Você pode reduzir a aparência de cicatrizes com óleos? 13 óleos para experimentar
Contente
- Óleos essenciais e saúde da pele
- Óleos essenciais que podem reduzir a aparência de cicatrizes
- 1. Óleo essencial de Helichrysum
- 2. Óleo essencial de incenso
- 3. Óleo essencial de gerânio
- 4. Óleo essencial de lavanda
- 5. Óleo essencial de semente de cenoura
- 6. Óleo essencial de madeira de cedro
- 7. Óleo essencial de hissopo
- 8. Óleo de tea tree
- 9. óleo essencial de neroli
- Outros óleos que podem reduzir a aparência de cicatrizes
- 10. Óleo de semente de rosa mosqueta
- 11. Óleo de vitamina E
- 12. óleo de amêndoa
- 13. óleo de coco
- Resumo dos diferentes óleos
- Como usar óleos essenciais
- Dicas para comprar petróleo
- Óleos essenciais e gravidez
- Leve embora
Óleos essenciais e saúde da pele
Os óleos essenciais podem ajudar a reduzir a aparência das cicatrizes. Eles trabalham regenerando as células da pele danificada. Existem também outros óleos que podem melhorar a aparência das cicatrizes e melhorar a saúde da pele.
Os óleos essenciais promovem a saúde da pele:
- equilibrando o tom de pele
- reduzindo vermelhidão
- reduzindo a inflamação
Alguns óleos também têm propriedades curativas, o que pode ajudar a impedir a formação de tecido cicatricial. Você pode experimentar para ver quais óleos - ou combinações de óleos - oferecem os melhores resultados e, se usados corretamente, apresentam pouco risco.
Óleos essenciais que podem reduzir a aparência de cicatrizes
1. Óleo essencial de Helichrysum
O óleo essencial de Helichrysum possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas que podem ser úteis na cicatrização da pele.
O óleo essencial de Helichrysum contém uma substância anti-inflamatória chamada arzanol, que desempenha um papel na cicatrização de feridas.
Também possui propriedades antioxidantes que podem ajudar a evitar cicatrizes, regenerando novas células e impedindo o acúmulo de radicais livres. Diz-se também que este óleo:
- aliviar erupções cutâneas
- aliviar infecções
- aumentar a produção de colágeno
Você pode começar a ver resultados dentro de alguns meses após o uso diário consistente. O óleo essencial de Helichrysum pode causar sensibilidade ao sol. Não use este óleo se você passou por uma cirurgia recentemente ou está em risco de hemorragia interna.
O helichrysum pode ser mais caro do que algumas das outras opções; portanto, você pode começar com um frasco menor para ver se gosta do óleo antes de comprá-lo em grandes quantidades. Você pode comprá-lo on-line ou na loja de alimentos naturais local.
2. Óleo essencial de incenso
O óleo essencial de incenso ajuda a:
- acalmar a pele
- uniformizar o tom de pele
- matar bactérias
Essas características o tornam útil no tratamento de cicatrizes. Óleo essencial de incenso:
- pode promover o crescimento de novas células da pele
- aperte a pele
- reduzir a aparência de cicatrizes
Além disso, o ingrediente ativo do incenso, ácido boswélico, demonstrou ter benefícios anti-inflamatórios.
Você pode começar a ver resultados após um mês de uso de óleo essencial de incenso.
Este óleo essencial pode causar irritação na pele e problemas abdominais. Não use óleo de olíbano se tomar anticoagulantes.
O incenso é um óleo essencial de gama média e pode ser comprado online.
3. Óleo essencial de gerânio
O óleo de gerânio é útil no tratamento de cicatrizes por:
- aliviando a inflamação
- tom de pele à noite
- incentivando o crescimento de novas células
Suas propriedades anti-sépticas, antimicrobianas e antibacterianas para cicatrização de feridas podem ajudar a tornar as cicatrizes menos visíveis. Em 2013, a pesquisa descobriu que o óleo de rosa gerânio é eficaz na prevenção e tratamento de doenças inflamatórias da pele.
Pode levar pelo menos um mês para ver os resultados com óleo de gerânio.
Use óleo de gerânio com cuidado se você tem pressão alta ou corre o risco de doenças cardiovasculares.
