Quanto tempo você pode ovular após aborto?
Contente
- Efeitos do aborto espontâneo no ciclo menstrual
- Quanto tempo você pode conceber após um aborto?
- Sintomas da ovulação
- Temperatura corporal basal
- Quando consultar um médico sobre fertilidade
- Você vai ter outro aborto?
- Outlook
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
Efeitos do aborto espontâneo no ciclo menstrual
A ovulação pode acontecer tão cedo quanto duas semanas após a perda de uma gravidez. Para a maioria das mulheres, o sangramento devido a um aborto precoce desaparece em cerca de uma semana. O sangramento pode durar mais se o aborto ocorrer no final do primeiro ou do segundo trimestre.
Também pode haver algumas manchas por até quatro semanas. À medida que o sangramento diminui e os níveis hormonais retornam ao normal, seu ciclo menstrual também será retomado.
O período de muitas mulheres retorna dentro de 4 a 6 semanas após um aborto. O dia 1 do ciclo deve ser contado a partir do primeiro dia de sangramento devido ao aborto.
Pode demorar alguns ciclos para que seu período se torne previsível, pois seus hormônios se regulam após a perda da gravidez. Se seus períodos foram imprevisíveis antes da gravidez, eles provavelmente continuarão imprevisíveis.
Um ciclo imprevisível pode dificultar o rastreamento da ovulação, mas é possível engravidar novamente nos primeiros ciclos após um aborto espontâneo. Continue lendo para saber mais sobre ovulação e gravidez após um aborto espontâneo.
Quanto tempo você pode conceber após um aborto?
A Organização Mundial da Saúde aconselha esperar para conceber novamente até pelo menos seis meses após um aborto. Isso ocorre porque algumas pesquisas sugerem que engravidar dentro de seis meses após um aborto aumenta as chances de:
- anemia materna
- nascimento prematuro
- baixo peso de nascimento
No entanto, o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia não recomenda a espera. De fato, uma revisão abrangente dos estudos analisados por pesquisadores da Universidade de Aberdeen descobriu que as mulheres que conceberam menos de seis meses após um aborto espontâneo tiveram:
- um risco reduzido para outro aborto
- menor risco de parto prematuro
- maior chance de ter um nascimento vivo
Eles também descobriram que a gravidez nos primeiros seis meses após um aborto espontâneo não aumentou o risco de:
- natimorto
- baixo peso de nascimento
- pré-eclâmpsia
Se você quiser tentar engravidar imediatamente, muitos especialistas aconselham aguardar pelo menos um ciclo menstrual, onde o primeiro dia é o primeiro dia de sangramento menstrual.
Isso é para que você possa determinar com mais precisão quando pode ter ovulado e, assim, calcular uma data de vencimento mais precisa.
Sintomas da ovulação
Os sintomas da ovulação após um aborto espontâneo serão os mesmos que os anteriores à perda da gravidez. Para determinar quando a ovulação está próxima, procure estas dicas:
- muco vaginal claro e elástico que se assemelha às claras de ovos
- cãibras no lado direito ou esquerdo
- ligeiro aumento da temperatura corporal basal
- detecção do hormônio luteinizante (LH) em um kit de previsão da ovulação
O LH estimula o ovário a liberar um ovo. Os kits preditores de ovulação vêm com bastões que você pode mergulhar na urina para ver quando a ovulação está próxima. De acordo com a Food and Drug Administration, esses kits detectam o LH 9 vezes em 10 quando usados corretamente.
Temperatura corporal basal
- Para medir sua temperatura corporal basal, use um termômetro digital oral ou invista em um termômetro corporal basal. Qualquer que seja a sua escolha, use o mesmo termômetro sempre que medir sua temperatura.
- Tome sua temperatura logo de manhã, antes mesmo de sair da cama.
- Faça um mapa da sua temperatura diária.
- A ovulação ocorreu quando você percebe um leve aumento de temperatura, geralmente não superior a 0,5 ℉ (0,3 ℃).
- Você é mais fértil no dia ou dois antes desse pico de temperatura.
Quando consultar um médico sobre fertilidade
A maioria dos abortos são eventos aleatórios e muitas mulheres passam a ter bebês saudáveis. De fato, 85 a 90% das mulheres engravidam dentro de um ano após um aborto espontâneo.
Considere procurar ajuda, no entanto, se você:
- tem 35 anos ou menos e não é concebido dentro de um ano
- têm mais de 35 anos e não concebem dentro de seis meses
- teve problemas para conceber em primeiro lugar
Enquanto você deve se recuperar fisicamente do aborto com poucas ou nenhuma complicação, converse com seu médico se:
- você está sofrendo sangramento intenso após um aborto espontâneo (embebendo uma almofada por mais de 2 horas seguidas)
- você fica com febre após abortar recentemente, o que pode sinalizar uma infecção uterina
- você teve vários abortos; você pode se beneficiar de testes que podem verificar coisas como desordens genéticas, que podem afetar o resultado da gravidez
Você vai ter outro aborto?
Suas chances de abortar são:
- 14% após um aborto
- 26% após dois abortos
- 28% após três abortos
Mas muito vai depender de certos fatores. Algumas coisas que podem aumentar suas taxas de aborto são:
- Aumento da idade. As taxas de aborto aumentam 75% para as mulheres de 35 a 39 anos, e há um aumento de cinco vezes aos 40 anos ou mais em comparação com as mulheres de 25 a 29 anos.
- Estar abaixo do peso. Mulheres abaixo do peso têm um risco 72% maior de aborto. O excesso de peso ou o peso normal não afetaram as taxas de aborto, de acordo com este estudo.
- Tempo prolongado de concepção. As mulheres que levaram 12 ou mais meses para conceber têm duas vezes mais chances de abortar do que as que levam três meses.
Para reduzir o risco de aborto, a maioria dos médicos aconselha:
- parar de fumar
- manter e manter um peso saudável, que você pode determinar com a ajuda do seu médico
- comer uma dieta saudável de frutas e legumes frescos diariamente ou quase todos os dias
- reduzindo o estresse
Outlook
Enquanto a ovulação e a menstruação subsequente tendem a retornar rapidamente após o aborto, pode levar algum tempo para você e seu parceiro se curarem emocionalmente.
Discuta seus sentimentos, entre em contato com amigos e familiares e obtenha apoio de sua equipe médica.
O seu médico deve poder colocá-lo em contato com um grupo de apoio à perda de gravidez. Você também pode entrar em contato com o compartilhamento para obter uma lista de grupos de suporte local.
O aborto tende a ser um evento casual, e a maioria das mulheres tem chances muito boas de conceber e dar à luz um bebê saudável.