Finalmente aprendi a livrar-se das soluções rápidas - e alcancei meus objetivos
Contente
Eu me pesei no dia de ano novo de 2019 e comecei a chorar assim que olhei para os números. O que eu vi simplesmente não fazia sentido para mim, dado o sangue, suor e lágrimas que coloquei no treino. Você vê, eu venho de uma formação de ginástica de 15 anos - então eu sei exatamente o que significa ter força e resistência. Depois de desligar minha malha pós-faculdade, continuei a me manter ativo, participando de todos os tipos de programas de treino - seja spinning, kickboxing ou campos de treinamento. Mesmo assim, os números na escala continuaram subindo. Então, além de me enfurecer na academia, me voltei para dietas e desintoxicações e não tinha muito o que mostrar. (Relacionado: 6 razões dissimuladas para não perder peso)
Com cada desafio de condicionamento físico de 12 semanas ou dieta de 30 dias, vieram grandes expectativas. Minha mentalidade era que se eu pudesse apenas chegar ao final desses programas, eu finalmente me sentiria bem novamente. Mas isso nunca aconteceu. Mesmo que eu visse pequenos resultados, eles nunca cumpriram o que o programa prometeu - ou francamente o que eu esperava.Então, eu decidiria que não era para mim e passaria para a próxima coisa e a próxima até que estivesse completamente exausto e desanimado. (Relacionado: Como Cumprir a Sua Dieta e Objetivos de Perda de Peso para o Bem)
Depois daquele 1º de janeiro na balança, comecei imediatamente a pesquisar programas de treino que ainda não tinha experimentado. Percorrendo o Instagram, me deparei com o F45 Training, um programa de treinamento funcional que oferece uma mistura de exercícios de circuito e estilo HIIT. Eles estavam promovendo o Desafio de 8 semanas, que combina exercícios de 45 minutos e um plano de refeições detalhado para ajudá-lo a criar hábitos saudáveis de longo prazo. Isso soou muito atraente, então eu disse a mim mesmo novamente, "Que diabos - é melhor tentar!"
Então, me inscrevi no meu estúdio local e me comprometi com cinco a sete aulas por semana. Eu imediatamente me apaixonei pelo treino. Nenhuma aula era a mesma, mas cada uma focada em cardio e treinamento de força. No final dos 45 minutos, fui empurrado ao máximo. Ao final do desafio de oito semanas, havia perdido 6 quilos. Motivado pelos resultados, concluí o mesmo programa mais quatro vezes, com um intervalo de duas a três semanas entre elas.
Então, comecei a perder o fôlego - e isso me assustou. Eu estava preocupado porque, se parasse de seguir o cronograma regulamentado, perderia o progresso que fiz. Mas depois de alguma reflexão, percebi que não tinha que ser meu destino. (Relacionado: 7 sinais surpreendentes de que você está se preparando para o esgotamento físico)
Anteriormente, a maior queda em minha jornada de preparação física sempre foi que eu estava tratando minha dieta e rotina de exercícios como se fossem uma fase. Sempre pensei: "Ah, se eu me esforçar para comer de forma saudável e malhar por um mês, verei os resultados rapidamente." Isso pode ter funcionado inicialmente, mas comecei a perceber que todas essas dietas radicais e exercícios físicos não funcionam a longo prazo. Eles apenas levam a mim e meus objetivos quebrando e queimando. Percebi que meus objetivos sempre estiveram centrados na gratificação instantânea, quando o que eu realmente queria era desenvolver um estilo de vida saudável que pudesse continuar por anos. (Relacionado: 30 hábitos de estilo de vida saudáveis para adotar todos os dias)
Depois de compartilhar esses objetivos com um de meus treinadores F45, ela recomendou que eu adotasse a regra 80/20. ICYDK, a regra 80/20 é basicamente uma anti-dieta. Significa que 80% do tempo você come de maneira limpa ou limpa e, nos outros 20% do tempo, sua dieta está relaxada, permitindo a comida que quiser. Tradução? Coma a pizza nas noites de sexta-feira. Tire dias de descanso. Então, volte à sua alimentação saudável. Ocorreu-me que esta é minha vida inteira, e não uma fase de oito ou 12 semanas. A regra 80/20 não é uma meta de curto prazo, é um estilo de vida.
Adotar esse estilo de vida pode parecer muito simples, mas, como tantos outros, me esforcei para ver isso como algo que geraria os resultados que eu buscava. Quando você folheia as páginas de uma revista de fitness ou percorre as fotos de antes e depois no Instagram, normalmente só vê manchetes e legendas que falam de mulheres que perderam a quantidade 'XYZ' de peso em 'XYZ'. Essa narrativa alimenta o desejo de definir metas de curto prazo, mesmo que não seja no melhor interesse de sua saúde a longo prazo.
Mas a verdade é que cada corpo é diferente, portanto, a taxa na qual você vê os resultados é diferente. Eu perdi 14 quilos em oito semanas inicialmente com F45, mas muitas pessoas que fizeram o programa comigo não tiveram a mesma experiência. Eu entendo agora que insinuar que todas as pessoas podem esperar perder a mesma quantidade de peso no mesmo período de tempo é completamente falso, mas é fácil perder isso de vista quando você está constantemente procurando por uma solução rápida. (Relacionado: Como eu aprendi que minha jornada para perder peso não acabou, mesmo depois de perder 170 quilos)
Se há algo que aprendi em minha jornada de preparação física até agora, é que para ser saudável de forma sustentável, você tem que jogar o jogo longo. Isso começa com o estabelecimento de metas adequadas e atingíveis. Vá para os detalhes, em vez de uma declaração geral de querer perder muito peso. (Relacionado: Seu guia definitivo para conquistar todo e qualquer objetivo)
Você também precisa ajustar suas expectativas porque as circunstâncias da vida mudam o tempo todo e, apesar das melhores intenções, você nem sempre consegue atingir seus objetivos. Quando o COVID-19 entrou em ação e eu perdi o acesso à academia, fiquei preocupada em voltar aos velhos hábitos. Mas desde que venho vendo o condicionamento físico mais como uma jornada, parei de colocar tanta pressão em mim mesmo para manter uma rotina rígida. Em vez de fazer aquele treino de 45 minutos de tirar o fôlego, meu objetivo era simplesmente me mexer todos os dias. Alguns dias, isso significa fazer uma aula online de 30 minutos, e outras vezes, é simplesmente fazer uma caminhada de 20 minutos. Sei que com o passar do tempo provavelmente vou ganhar um pouco de peso ou perder alguns músculos - mas a vida é assim. Sei que nem sempre estarei com meu peso ideal, e tudo bem, contanto que eu esteja fazendo o meu melhor para me manter o mais saudável possível. (Relacionado: Por que é certo aproveitar a quarentena às vezes - e como parar de se sentir culpado por isso)
Hoje, perdi quase 18 quilos desde aquela manhã de 2019 e, embora tenha sido ótimo perder peso, agradeço mais as lições que aprendi ao longo do caminho. Para qualquer pessoa que já se sentiu como eu naquele dia, tire isso de mim e livre-se da balança, dos comprimidos, dos shakes e dos programas que não se concentram em treiná-lo para a vida. Mais importante ainda, não estabeleça um prazo para atingir seus objetivos. Ser saudável não é um compromisso de curto prazo, é um estilo de vida. Portanto, enquanto você estiver se esforçando, os resultados virão. Você apenas tem que ser paciente e amável com seu corpo.