O óleo essencial de gerânio é barato e pode ser comprado online.
4. Óleo essencial de lavanda
O óleo essencial de lavanda pode ajudar a evitar cicatrizes, promovendo o crescimento de células e tecidos. Tem propriedades antibióticas, antioxidantes e anti-sépticas.
De acordo com um estudo de 2016, o óleo de lavanda demonstra atividade de cicatrização de feridas e mostra potencial para uso como tratamento natural para ajudar a reparar tecidos danificados da pele.
Outro estudo de 2016 descobriu que o óleo essencial de lavanda promove a cicatrização de feridas, aumentando o colágeno e a regeneração do tecido, especialmente na fase inicial do tratamento. A aplicação tópica de óleo de lavanda ajudou a acelerar o fechamento da ferida e promoveu o encolhimento da ferida.
Você pode ver os resultados em menos de uma semana. A lavanda é especialmente útil na fase inicial do tratamento da cicatriz.
Tem o potencial de irritar a pele e causar reações alérgicas na pele.
A lavanda é um óleo essencial de gama média que está disponível online.
5. Óleo essencial de semente de cenoura
Demonstrou-se que o óleo essencial de semente de cenoura possui atividades antibacterianas e antifúngicas que podem ser úteis no tratamento de cicatrizes. Este óleo pode ser especialmente útil no tratamento de cicatrizes mais antigas.
Pode levar até um mês até que você veja os resultados do uso de óleo essencial de semente de cenoura. O óleo essencial de semente de cenoura é barato e pode ser comprado online.
6. Óleo essencial de madeira de cedro
O efeito rejuvenescedor do óleo de madeira de cedro mostra potencial no tratamento de doenças da pele, incluindo cicatrizes. Foi demonstrado que reduz a inflamação e proporciona um efeito de alívio da dor.
O óleo de madeira de cedro também é útil no tratamento da acne. Mais pesquisas são necessárias para confirmar e expandir essas descobertas.
Você pode começar a ver resultados após um mês de uso consistente. A madeira de cedro essencial tem o potencial de causar reações alérgicas.
O óleo essencial de madeira de cedro é uma opção acessível e está disponível para compra on-line.
7. Óleo essencial de hissopo
O óleo essencial de hissopo possui propriedades anti-sépticas, antifúngicas e antibacterianas que ajudam na reparação da pele danificada. O óleo de hissopo tem demonstrado ter atividade antimicrobiana. Isso pode ajudar:
- curar feridas
- prevenir infecções
- reduzir a visibilidade de rugas e cicatrizes de acne
Pesquisa publicada em 2011 sugere que a atividade antioxidante do óleo de hissopo mostra potencial para uso medicinal. Mais pesquisas são necessárias para expandir essas descobertas e descobrir exatamente como o hissopo pode ajudar no tratamento de cicatrizes.
Use óleo de hissopo de forma consistente por alguns meses para ver os resultados. Não use óleo de hissopo se você tiver epilepsia ou hipertensão. Não deve ser utilizado em altas doses.
Hissopo é um óleo essencial de gama média que você pode comprar online.
8. Óleo de tea tree
O óleo da árvore do chá tem um enorme potencial de cicatrização devido a seus efeitos antivirais, antibacterianos e antifúngicos. A atividade antioxidante e antimicrobiana do óleo da árvore do chá pode acelerar o processo de cicatrização de feridas.
Também possui propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias. Sua capacidade de aumentar a imunidade é útil quando você cuida de feridas e cicatrizes.
Em 2015, pesquisas indicaram que a árvore do chá é uma opção promissora para tratar topicamente distúrbios inflamatórios e curar feridas. A árvore do chá está disponível como um óleo essencial e já vem diluída.
Pode levar até um mês de uso consistente antes que você veja resultados usando o óleo da árvore do chá. Use óleo de tea tree com cautela se você tiver alergias ou condições auto-imunes. Tem o potencial de causar uma reação alérgica. O óleo da árvore do chá pode não ser apropriado para uso em crianças.
O óleo essencial de tea tree é relativamente barato e está disponível para compra on-line.
9. óleo essencial de neroli
O óleo essencial de Neroli é usado para uma variedade de condições de cuidados com a pele. É útil no tratamento de cicatrizes. O óleo de neroli demonstrou reduzir a dor e a inflamação.
