrition em Toronto. "Quando você está se sentindo esgotado, você precisa cuidar do seu corpo, não abatê-lo mais com junk food."


Para chegar aos detalhes fisiológicos, o corpo tem uma resposta muito física ao estresse (pense: tensão muscular, picos de açúcar no sangue, alterações respiratórias, batimento cardíaco acelerado) à medida que hormônios do estresse como adrenalina, noradrenalina e cortisol bombeiam pelo sistema. Adicione uma dor de estômago e mudanças de apetite, e você terá uma festa ruim.

De acordo com a American Psychological Association, essa resposta de "lutar ou fugir" é um processo biológico que provavelmente foi útil no início do processo de evolução - mas não tanto para os estressores modernos como trânsito, prazos apertados e problemas de namoro. Como o estresse crônico pode levar a problemas crônicos de saúde, é importante controlá-lo o mais rápido possível.

Em vez de se aconchegar com Ben & Jerry, experimente esses alimentos saudáveis ​​para o estresse e criar calma de dentro para fora.

1. Abacates

Esta fruta versátil é uma excelente fonte de vitamina B6, que reduz o estresse ao ajudar a manter o funcionamento adequado do sistema nervoso. O abacate também fornece uma porção saudável de potássio para o coração (um abacate tem 975mg, enquanto a banana tem apenas 422mg), o que ajuda a regular a pressão arterial. Para obter a sua dose deste alimento top para o estresse, prepare uma torrada de abacate pela manhã ou misture uma tigela de guacamole. (P.S. Veja como cortar corretamente um abacate.)


2. Salmão

Este peixe carnudo é rico em ácidos graxos ômega-3, que as pesquisas mostram que são um estimulante natural do humor. Além disso, os ômega-3 ajudam a proteger seu coração, o que é importante quando você está sobrecarregado. O estresse faz com que o hormônio cortisol aumente e, se os níveis permanecerem altos, pode causar estragos em seu sistema cardiovascular (para não mencionar levar à inflamação crônica). O salmão também é um grande componente da dieta mediterrânea, um plano alimentar consistentemente classificado como um dos melhores, graças aos seus inúmeros benefícios à saúde.

3. Suco de cereja com tarte

Não se trata apenas de consumir alimentos para o estresse - as bebidas também podem ajudar. É por isso que Alex Caspero, R.D., criador do Delish Knowledge, sugere engolir o suco de cereja azedo se você estiver se sentindo particularmente atormentado. "Alimentos e bebidas açucarados e com alto teor de cafeína podem aumentar a sensação de nervosismo e elevar os níveis de açúcar no sangue, o que pode afetar seu humor", explica ela.

Mas o suco de cereja oferece uma correção de melatonina que pode não apenas ajudar a acalmá-lo, mas também encorajar padrões de sono saudáveis. Beba um copo à noite ou termine o treino com um copo de 240 ml, pois pode acelerar a recuperação do treino.


4. Brócolis

Uma xícara de brócolis cozido contém duas vezes mais vitamina C do que uma laranja média, o que ajuda a controlar a pressão arterial e os níveis de cortisol. Também fortalece o sistema imunológico, que pode ser enfraquecido pelo estresse (tornando você mais suscetível a resfriados). Misture os brócolis em uma omelete matinal ou mergulhe-os em homus para o lanche da tarde. (Você também pode experimentar essas receitas tailandesas saudáveis, repletas de vários dos melhores alimentos para o estresse.)

5. Amêndoas

Uma porção dessa noz saudável contém 20% do valor diário recomendado de magnésio, um mineral que também ajuda a controlar os níveis de cortisol. Estudos também mostraram que o magnésio tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso e pode promover um sono melhor. "Além disso, todos nós queremos mastigar algo quando estamos estressados, certo?" diz Langer. Mantenha por perto um estoque deste alimento de primeira qualidade para o estresse e divida em porções de 30 ml (do tamanho de um copo) para mordiscar ao longo do dia.

