Como viver com enoclofobia ou medo de multidões
Contente
- Como isso afeta a vida diária
- Sintomas
- Causas
- Como administrar isso
- Tratamentos
- Quando falar com um médico
- O resultado final
Enoclofobia se refere ao medo de multidões. Está intimamente relacionado à agorafobia (medo de lugares ou situações) e oclofobia (medo de multidões como a multidão).
Mas a enoclofobia tem mais a ver com os perigos percebidos representados por grandes grupos de pessoas que você pode encontrar em sua vida diária. Também inclui o medo de ficar preso, perdido ou prejudicado em uma multidão.
Esse medo cai sob a égide das fobias, que são definidas como medos irracionais que podem causar ansiedade severa. Na verdade, o Instituto Nacional de Saúde Mental estima que cerca de 12,5% dos americanos terão fobias em algum momento da vida.
Se você tem medo de multidões, pode achar certas situações desafiadoras, especialmente se você mora ou trabalha em uma área muito populosa. Embora não haja diagnóstico médico oficial para enoclofobia, alguns métodos de terapia podem ajudá-lo a superar seus medos. Outros tratamentos podem ajudar com os sintomas relacionados.
Como isso afeta a vida diária
Fobias como a enoclofobia podem levar a um medo intenso de eventos improváveis de ocorrer. Mesmo que você possa perceber que um medo tão intenso de multidões não é racional, não diminui a ansiedade real que pode ocorrer como resultado de sua fobia.
Se você tem enoclofobia, pode sentir intensa ansiedade sempre que encontrar uma multidão. Seu medo pode não se limitar a eventos tipicamente lotados, como festivais, jogos esportivos ou parques temáticos.
Você também pode sentir medo de multidões que pode encontrar diariamente, incluindo:
- em um ônibus, metrô ou outra forma de transporte público
- nos cinemas
- em supermercados ou shoppings
- em parques ao ar livre
- em praias ou piscinas públicas
Não é apenas o contato direto com multidões que pode desencadear a enoclofobia. Em alguns casos, apenas pensar em estar no meio de uma multidão pode resultar em estresse e ansiedade.
Fobias como a enoclofobia também podem afetar outras áreas da sua vida, como trabalho e escola.
Sintomas
Os sintomas da enoclofobia são semelhantes aos da ansiedade. Eles incluem:
- aumento da frequência cardíaca
- suando
- tontura
- falta de ar
- dor de estômago
- diarréia
- choro
Com o tempo, seu medo de multidões pode fazer com que você sinta que não pode participar de certas atividades. Isso pode causar outros sintomas psicológicos, incluindo depressão, baixa autoestima e autoconfiança reduzida.
Causas
Embora a causa exata da enoclofobia não seja conhecida, acredita-se que as fobias podem estar ligadas a transtornos de ansiedade.
Eles também podem ser aprendidos ou hereditários.Se um de seus pais tem um histórico de temer multidões, então você pode ter aprendido as fobias deles quando criança e, eventualmente, desenvolveu alguns dos mesmos medos.
Embora certa fobia possa ocorrer em sua família, você também pode desenvolver um tipo diferente de fobia de seus pais e parentes. Por exemplo, uma pessoa pode ter agorafobia ou fobia social, enquanto você pode ter enoclofobia.
Experiências anteriores negativas também podem levar ao medo de multidões.
Por exemplo, se uma vez você se machucou em uma multidão ou se perdeu em um grande grupo de pessoas, você pode inconscientemente pensar que o mesmo incidente acontecerá novamente. Sua mente então lhe dirá que você deve evitar multidões para evitar encontrar qualquer perigo.
O que diferencia a enoclofobia de uma aversão geral às multidões é que o medo pode dominar sua vida diária. Como resultado do seu medo, você pode praticar a evitação, o que significa que você altera sua programação e hábitos para se certificar de que não encontrará nenhuma multidão.
A evitação pode ajudá-lo a se sentir à vontade, pois mantém os sintomas da fobia sob controle. Mas pode colocá-lo em desvantagem a longo prazo. Isso pode levar você a pular experiências importantes ou atividades divertidas e pode causar problemas com a família ou amigos.