Suas propriedades antimicrobianas e antioxidantes o tornam um curandeiro poderoso. Também possui propriedades antifúngicas. Mais pesquisas são necessárias para descobrir como o óleo de neroli pode ser usado para tratar problemas de pele e cicatrizes.
Você poderá ver os resultados após um mês de uso consistente do óleo de neroli. Tem o potencial de causar irritação na pele e reações alérgicas.
O óleo de neroli é um dos óleos essenciais mais caros e pode ser adquirido on-line.
Outros óleos que podem reduzir a aparência de cicatrizes
10. Óleo de semente de rosa mosqueta
O óleo de semente de rosa mosqueta pode ser usado para:
- melhorar a condição da sua pele
- tratar cicatrizes
- tratar rugas
- tratar a acne
Em um estudo de 2015, os pesquisadores descobriram que o óleo de semente de rosa mosqueta melhorava a aparência das cicatrizes pós-cirúrgicas. Os participantes que usaram o óleo duas vezes ao dia por 12 semanas apresentaram significativamente menos descoloração, atrofia e vermelhidão.
Você pode começar a ver resultados após seis semanas de uso. É possível que o óleo de rosa mosqueta cause irritação ou reação alérgica. Não use se você tiver diabetes, pedras nos rins ou anemia.
O óleo de semente de rosa mosqueta é relativamente barato e pode ser comprado on-line. Pode ser usado como um óleo transportador de óleos essenciais.
11. Óleo de vitamina E
O óleo de vitamina E pode evitar cicatrizes, ajudando a pele a reter a umidade, aumentando a produção de colágeno. Também ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres.
Pesquisas demonstrando a eficácia do óleo de vitamina E no tratamento de cicatrizes foram misturadas. Alguns estudos demonstraram melhorar significativamente a aparência estética das cicatrizes. Pesquisas adicionais são necessárias.
Você pode começar a notar resultados após algumas semanas de uso, mas pode continuar usando a vitamina E por alguns meses. A vitamina E pode causar uma reação alérgica, erupção cutânea ou coceira. O óleo de vitamina E é uma opção acessível disponível on-line.
12. óleo de amêndoa
O óleo de amêndoa tem muitos benefícios para a pele e pode ajudar a reduzir a aparência de cicatrizes. O óleo de amêndoa contém vitamina E, que ajuda a hidratar, acalmar e hidratar a pele seca ou danificada.
Existem evidências de que o óleo de amêndoa pode:
- rejuvenescer a pele
- melhorar a tez
- uniformizar o tom de pele
Também possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a curar a pele. Mais pesquisas são necessárias para entender seu potencial na cicatrização de cicatrizes. Verificou-se que reduz a formação de estrias e reduz a coceira.
Você pode começar a ver resultados após um mês usando óleo de amêndoa. Não use óleo de amêndoa se tiver diabetes. Evite o uso por duas semanas antes de qualquer cirurgia programada. Os óleos de amêndoa são frequentemente usados como óleos transportadores de óleos essenciais.
O óleo de amêndoa é uma opção acessível disponível on-line.
13. óleo de coco
O óleo de coco contém ácidos graxos e micronutrientes que podem ajudar a reverter os danos à pele, curar doenças da pele e hidratar. É um hidratante altamente respeitado.
Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a prevenir e curar as condições da pele. O óleo de coco também pode:
- aumentar a produção de colágeno
- ajudar a pele a reter a umidade
- suavizar a pele
Pesquisa publicada em 2010 constatou que a aplicação tópica de óleo de coco em feridas em ratos teve um efeito positivo no processo de cicatrização. Isso se deve em parte à sua atividade antioxidante e ao efeito na produção de colágeno.
Um estudo de 2019 descobriu o óleo de coco para proteger as células da pele contra inflamações no laboratório, e este é um passo importante para entender como a ação funciona.
Você pode perceber resultados após apenas 10 dias de uso consistente. O óleo de coco tem o potencial de irritar a pele ou causar uma reação alérgica. É uma opção acessível disponível on-line.
