Eustress: o bom estresse
Contente
- Visão geral
- Eustress vs. angústia
- O que é eustress?
- O que é angústia?
- O que torna o eustress "bom estresse"?
- Quais são alguns exemplos de eustress?
- Eustress no trabalho
- Eustress em interesses pessoais
- Eustress e viagens
- Eustress e condicionamento físico
- Quais são as maneiras de incluir um estresse mais positivo em sua vida?
- Estresse produtivo positivo
Visão geral
Todos nós experimentamos estresse em algum momento. Seja o estresse crônico diário ou solavancos ocasionais na estrada, o estresse pode surgir a qualquer momento.
O que você talvez não saiba sobre o estresse é que nem tudo é ruim. De fato, podemos experimentar eustress, ou estresse positivo, com a mesma frequência que experimentamos estresse negativo.
Eustress vs. angústia
O que é eustress?
Se a idéia de estresse positivo é nova para você, você não está sozinho. Muitos de nós equiparamos todo estresse a experiências negativas.
O psiquiatra clínico Dr. Michael Genovese diz que raramente pensamos no estresse como algo positivo, mas o eustress é exatamente isso - o estresse positivo. "Eventos emocionantes ou estressantes causam uma resposta química no corpo", explicou ele.
A Eustress é geralmente um produto dos nervos, que pode surgir quando confrontado com um desafio divertido. Genovese diz que isso é importante porque, sem eustress, nosso bem-estar pode sofrer.
"A Eustress nos ajuda a permanecer motivados, trabalhar em direção a objetivos e nos sentir bem com a vida", acrescentou.
O que é angústia?
Em termos de opostos, angústia e eustresia estão em cada extremidade do espectro. Ao contrário do eustress, o estresse pode fazer você se sentir sobrecarregado porque seus recursos (físico, mental, emocional) são inadequados para atender às demandas que você está enfrentando.
O conselheiro profissional licenciado Casey Lee, MA, diz que esse tipo de estresse negativo pode levar à ansiedade, depressão e uma diminuição no desempenho.
O que torna o eustress "bom estresse"?
Trabalhar e viver fora da nossa zona de conforto é uma coisa boa. É quando nos sentimos sobrecarregados que o estresse pode se tornar negativo. É isso que faz do eustress uma parte tão importante de nossa saúde geral.
"A Eustress produz sentimentos positivos de excitação, satisfação, significado, satisfação e bem-estar", disse Lee. Ele explica que o eustress é bom porque você se sente confiante, adequado e estimulado pelo desafio que enfrenta do estressor.
A psicóloga Dra. Kara Fasone diz que eustress é desafiar a si mesmo o suficiente sem gastar todos os seus recursos. Esse tipo de estresse permite que você cresça em três áreas:
- Emocionalmente, eustress pode resultar em sentimentos positivos de satisfação, inspiração, motivação e fluxo.
- Psicologicamente, eustress nos ajuda a desenvolver nossa auto-eficácia, autonomia e resiliência.
- Fisicamente, eustress nos ajuda a construir nosso corpo (por exemplo, ao concluir um treino desafiador).
Quais são alguns exemplos de eustress?
Você pode encontrar eustress em todas as áreas da sua vida. Do trabalho e das relações interpessoais às relações domésticas e familiares, são abundantes as oportunidades de experimentar um estresse positivo.
Fasone compartilha algumas maneiras pelas quais você pode ver o eustress aparecer em sua vida:
Eustress no trabalho
Um exemplo de eustress no trabalho é assumir um novo projeto que o incentiva a alavancar os pontos fortes existentes (que podem ser incrivelmente energizantes) e exige que você aprimore as habilidades existentes ou aprenda novas.
Projetos relacionados ao trabalho só geram eustress se forem desafiadores, mas realistas. Se os prazos são irrealisticamente apertados, você está manipulando vários projetos (uma carga de trabalho irrealista) ou trabalhando com uma cultura de equipe tóxica, é mais provável que sofra angústia e as consequências negativas que o acompanham.
Eustress em interesses pessoais
Estabelecer metas desafiadoras em torno de seus interesses ou paixões é outro exemplo de eustress. Como seres humanos, temos uma capacidade inata de aprender. Aprender coisas novas pode ser desafiador. E a crescente experiência em uma área não ocorre em linha reta.
Normalmente, existe um estágio de aprendizado em que você pode ser absolutamente terrível. Mas você está aprendendo com esses erros. Quando você começa a ver pequenas vitórias e continua a criar auto-eficácia, você está motivado para continuar aprendendo e melhorando.
Eustress e viagens
Viajar é inerentemente estressante, especialmente quando você está explorando um lugar distante com um idioma e costumes diferentes.
Ao mesmo tempo, você está mergulhando em um lugar novo e interessante, com vários alimentos para desfrutar, novos lugares para ver e toda uma cultura para experimentar.
Embora estressante, viajar é uma experiência reveladora para muitas pessoas que são vistas positivamente.
Eustress e condicionamento físico
Fisicamente, o eustress é exemplificado desafiando seu corpo (por exemplo, levantando pesos) para incentivar o crescimento (nesse caso, força, resistência e crescimento muscular).
Na academia ou em um caminho a pé, você pode estar tocando suas músicas e totalmente dividido em seu treino. Você pode nem perceber o quão exaustivo o trabalho se tornou porque você está envolvido no momento.
Quais são as maneiras de incluir um estresse mais positivo em sua vida?
Há uma boa chance de você já incluir estresse positivo em sua vida. Mas se você está procurando maneiras de tornar o eustress uma parte do seu dia a dia, a Fasone compartilha algumas idéias para começar:
- Aprenda algo novo todos os dias, grande ou pequeno.
- Empurre-se para fora da sua zona de conforto no trabalho. Isso pode significar assumir uma nova responsabilidade ou desenvolver uma nova habilidade.
- Exercício, exercício, exercício!
- Aprenda a definir metas (pessoais e profissionais) desafiadoras e realistas. Acompanhe seu progresso para se responsabilizar.
Leia sobre outras maneiras de gerenciar o estresse negativo e melhorar sua saúde e humor.
Estresse produtivo positivo
O estresse, positivo ou negativo, é uma parte normal da vida. Podemos não ter controle sobre parte do estresse negativo que experimentamos, mas podemos procurar maneiras de incluir mais eustress em nossa vida.