Como administrar isso
Como a enoclofobia pode levar a medos intensos, pode ser um desafio conviver com ela. Você pode ter dificuldades especialmente se estiver regularmente exposto a multidões.
Evitar pode ajudar, mas confiar nessa prática o tempo todo pode piorar sua fobia. Em vez disso, você pode recorrer a outros métodos que podem ajudá-lo a conviver melhor ou mesmo a reduzir seu medo de multidões.
Mindfulness é uma forma de tentar aliviar sua enoclofobia. Concentre-se em estar no momento, para que sua mente não divague em cenários hipotéticos. Fazer isso pode ajudá-lo a ficar com os pés no chão e evitar o surgimento de medos irracionais.
Se você encontrar uma grande multidão ou planeja participar de uma, tente se visualizar seguro e confiante ao seu redor. Quando possível, você pode pedir a um amigo ou ente querido para acompanhá-lo a um evento lotado.
A redução da ansiedade também pode ajudá-lo a controlar os sintomas da enoclofobia. As estratégias diárias incluem:
- exercício regular
- uma dieta saudável
- sono suficiente
- hidratação adequada
- menos cafeína
- técnicas de relaxamento, como exercícios respiratórios
- tempo gasto em atividades que você gosta
- atividades sociais que envolvem pequenos grupos
Tratamentos
A terapia é a principal forma de tratamento para a enoclofobia. Pode incluir uma combinação de psicoterapia e técnicas de dessensibilização, como as seguintes:
- Terapia cognitivo-comportamental (TCC). A TCC é um tipo de psicoterapia que o ajuda a superar seus medos e a aprender como substituir hábitos de pensamento irracionais por racionais.
- Terapia exposta. Nesta forma de dessensibilização, você é gradualmente exposto às multidões. Seu terapeuta pode até acompanhá-lo.
- Tecnologia de realidade virtual. Essa forma emergente de terapia de exposição pode ajudá-lo a perder a sensibilidade para as multidões sem estar fisicamente dentro delas.
- Terapia visual. Com a terapia visual, você vê fotos e imagens de multidões para ajudar a remodelar seu pensamento antes da exposição na vida real.
- Terapia de Grupo. Essa prática pode conectá-lo com outras pessoas que também lidam com fobias.
Às vezes, um profissional de saúde pode prescrever medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade que você pode sentir com a enoclofobia. Os terapeutas não podem prescrever isso. As opções de medicamentos possíveis incluem antidepressivos, betabloqueadores e sedativos.
Quando falar com um médico
Se você ou um ente querido tem medo de multidões, é provável que já tenha plena consciência do tipo de fobia. Nem todas as fobias requerem atenção médica, mas se sua enoclofobia for grave o suficiente para interferir em sua vida diária, pode ser útil conversar com um médico.
Seu médico de atenção primária é um bom lugar para começar. Dependendo da intensidade dos seus sintomas, seu médico pode encaminhá-lo a um psiquiatra ou psicólogo para avaliação adicional.
Nenhum teste médico pode diagnosticar enoclofobia. Em vez disso, um profissional de saúde mental pode solicitar que você preencha um questionário que permite avaliar a frequência e a gravidade dos seus sintomas. Essa pessoa também pode ajudá-lo a identificar o que desencadeia seus medos, para que você possa superá-los.
Consultar um profissional de saúde mental exige coragem - e quanto mais cedo você procurar ajuda, melhor será o resultado para seu medo intenso de multidões. Você provavelmente não vai superar seus medos durante a noite. Mas, com a terapia continuada por semanas ou meses, você pode aprender a mudar sua maneira de pensar atual.
O resultado final
Uma aversão geral a multidões geralmente não é motivo de preocupação. Mas se você tem um medo intenso deles, pode ter enoclofobia.
Se esse medo atrapalhar sua rotina diária e qualidade de vida, é hora de conversar com seu médico e pedir alguns conselhos.
A terapia - e às vezes os medicamentos - pode ajudá-lo a superar seus medos para que um dia você possa encontrar uma multidão com facilidade.