6. Edamame

Pule os aperitivos fritos e peça uma rodada de edamame cozido no vapor na próxima vez que for ao sushi bar. "Alguns nutrientes podem melhorar o humor, enquanto alimentos gordurosos reconfortantes podem derrubá-lo fisicamente porque são mais difíceis de digerir", disse Marisa Moore, R.D., nutricionista em Atlanta e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. Como bônus, o vegetariano é rico em vitaminas B - junto com vitamina D, ácido fólico, cálcio e magnésio - um prato combinado de qualidades que ajudam o corpo a produzir o neurotransmissor serotonina, que melhora o humor.

7. Torrada de grãos inteiros

É isso mesmo, carboidratos não estão fora dos limites quando você está procurando alimentos para o estresse. Mas se você limitar a variedade refinada (branca), seu corpo e cérebro agradecerão. "Os carboidratos ajudam nosso corpo a sintetizar o hormônio calmante serotonina, e o pão integral oferece uma dose saudável mais vitaminas B para um duplo golpe de tranquilidade", diz Langer. Da próxima vez que você chegar às 15h. desça, pegue um triple-play de alimentos que combatem o estresse: esmague um quarto de abacate em uma fatia de torrada integral e termine com algumas colheres de feijão preto. (Aliás, aqui está a diferença entre trigo integral e grão integral.)

8. Feijão

Você sabia que o magnésio e o estresse estão conectados? É verdade: "Aqueles com baixo teor de magnésio são mais propensos a ter níveis elevados de proteína C reativa", diz Caspero - e os pesquisadores descobriram que altas contagens de proteína C reativa estão associadas a mais estresse e maior risco de depressão. Sem mencionar que o magnésio ajuda a controlar o cortisol e a pressão arterial, acrescenta ela. A solução, então, é abastecer com comida de magnésio para as estrelas do estresse - uma das quais é o feijão. Pinto, limão e feijão são particularmente bons, então coloque uma colher em seu burrito, misture nas sopas ou misture com o macarrão.

9. Frutas cítricas

Uma maçã por dia pode manter o médico longe, mas laranjas podem afastar o estresse. "Altas doses de vitamina C mostraram reduzir agudamente a pressão arterial, que pode aumentar durante os períodos de estresse", diz Caspero. (Aqui estão nove maneiras de obter vitamina C com frutas cítricas.) Para obter mais fibras deste melhor alimento para o estresse contra a fome, faça um lanche com a fruta inteira em vez de engolir apenas o suco, já que o suco muitas vezes tira os nutrientes das frutas .

10. Morangos

Em vez de pegar uma caixa de chocolates, acalme sua vontade de comer doces com fatias de morango, diz Langer. Além de ser uma fonte de açúcares naturais (em vez de adicionados que podem causar uma montanha-russa de açúcar no sangue), uma xícara de morangos fornece 149 por cento do valor diário recomendado de vitamina C para controlar a pressão arterial.

11. Massa Integral

Se você está procurando alimentos para o estresse, não exclua necessariamente tudo alimentos de conforto. Algumas opções, como macarrão, aumentam os níveis de serotonina calmante, diz Caspero. "Além disso, alimentos aconchegantes são gostosos de comer! Eles dão a você um alívio temporário de qualquer que seja o estresse, pois você se concentra no prazer de comer em vez de na fonte de nossos estressores", explica ela. Mas não se trata apenas do fator calmante. As massas também podem aumentar a produção de serotonina, e aquelas feitas com farinha 100% de trigo integral oferecem fibras e proteínas, o que pode ajudar a manter a fome sob controle. (Relacionado: 10 Jantares de Comida Conforto Paleo-Amigáveis)

Revisão para

Propaganda

Popular Hoje

Cold Sores

Cold Sores

A ferida ão bolha vermelha cheia de líquido que e formam perto da boca ou em outra área da face. Em cao raro, a herpe labial pode aparecer no dedo, nariz ou dentro da boca. Ele geralmen...
Que parte do cérebro controla emoções?

Que parte do cérebro controla emoções?

O cérebro é um órgão muito complexo. Ele controla e coordena tudo, dede o movimento do dedo até a frequência cardíaca. O cérebro também deempenha um papel ...