É permitido tomar uma vacina contra a gripe durante a doença?
Contente
- É seguro?
- E quanto à vacina de spray nasal?
- Crianças e bebês
- Riscos
- Efeitos colaterais
- Efeitos colaterais do spray nasal
- Efeitos colaterais graves
- Quando você não deveria tomar uma vacina contra a gripe
- O resultado final
A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza. Pode ser transmitido de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias ou entrando em contato com uma superfície contaminada.
Em algumas pessoas, a gripe causa uma doença leve. No entanto, em outros grupos, pode ser potencialmente grave e até mesmo fatal.
A vacina contra a gripe sazonal está disponível todos os anos para ajudar na defesa contra o adoecimento por gripe. Ele protege contra três ou quatro cepas de influenza que a pesquisa determinou que serão prevalentes durante a próxima temporada de gripe.
O recomenda que todas as pessoas com 6 meses ou mais tomem a vacina contra a gripe todos os anos. Mas o que acontece se você já estiver doente? Você ainda pode tomar uma vacina contra a gripe?
É seguro?
É seguro receber a vacina contra a gripe se você estiver doente com uma doença leve. Alguns exemplos de doenças leves incluem resfriados, infecções nos seios da face e diarreia leve.
Uma boa regra é falar com seu médico antes de receber a vacina contra a gripe se você estiver com febre ou tiver uma doença moderada a grave. Eles podem decidir adiar sua vacina contra a gripe até depois de você se recuperar.
E quanto à vacina de spray nasal?
Além da vacina contra a gripe, uma vacina em spray nasal está disponível para indivíduos não grávidas com idades entre 2 e 49 anos. Esta vacina usa uma forma enfraquecida de influenza que não pode causar doenças.
Tal como acontece com a vacina contra a gripe, as pessoas com uma doença leve podem receber a vacina em spray nasal. No entanto, pessoas com doenças moderadas a graves podem precisar esperar até que se recuperem.
Crianças e bebês
É importante que as crianças recebam as vacinas a tempo, a fim de se protegerem de infecções potencialmente graves, incluindo a gripe. Crianças com 6 meses ou mais podem receber a vacina contra a gripe.
É seguro para as crianças tomarem a vacina contra a gripe se tiverem uma doença leve. De acordo com o, as crianças ainda podem ser vacinadas se tiverem:
- febre baixa (inferior a 101°F ou 38,3°C)
- um nariz escorrendo
- tosse
- diarréia leve
- um resfriado ou infecção no ouvido
Se seu filho está doente e você não tem certeza se deve receber uma vacina contra a gripe, converse sobre seus sintomas com um médico. Eles poderão determinar se a vacina contra a gripe do seu filho deve ser adiada.
Riscos
Você pode se preocupar com o fato de que ser vacinado durante a doença pode diminuir os níveis de proteção, pois seu sistema imunológico já está ocupado lutando contra uma infecção existente. No entanto, uma doença leve é a forma como seu corpo reage à vacina.
Os estudos sobre a eficácia da vacina em pessoas doentes são bastante limitados. de outras vacinas indicaram que ter uma doença leve no momento da vacinação não parece afetar a resposta do corpo.
Um risco de vacinar enquanto estiver doente é que será difícil distinguir sua doença de uma reação à vacina. Por exemplo, a febre que você tem é devido à sua doença preexistente ou a uma reação à vacina?
Por último, o nariz entupido pode afetar a eficácia da aplicação da vacina em spray nasal. Por causa disso, você pode optar por receber a vacina contra a gripe ou adiar a vacinação até que os sintomas nasais desapareçam.
Efeitos colaterais
A vacina contra a gripe não pode causar gripe. Isso ocorre porque ele não contém um vírus ativo. No entanto, existem alguns efeitos colaterais potenciais que você pode sentir após a vacinação. Esses sintomas geralmente duram pouco e podem incluir:
- vermelhidão, inchaço ou dor no local da injeção
- dores e dores
- dor de cabeça
- febre
- fadiga
- dor de estômago ou náusea
- desmaio
Efeitos colaterais do spray nasal
O spray nasal pode ter alguns efeitos colaterais adicionais. Em crianças, isso inclui coriza, respiração ofegante e vômito. Os adultos podem apresentar coriza, tosse ou dor de garganta.
Efeitos colaterais graves
Os efeitos colaterais graves da vacinação contra a gripe são muito raros. No entanto, é possível ter uma reação alérgica grave à vacina. Isso normalmente acontece dentro de minutos a horas após a vacinação e pode incluir sintomas como:
- respiração ofegante
- inchaço da garganta ou rosto
- Problemas respiratórios
- urticária
- sentindo fraqueza
- tontura
- batimento cardíaco acelerado
A fraqueza pode indicar a síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune rara, mas grave. Em casos raros, algumas pessoas apresentam essa condição após receberem a vacina contra a gripe. Outros sintomas incluem dormência e formigamento.
Se você acha que está apresentando sintomas da síndrome de Guillain-Barré ou tendo uma reação grave à vacina contra a gripe, procure atendimento médico imediatamente.
Quando você não deveria tomar uma vacina contra a gripe
As seguintes pessoas não devem tomar a vacina contra a gripe:
- crianças menores de 6 meses
- pessoas que tiveram uma reação grave ou com risco de vida à vacina da gripe ou a qualquer um de seus componentes
Você também deve falar com seu médico antes da vacinação se tiver:
- uma severa alergia a ovos
- uma alergia severa a qualquer um dos componentes da vacina
- tinha síndrome de Guillain-Barré
Também é importante observar que existem diferentes formulações da vacina contra a gripe para pessoas de diferentes idades. Converse com seu médico sobre qual é apropriado para você.
O resultado final
A cada outono e inverno, os casos de gripe começam a aumentar. Receber a vacina contra a gripe todos os anos é uma forma importante de se proteger contra a gripe.
Você ainda pode tomar a vacina contra a gripe se tiver uma doença leve, como um resfriado ou infecção sinusal. Pessoas com febre ou doença moderada ou grave podem precisar adiar a vacinação até se recuperarem.
Se você estiver doente e não tiver certeza se deve receber uma vacina contra a gripe, converse com seu médico sobre seus sintomas. Eles poderão aconselhá-lo sobre se é melhor esperar.