O que é a faixa endometrial?
Contente
- Como costuma ser a faixa?
- Fase menstrual ou proliferativa inicial
- Fase proliferativa tardia
- Fase secretora
- Qual deve ser a espessura da faixa?
- Pediátrico
- Pré-menopausa
- Gravidez
- Pós-parto
- Pós-menopausa
- O que causa um tecido anormalmente espesso?
- Pólipos
- Miomas
- Uso de tamoxifeno
- Hiperplasia endometrial
- Câncer do endométrio
- O que causa um tecido anormalmente fino?
- Menopausa
- Atrofia
- Que sintomas estão associados a anormalidades nos tecidos?
- Converse com seu medico
O que é isso?
Seu revestimento uterino é chamado de endométrio. Quando você faz um ultrassom ou ressonância magnética, o endométrio aparece como uma linha escura na tela. Esta linha é às vezes chamada de "faixa endometrial". Este termo não se refere a uma condição de saúde ou diagnóstico, mas a uma parte normal do tecido do seu corpo.
As células endometriais podem aparecer em outras partes do corpo como um sintoma de endometriose, mas uma “faixa endometrial” refere-se especificamente ao tecido endometrial do útero.
Este tecido muda naturalmente à medida que você envelhece e passa por diferentes estágios reprodutivos. Continue lendo para saber mais sobre essas mudanças, sintomas a serem observados e quando consultar seu médico.
Como costuma ser a faixa?
Se você está em idade reprodutiva, a aparência geral de sua faixa endometrial dependerá de onde você está em seu ciclo menstrual.
Fase menstrual ou proliferativa inicial
Os dias durante a menstruação e imediatamente após ela são chamados de fase menstrual ou fase proliferativa inicial. Durante esse tempo, a faixa endometrial parecerá muito fina, como uma linha reta.
Fase proliferativa tardia
Seu tecido endometrial começará a engrossar mais tarde em seu ciclo. Durante a fase proliferativa tardia, a faixa pode parecer ser em camadas, com uma linha mais escura que passa pelo meio. Esta fase termina quando você ovula.
Fase secretora
A parte do ciclo entre a ovulação e o início da menstruação é chamada de fase secretora. Durante esse período, o endométrio está mais espesso. A faixa acumula fluido ao seu redor e, em um ultrassom, parecerá ter a mesma densidade e cor por toda parte.
Qual deve ser a espessura da faixa?
A faixa normal de espessura varia de acordo com o estágio da vida em que você se encontra.
Pediátrico
Antes da puberdade, a faixa endometrial parece uma linha fina durante todo o mês. Em alguns casos, pode ainda não ser detectado por um ultrassom.
Pré-menopausa
Para mulheres em idade reprodutiva, a faixa endometrial engrossa e afina de acordo com seu ciclo menstrual. A faixa pode ter um tamanho de pouco menos de 1 milímetro (mm) a pouco mais de 16 mm. Tudo depende da fase da menstruação que você está experimentando quando a medição é feita.
As medições médias são as seguintes:
- Durante o seu período: 2 a 4 mm
- Fase proliferativa inicial: 5 a 7 mm
- Fase proliferativa tardia: até 11 mm
- Fase secretora: até 16 mm
Gravidez
Quando ocorre a gravidez, um óvulo fertilizado se implanta no endométrio enquanto ele está mais espesso. Os exames de imagem feitos durante o início da gravidez podem mostrar uma faixa endometrial de 2 mm ou mais.
Em uma gravidez de rotina, a faixa endometrial será o lar do feto em crescimento. A faixa eventualmente será obscurecida por um saco gestacional e placenta.
Pós-parto
A faixa endometrial é mais espessa do que o normal após o parto. Isso ocorre porque coágulos de sangue e tecido velho podem permanecer após o parto.
Esses vestígios são vistos após 24 por cento das gestações. Eles são particularmente comuns após o parto cesáreo.
A faixa endometrial deve retornar ao seu ciclo regular de afinamento e espessamento quando o ciclo menstrual recomeçar.
