Como a ECT funciona no transtorno bipolar?
Contente
- Visão geral
- Como a ECT se encaixa no seu tratamento?
- Como funciona a ECT?
- Quais são os efeitos colaterais?
- Quem pode tomar ECT?
Visão geral
A eletroconvulsoterapia (ECT) existe desde o início do século XX. É considerado um tratamento muito eficaz para controlar e prevenir episódios de mania e depressão, mas geralmente é usado apenas como último recurso. As opções de terapia, medicação e estilo de vida são comumente usadas por períodos mais longos.
Sabe-se há décadas que a ECT é capaz de melhorar o humor. Embora o uso incorreto da ECT no passado tenha dado uma má reputação, agora é considerado um tratamento seguro e eficaz para o transtorno bipolar.
A ECT é usada principalmente para tratar a fase depressiva do transtorno bipolar, mas também pode ser usada durante a fase maníaca. Também demonstrou ser eficaz na prevenção de futuros episódios.
Como a ECT se encaixa no seu tratamento?
Apesar das evidências de sua eficácia no tratamento do transtorno bipolar, a ECT é considerada mais um tratamento de último recurso do que um tratamento de primeira linha. É frequentemente usado quando os medicamentos são ineficazes ou quando um episódio deve ser tratado imediatamente, como em casos muito graves ou emergentes.
Como funciona a ECT?
Durante o procedimento, você receberá um relaxante muscular para evitar lesões. Você também receberá um anestésico que o deixará temporariamente inconsciente. Uma enfermeira colocará eletrodos na sua cabeça. Os eletrodos estão conectados a uma máquina que pode gerar eletricidade.
Quando você dorme e seus músculos relaxam, um médico envia uma pequena quantidade de eletricidade através do seu cérebro. Isso causa uma convulsão. A atividade convulsiva melhora os sintomas através de mecanismos de ação ainda desconhecidos. Mas alguns especialistas explicaram isso como um processo que "reinicia ou reinicia o cérebro", levando a uma função mais normal.
Quais são os efeitos colaterais?
Um efeito colateral notável da ECT moderna é a perda de memória, mas geralmente é limitada ao tempo em torno da sessão de terapia. Também pode causar confusão temporária.
Você também pode ter alguns efeitos colaterais físicos temporários que incluem:
- náusea
- vômito
- dor de cabeça
- dor na mandíbula
- Dor muscular
- espasmos musculares
Quem pode tomar ECT?
Embora eficaz, a ECT geralmente é reservada como último recurso ou para circunstâncias especiais. A ECT é frequentemente uma opção para pessoas cujo transtorno bipolar se mostrou resistente ao tratamento medicamentoso ou está causando episódios graves.
É considerado seguro o suficiente para ser usado em mulheres grávidas e adultos mais velhos. No entanto, pode ser arriscado para pessoas com certos problemas médicos. E isso deve ser feito por um médico treinado e não está disponível para uso doméstico.