Autor: Morris Wright
Data De Criação: 26 Abril 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
6 fatos sobre controle de natalidade que você não aprendeu na educação sexual - Bem Estar
6 fatos sobre controle de natalidade que você não aprendeu na educação sexual - Bem Estar

Contente

A educação sexual varia de uma escola para outra. Talvez você tenha aprendido tudo o que queria saber. Ou você pode ter ficado com algumas perguntas urgentes.

Aqui estão 6 fatos sobre controle de natalidade que você pode não ter aprendido na escola.

Abstinência não é a única opção

Evitar relações sexuais é a maneira mais eficaz de evitar a gravidez, mas está longe de ser a única opção.

Preservativos e pílulas anticoncepcionais são métodos anticoncepcionais populares que muitas pessoas conhecem. Mas um número crescente de pessoas também está descobrindo os benefícios potenciais dos anticoncepcionais reversíveis de ação prolongada (LARCs), como:

  • DIU de cobre
  • DIU hormonal
  • implante de controle de natalidade

Cada um desses dispositivos é mais de 99% eficaz na prevenção da gravidez, de acordo com a Planned Parenthood. Um DIU de cobre pode fornecer proteção contínua contra a gravidez por até 12 anos. Um DIU hormonal pode durar até 3 anos ou mais. Um implante pode durar até 5 anos.


Seu histórico médico afeta suas escolhas

Se você tem um histórico de certas condições médicas ou fatores de risco, alguns métodos de controle de natalidade podem ser mais seguros do que outros.

Por exemplo, alguns tipos de controle de natalidade contêm estrogênio. Esses tipos de controle de natalidade podem aumentar o risco de coágulos sanguíneos e derrame. Para a maioria das pessoas, o risco permanece baixo. Seu médico pode encorajá-lo a evitar métodos anticoncepcionais que contenham estrogênio se você fuma, tem pressão alta ou tem outros fatores de risco para coágulos sanguíneos ou derrame.

Antes de tentar um novo tipo de controle de natalidade, pergunte ao seu médico sobre os benefícios e riscos potenciais para você.

Alguns medicamentos podem interferir no controle da natalidade

Às vezes, quando você toma vários tipos de medicamentos ou suplementos, eles interagem entre si. Quando isso acontece, pode tornar o medicamento menos eficaz. Também pode causar efeitos colaterais.

Alguns tipos de anticoncepcionais hormonais podem se tornar menos eficazes quando combinados com certos medicamentos ou suplementos. Por exemplo, o antibiótico rifampicina pode interferir com certos tipos de controle de natalidade hormonal, como a pílula anticoncepcional.


Antes de experimentar um novo tipo de anticoncepcional hormonal ou tomar um novo tipo de medicamento ou suplemento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre o risco de interações.

Os preservativos vêm em vários tamanhos

Os preservativos são 85% eficazes na prevenção da gravidez, de acordo com a Planned Parenthood. Mas se um preservativo não se ajustar corretamente, pode potencialmente quebrar ou escorregar durante o sexo. Isso pode aumentar o risco de gravidez, bem como de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Para garantir um bom ajuste, procure um preservativo do tamanho certo para você ou seu parceiro. Você pode determinar o tamanho do seu pênis ou do pênis do seu parceiro medindo seu comprimento e circunferência quando está ereto. Em seguida, verifique a embalagem do preservativo para obter informações sobre o tamanho.

Você também pode encontrar preservativos feitos de diferentes materiais, como látex, poliuretano, poliisopreno ou pele de cordeiro.

Lubrificante à base de óleo pode danificar preservativos

Lubrificantes (“lubrificantes”) reduzem o atrito, o que pode tornar o sexo mais prazeroso para muitas pessoas. Mas se você quiser usar lubrificante e preservativos juntos, é importante escolher o produto certo.


Lubrificantes à base de óleo (por exemplo, óleo de massagem, vaselina) podem causar o rompimento dos preservativos. Se isso acontecer, pode aumentar o risco de gravidez e DSTs.

É por isso que é importante usar lubrificante à base de água ou silicone com preservativos. Você pode encontrar lubrificantes à base de água ou silicone em muitas drogarias ou sex shops. Você também pode procurar preservativos pré-lubrificados.

Os cientistas estão tentando desenvolver mais opções de controle de natalidade para homens

A maioria das opções de controle de natalidade são projetadas para mulheres.

Atualmente, os únicos métodos de controle de natalidade para homens são:

  • abstinência
  • vasectomia
  • preservativos
  • o “método pull-out”

A vasectomia é quase 100% eficaz na prevenção da gravidez, mas normalmente causa infertilidade permanente. Os preservativos não têm efeitos duradouros na fertilidade, mas são apenas 85 por cento eficazes na prevenção da gravidez. O método pull-out é melhor do que nada, mas ainda é um dos métodos menos eficazes de controle de natalidade.

No futuro, os homens podem ter mais opções. Os pesquisadores estão desenvolvendo e testando vários tipos de controle de natalidade que podem funcionar bem para os homens. Por exemplo, os cientistas estão atualmente estudando a segurança e a eficácia de um homem, uma pílula anticoncepcional e uma injeção anticoncepcional.

O takeaway

Se o seu conhecimento sobre controle de natalidade é limitado ou desatualizado, reserve um tempo para aprender sobre as opções disponíveis. O seu médico ou farmacêutico pode ajudá-lo a descobrir mais e fornecer as informações de que você precisa para tomar as melhores decisões para si mesmo.

Artigos Recentes

Doença de Huntington

Doença de Huntington

A doença de Huntington é uma condição hereditária na qual a célula nervoa do eu cérebro e decompõem gradualmente. Io afeta eu movimento fíico, emoç...
Terapia com Linfedema

Terapia com Linfedema

O linfedema é uma condição que caua inchaço em um ou mai braço ou perna devido ao acúmulo de líquido linfático.Io geralmente ocorre em peoa que fizeram uma ciru...