Resumo dos diferentes óleos
Óleo | Duração de uso para começar a ver resultados | Benefícios adicionais |
Óleo de semente de Rosa Mosqueta | 6 semanas | pode melhorar rugas e acne |
Óleo de vitamina E | 3 ou mais semanas | pode aumentar a produção de colágeno |
Óleo essencial de Helichrysum | 3 meses ou mais | propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas |
Óleo essencial de incenso | 1 mês | pode melhorar o tom da pele e matar bactérias |
Óleo essencial de gerânio | 1 ou mais meses | propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias |
Óleo essencial de lavanda | 1 semana | propriedades antibióticas, antioxidantes e anti-sépticas |
Óleo essencial de semente de cenoura | 1 mês | propriedades antibacterianas e antifúngicas |
Óleo essencial de madeira de cedro | 1 mês | propriedades anti-inflamatórias e analgésicas; pode tratar a acne |
Óleo essencial de hissopo | 3 meses ou mais | pode ajudar a curar feridas, prevenir infecções e reduzir a aparência de rugas e cicatrizes de acne |
Óleo de côco | 10 dias | pode amolecer a pele e reduzir a inflamação |
Óleo essencial de melaleuca | 1 mês | propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas |
Óleo de amêndoa | 1 mês | contém vitamina E; pode acalmar e hidratar a pele |
Óleo essencial de neroli | 1 mês | pode reduzir dor e inflamação |
Como usar óleos essenciais
Alguns dos óleos aqui apresentados não são essenciais e não precisam ser diluídos.
Os óleos essenciais sempre devem ser diluídos antes de serem aplicados topicamente na área afetada. Eles podem irritar a pele se usados em estado não diluído. Além disso, você nunca deve ingerir óleos essenciais.
Os óleos essenciais devem ser diluídos em óleos chamados óleos transportadores. Você pode testar alguns óleos transportadores para ver quais funcionam melhor para a sua pele e qual perfume você prefere. Alguns óleos transportadores que você pode usar são:
- óleo de uva
- óleo de abacate
- óleo de amendoa doce
- azeite
- óleo de semente de damasco
- óleo de jojoba
- óleo de avelã
Não use óleos em:
- uma ferida aberta
- queimar
- pele extremamente sensível
A pele inflamada tem maior probabilidade de reagir aos óleos. Ferimentos graves podem exigir atenção médica. Nesse caso, você deve consultar seu médico para ver se é necessário outro tratamento.
Para usar óleos essenciais:
- Dilua algumas gotas do óleo essencial escolhido em um óleo transportador. Você pode usar menos gotas de óleo essencial para peles sensíveis.
- Aplique esta mistura na área afetada várias vezes ao dia.
- Você não precisa lavar o óleo. Banhe-se como faria normalmente, seguindo sua programação regular.
- Você obterá melhores resultados se aplicar constantemente os óleos por pelo menos alguns meses.
- Pode levar até um ano para uma cicatriz cicatrizar completamente.
Dicas para comprar petróleo
Procure por óleos essenciais puros e orgânicos com 100% de grau terapêutico. Eles não devem conter aditivos. Encontre uma marca respeitável em que confie. A empresa deve ser franca sobre suas práticas e responder a quaisquer perguntas que possa ter.
Óleos de alta qualidade são menos propensos a criar uma resposta adversa e mais propensos a gerar os melhores resultados.
Óleos essenciais e gravidez
Sempre converse com seu médico antes de usar óleos essenciais por qualquer motivo, se estiver grávida. Certos óleos essenciais devem ser evitados se você estiver grávida. Esta página contém uma lista de óleos essenciais que são seguros para uso durante a gravidez.
Leve embora
As cicatrizes podem não desaparecer completamente. Mas a probabilidade de serem menos perceptíveis ou visíveis após o uso consistente de óleos e óleos essenciais é promissora.
Não espere resultados imediatos ou drásticos. Pode levar até seis meses antes de você começar a notar alterações na sua cicatriz. As cicatrizes maiores da cirurgia ou feridas podem levar mais tempo para cicatrizar.
Experimente alguns óleos diferentes para descobrir qual funciona melhor para você. Você pode descobrir que as qualidades aromáticas dos óleos essenciais são igualmente benéficas para o seu bem-estar. Sempre converse com seu médico antes de começar a usar óleos essenciais.