Medicamentos para fertilidade: opções de tratamento para mulheres e homens
Contente
- Terminologia
- Medicamentos de fertilidade para mulheres
- Drogas do hormônio folículo estimulante (FSH)
- Liofilizado de urofolitropina
- Liofilizado de folitropina alfa
- Clomifeno
- Gonadotrofina coriônica humana (hCG)
- Gonadotrofina coriônica humana recombinante (r-hCG)
- Gonadotrofina coriônica humana (hCG)
- Gonadotrofina menopáusica humana (hMG)
- Antagonistas do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH)
- Acetato de ganirelix
- Acetato de cetrotida
- Agonistas da dopamina
- Bromocriptina
- Cabergolina
- Medicamentos de fertilidade para homens
- Gonadotrofina coriônica humana (hCG)
- Hormônio folículo-estimulante (FSH)
- Gravidez com tratamento de fertilidade
- Converse com seu medico
Introdução
Se você está tentando engravidar e não está funcionando, pode estar explorando um tratamento médico. Os medicamentos para a fertilidade foram introduzidos pela primeira vez nos Estados Unidos na década de 1960 e ajudaram inúmeras pessoas a engravidar. Um dos medicamentos para fertilidade mais comuns da atualidade pode ser uma opção para você ou seu parceiro.
Terminologia
A tabela abaixo define termos que são úteis para saber ao discutir fertilidade.
Prazo | Definição |
Estimulação ovariana controlada (COS) | Um tipo de tratamento de fertilidade. As drogas fazem com que os ovários liberem vários óvulos em vez de um. |
Hormônio luteinizante (LH) | Hormônio produzido pela glândula pituitária. Nas mulheres, o LH promove a ovulação. Nos homens, o LH promove a produção de hormônios masculinos pelo corpo, como a testosterona. |
Hiperprolactinemia | Condição em que a hipófise secreta muito do hormônio prolactina. Altos níveis de prolactina no corpo impedem a liberação de LH e do hormônio folículo-estimulante (FSH). Sem FSH e LH suficientes, o corpo de uma mulher pode não ovular. |
Infertilidade | Incapacidade de engravidar após um ano de sexo desprotegido em mulheres com menos de 35 anos ou após seis meses de sexo desprotegido em mulheres com mais de 35 anos |
Fertilização in vitro (FIV) | Um tipo de tratamento de fertilidade. Os óvulos maduros são removidos dos ovários da mulher. Os óvulos são fertilizados com esperma em um laboratório e, em seguida, colocados no útero da mulher para se desenvolverem mais. |
Ovulação | A liberação de um óvulo do ovário de uma mulher |
Síndrome do ovário policístico (SOP) | Condição em que uma mulher não ovula todos os meses |
Insuficiência ovariana prematura (insuficiência ovariana primária) | Condição em que os ovários de uma mulher param de funcionar antes de ela completar 40 anos |
Recombinante | Fabricado com material genético humano |
Medicamentos de fertilidade para mulheres
Muitos tipos de medicamentos de fertilidade para mulheres estão disponíveis hoje. Você pode notar que há mais drogas listadas neste artigo para mulheres do que para homens. Isso ocorre principalmente porque é mais fácil promover a produção de óvulos nas mulheres do que aumentar a contagem de espermatozoides nos homens. Aqui estão os medicamentos comuns para fertilidade para mulheres.
Drogas do hormônio folículo estimulante (FSH)
FSH é um hormônio produzido pelo seu corpo. Isso faz com que um dos óvulos em seus ovários amadureça e faz com que um folículo se forme em torno do óvulo em maturação. Estas são as etapas principais pelas quais o corpo feminino passa ao se preparar para ovular. Como o FSH produzido pelo corpo, a forma medicamentosa do FSH também pode promover a ovulação.
FSH é recomendado para mulheres cujos ovários funcionam, mas cujos óvulos não amadurecem regularmente. FSH não é recomendado para mulheres com falência ovariana prematura. Antes de receber FSH, você provavelmente será tratado com um medicamento chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG).
O FSH está disponível nos Estados Unidos em várias formas.
Liofilizado de urofolitropina
Este medicamento é feito de FSH humano. É administrado por injeção subcutânea. Isso significa que é injetado na área gordurosa logo abaixo da pele. A urofolitropina está disponível apenas como medicamento de marca Bravelle.
Liofilizado de folitropina alfa
Este medicamento é uma versão recombinante do FSH. Também é administrado por injeção subcutânea. Follitropin está disponível apenas como medicamentos de marca Follistim AQ e Gonal-F.
Clomifeno
O clomifeno é um modulador seletivo do receptor de estrogênio (SERM). Ele age estimulando a glândula pituitária. Esta glândula produz FSH. O clomifeno leva a glândula a secretar mais FSH. É frequentemente usado para mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP) ou outros problemas de ovulação.
O clomifeno é apresentado na forma de comprimido para administração oral. Só está disponível como medicamento genérico.
Gonadotrofina coriônica humana (hCG)
A gonadotrofina coriônica humana é um hormônio produzido pelo corpo. Ele aciona um folículo em um de seus ovários para liberar um óvulo maduro. Ele também ativa os ovários para produzir o hormônio progesterona. A progesterona faz muitas coisas, incluindo preparar o útero para que um óvulo fertilizado se implante nele.