Pós-menopausa
A espessura do endométrio se estabiliza após a menopausa.
Se você está perto da menopausa, mas ainda tem sangramento vaginal ocasional, a faixa média tem menos de 5 mm de espessura.
Se você não tiver mais sangramento vaginal, uma faixa endometrial acima de 4 mm ou mais é considerada uma indicação para câncer de endométrio.
O que causa um tecido anormalmente espesso?
A menos que você esteja experimentando sintomas incomuns, o tecido endometrial espesso geralmente não é um motivo de preocupação. Em alguns casos, uma faixa endometrial espessa pode ser um sinal de:
Pólipos
Os pólipos endometriais são anormalidades do tecido encontradas no útero. Esses pólipos fazem o endométrio parecer mais espesso em uma ultrassonografia. Na maioria dos casos, os pólipos são benignos. Em alguns casos, os pólipos endometriais podem se tornar malignos.
Miomas
Os miomas uterinos podem aderir ao endométrio e torná-lo mais espesso. Os miomas são extremamente comuns, sendo que as mulheres os desenvolvem antes dos 50 anos.
Uso de tamoxifeno
Tamoxifeno (Nolvadex) é um medicamento usado para tratar o câncer de mama. Os efeitos colaterais comuns incluem menopausa precoce e alterações na maneira como o endométrio engrossa e afina.
Hiperplasia endometrial
A hiperplasia endometrial ocorre quando as glândulas endometriais fazem com que o tecido cresça mais rapidamente. Essa condição é mais comum em mulheres que chegaram à menopausa. Em alguns casos, a hiperplasia endometrial pode se tornar maligna.
Câncer do endométrio
De acordo com a American Cancer Society, quase todos os cânceres uterinos começam nas células endometriais. Ter um endométrio anormalmente espesso pode ser um sinal precoce de câncer. Outros sintomas incluem sangramento intenso, frequente ou irregular, corrimento irregular após a menopausa e dor abdominal inferior ou pélvica.
O que causa um tecido anormalmente fino?
A menos que você esteja experimentando sintomas incomuns, o tecido endometrial fino geralmente não é motivo de preocupação. Em alguns casos, uma faixa endometrial fina pode ser um sinal de:
Menopausa
O endométrio interromperá seu afinamento e espessamento mensal durante e após a menopausa.
Atrofia
Níveis baixos de estrogênio podem levar a uma condição chamada atrofia endometrial. Na maioria das vezes, isso está relacionado ao início da menopausa. Desequilíbrios hormonais, distúrbios alimentares e doenças autoimunes também podem levar à atrofia em mulheres mais jovens. Quando o seu corpo tem um nível baixo de estrogênio, o tecido endometrial pode não ficar espesso o suficiente para que um óvulo se implante.
Que sintomas estão associados a anormalidades nos tecidos?
Quando as células endometriais crescem em uma taxa anormal, outros sintomas podem ocorrer.
Se você tiver uma faixa endometrial mais espessa do que o normal, esses sintomas podem incluir:
- sangramento repentino entre os períodos
- períodos extremamente dolorosos
- dificuldade em engravidar
- ciclos menstruais menores que 24 dias ou maiores que 38 dias
- sangramento intenso durante a menstruação
Se o seu endométrio for mais fino do que o normal, você pode ter alguns dos mesmos sintomas associados a um tecido mais espesso. Você também pode experimentar:
- períodos omitidos ou a ausência completa de menstruação
- dor pélvica em vários momentos durante o mês
- relação sexual dolorosa
Se você estiver experimentando algum desses sintomas, marque uma consulta com seu médico. Eles podem recomendar um ultrassom ou outro teste de diagnóstico para determinar a causa.
Converse com seu medico
Não hesite em fazer perguntas ao seu médico sobre sua saúde reprodutiva. Seu médico pode revisar seu histórico médico e discutir o que é normal para você.
Se você estiver experimentando sintomas anormais, consulte o seu ginecologista - você não deve esperar até o seu exame anual. Isso pode atrasar qualquer tratamento necessário.