Os efeitos da bulimia no seu corpo
Contente
- Sistema nervoso central (saúde mental e emocional)
- Sistema digestivo
- Sistema circulatório
- Sistema reprodutivo
- Sistema tegumentar
A bulimia nervosa é um distúrbio alimentar que é descrito como um padrão destrutivo de comer e purgar para controlar o peso. Dois dos comportamentos mais proeminentes da bulimia são a compulsão (comer muita comida) e a purga (vômito auto-induzido), mas a bulimia abrange muito mais do que isso. Também pode causar um tremendo impacto emocional e levar a condições graves e com risco de vida.
Quando você pensa em bulimia, é mais provável que pense em compulsão e purga. No entanto, esses não são os únicos sintomas do distúrbio. A bulimia pode se apresentar através dos seguintes sintomas:
Além do estresse mental, as compulsões e purgas contínuas exercem grande pressão sobre o corpo. Ao contrário da anorexia, outro tipo de distúrbio alimentar, a bulimia não tem necessariamente sintomas de perda de peso significativa. Mas os efeitos ainda são muito reais.
Sistema nervoso central (saúde mental e emocional)
Embora caracterizada como um distúrbio alimentar, a bulimia também é um distúrbio de saúde mental que causa um ciclo de preocupações com a saúde. Você pode experimentar depressão, ansiedade ou comportamentos obsessivo-compulsivos. Humor e irritabilidade podem ocorrer devido à falta de vitaminas ou comportamentos que acompanham a bulimia. Por exemplo, o monitoramento constante de alimentos e peso pode se tornar uma obsessão. Alguém também pode comer em segredo e depois esconder evidências de alimentos e laxantes. Para atingir seu peso ideal, as pessoas também podem se envolver em abuso de substâncias.
Exercício compulsivo ou preocupação com a aparência também são sintomas comuns. Não é incomum que alguém com bulimia gaste muito tempo pensando em comida e em como controlá-la. De fato, as pessoas com bulimia podem se concentrar bastante em comer, excluindo outras atividades que costumavam desfrutar.
Ter que guardar segredos contribui para o ciclo de estresse e ansiedade. Com o tempo, a culpa pode se acumular ao guardar segredos de seus amigos e entes queridos. Isso também pode ser acompanhado por sentimentos de vergonha e vergonha. O comportamento suicida pode se formar como um ponto culminante do estresse e da extrema imagem insalubre do corpo.
Sistema digestivo
O ciclo de compulsão e purga acaba afetando seu sistema digestivo. Não é apenas fisicamente exigente, mas os efeitos da bulimia podem trazer fraqueza e fadiga gerais.
Dor de garganta, dor de estômago ou ambos podem ser os primeiros efeitos colaterais físicos óbvios da bulimia. À medida que o distúrbio progride, o vômito crônico auto-induzido pode causar uma variedade de sintomas no trato digestivo, começando na boca. Com o tempo, o alto conteúdo ácido do vômito pode danificar os dentes e causar erosão do esmalte, sensibilidade dos dentes e doenças gengivais. As bochechas ou mandíbulas inchadas podem ser notadas secundariamente às glândulas salivares inchadas.
O ácido também pode:
- irritar ou rasgar seu esôfago
- romper seu esôfago e causar sangue no vômito
- irritar seu estômago
- causar dores de estômago, azia e refluxo ácido
- danificar o intestino e causar inchaço, diarréia ou constipação
Colocar um dedo na garganta é uma das maneiras mais comuns de as pessoas com bulimia induzirem vômito. Fazer isso repetidamente pode causar calos nas costas da mão (na área da articulação) por causa das articulações entrarem em contato com os incisivos. Esse fenômeno é conhecido como sinal de Russell. A acidez cicatriza a pele em seus dedos e mãos.
Outra maneira pela qual algumas pessoas tentam livrar o corpo de calorias excessivas dos alimentos é usar diuréticos, pílulas dietéticas ou laxantes. O uso excessivo desses produtos pode dificultar a evacuação sem usá-los. O uso indevido de diuréticos também pode danificar os rins. Movimentos intestinais sobrecarregados também podem resultar em hemorróidas.
Sistema circulatório
A purga frequente pode causar desidratação. Isso leva a músculos fracos e fadiga extrema. Também pode desequilibrar seus eletrólitos e sobrecarregar o coração. Isso pode causar batimentos cardíacos irregulares (arritmia) e, em alguns casos graves, enfraquecimento do músculo cardíaco e insuficiência cardíaca. Os eletrólitos que tendem a desaparecer dos vômitos constantes são potássio, magnésio e sódio.
A bulimia pode causar pressão arterial baixa, pulso fraco e anemia. O vômito pode ser um evento violento. A força pura pode até causar a ruptura dos vasos sanguíneos nos olhos.
Sistema reprodutivo
As deficiências nutricionais das pessoas com experiência com bulimia podem causar um desequilíbrio hormonal. O cansaço pode matar seu desejo sexual. A bulimia pode interferir no seu ciclo menstrual ou interrompê-lo completamente. Se os ovários não liberam mais óvulos, é impossível para o esperma fertilizar o óvulo.
As mulheres grávidas que continuam a se envolver em comportamentos compulsivos e de purga enfrentam complicações adicionais para elas e seus bebês. Esses incluem:
- pressão alta materna
- diabetes gestacional
- aborto espontâneo
- nascimento prematuro
- culatra de nascimento
- maior risco de parto cesáreo
- bebês com baixo peso ao nascer
- defeitos de nascença
- natimorto
- dificuldades de amamentar
- depressão pós-parto
O uso de diuréticos ou laxantes durante a gravidez pode ser prejudicial para o feto.
Sistema tegumentar
O sistema tegumentar inclui cabelos, pele e unhas. Essas partes do seu corpo também não são imunes aos efeitos da bulimia. Desidratação por vômitos frequentes significa que seu corpo não tem água suficiente. Por sua vez, seu cabelo pode ficar seco e crespo. Você pode até experimentar queda de cabelo.
Unhas e pele secas também são um efeito colateral a longo prazo da bulimia. Sua pele pode ficar áspera e escamosa, enquanto as unhas ficam quebradiças.