A forma medicamentosa de hCG é freqüentemente usada com clomifeno ou gonadotrofina menopáusica humana (hMG). Ele só deve ser usado em mulheres com ovários funcionando. Não deve ser usado em mulheres com falência ovárica prematura. O medicamento hCG está disponível nos Estados Unidos em duas formas.
Gonadotrofina coriônica humana recombinante (r-hCG)
Este medicamento é administrado por injeção subcutânea. Antes de usar r-hCG, você será pré-tratado com gonadotrofina menopáusica humana ou FSH. O hCG recombinante é administrado em dose única um dia após a última dose do pré-tratamento. Este medicamento está disponível apenas como medicamento de marca Ovidrel.
Gonadotrofina coriônica humana (hCG)
Esta droga é injetada em seu músculo. Isso é chamado de injeção intramuscular. Antes de usar este medicamento, você será pré-tratado com gonadotrofina menopáusica humana ou FSH. A gonadotrofina coriônica humana é administrada em dose única um dia após a última dose do pré-tratamento. Este medicamento está disponível como medicamento genérico e como medicamentos de marca Novarel e Pregnyl.
Gonadotrofina menopáusica humana (hMG)
Este medicamento é uma combinação dos dois hormônios humanos FSH e LH. A gonadotrofina menopáusica humana é usada para mulheres cujos ovários são basicamente saudáveis, mas não podem desenvolver óvulos. Não é usado para mulheres com falência ovariana prematura. Este medicamento é administrado por injeção subcutânea. Ele está disponível apenas como medicamento de marca Menopur.
Antagonistas do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH)
Os antagonistas de GnRH são frequentemente usados em mulheres tratadas com uma técnica chamada estimulação ovariana controlada (COS). COS é normalmente usado com tratamentos de fertilidade, como fertilização in vitro (FIV).
Os antagonistas do GnRH atuam impedindo o corpo de produzir FSH e LH. Esses dois hormônios fazem com que os ovários liberem óvulos. Ao suprimi-los, os antagonistas de GnRH evitam a ovulação espontânea. Isso ocorre quando os óvulos são liberados dos ovários muito cedo. Essas drogas permitem que os óvulos amadureçam adequadamente para que possam ser usados para fertilização in vitro.
Os antagonistas de GnRH são normalmente usados com hCG. Dois antagonistas de GnRH estão disponíveis nos Estados Unidos.
Acetato de ganirelix
Este medicamento é administrado por injeção subcutânea. Só está disponível como medicamento genérico.
Acetato de cetrotida
Este medicamento também é administrado por injeção subcutânea. Ele está disponível apenas como o medicamento de marca Cetrotide.
Agonistas da dopamina
Os antagonistas da dopamina podem ser usados para tratar uma condição chamada hiperprolactinemia. Os medicamentos atuam reduzindo a quantidade de prolactina que a glândula pituitária libera. Os seguintes medicamentos agonistas da dopamina estão disponíveis nos Estados Unidos.
Bromocriptina
Este medicamento é fornecido na forma de um comprimido que você toma por via oral. Está disponível como medicamento genérico e como medicamento de marca Parlodel.
Cabergolina
Este medicamento é fornecido na forma de um comprimido que você toma por via oral. Só está disponível como medicamento genérico.
Medicamentos de fertilidade para homens
Medicamentos para a fertilidade para homens também estão disponíveis nos Estados Unidos.
Gonadotrofina coriônica humana (hCG)
A gonadotrofina coriônica humana ocorre naturalmente apenas no corpo das mulheres. A forma medicamentosa do hCG é administrada aos homens por injeção subcutânea. É usado para aumentar a produção de testosterona. Este medicamento está disponível como medicamento genérico. Também está disponível como medicamentos de marca Novarel e Pregnyl.
Hormônio folículo-estimulante (FSH)
Os corpos dos homens produzem FSH para ajudar a estimular a produção de esperma. A forma medicamentosa do FSH tem o mesmo propósito. Ele está disponível nos Estados Unidos como liofilizado de folitropina alfa. Este medicamento é uma versão recombinante do FSH. A folitropina é administrada por injeção subcutânea. Ele está disponível como medicamentos de marca Follistim AQ e Gonal-F.
Gravidez com tratamento de fertilidade
Bebês concebidos com tratamento de fertilidade | HealthGroveConverse com seu medico
Se você está lidando com infertilidade, converse com seu médico. Eles podem informá-lo sobre todas as suas opções de tratamento, incluindo medicamentos para fertilidade. Revise esta lista de medicamentos com seu médico e certifique-se de fazer todas as perguntas que você tiver. Suas perguntas podem incluir:
- Qual é a razão da minha infertilidade ou do meu parceiro?
- Sou, ou meu parceiro, candidato a tratamento com medicamentos para fertilidade?
- O meu seguro cobre o tratamento com medicamentos para fertilidade?
- Existem outros tratamentos não medicamentosos que poderiam ajudar a mim ou a meu parceiro?
Aprender sobre todas as suas opções de tratamento pode ajudá-lo a se sentir mais informado e mais capaz de escolher a abordagem de tratamento de fertilidade certa para você.