Os 18 melhores alimentos saudáveis para comprar a granel (e os piores)
Contente
- 1. Feijão Seco e Lentilhas
- 2. Bagas congeladas
- 3. Carne e aves congeladas
- 4. Vegetais congelados
- 5. mel
- 6. Aveia
- 7. Frutas Secas
- 8. Nozes na casca
- 9. Certos grãos inteiros
- 10. Pipoca
- 11. Macarrão Seco
- 12. Óleo de coco
- 13. Sementes de Chia
- 14. Manteiga de amendoim
- 15. Pós Verdes
- 16. Proteína em pó
- 17. Vinagre de maçã
- 18. Levedura Nutricional
- Piores alimentos para comprar a granel
- Frutas e vegetais frescos
- Óleos
- Ovos
- Farinha
- Especiarias
- Alimentos Preparados
- The Bottom Line
Comprar alimentos em grandes quantidades, também conhecido como compras a granel, é uma excelente maneira de encher sua despensa e geladeira enquanto reduz os custos dos alimentos.
Certos itens têm um grande desconto quando comprados a granel, tornando-se um hábito econômico que pode economizar muito dinheiro.
Embora alguns alimentos sejam as escolhas ideais para compras a granel devido à longa vida útil ou ao congelamento, alimentos mais perecíveis devem ser comprados em quantidades menores para evitar a deterioração.
Aqui estão os 18 melhores alimentos saudáveis para comprar a granel - e alguns dos piores.
1. Feijão Seco e Lentilhas
Os feijões secos e as lentilhas são um dos alimentos mais estáveis na prateleira.
O termo “estável na prateleira” refere-se a alimentos que podem ser armazenados em temperatura ambiente por um longo período antes de estragar.
Embora armazenar feijões e lentilhas possa levar à degradação de certos nutrientes ao longo do tempo, alguns estudos mostraram que alguns feijões permanecem comestíveis por 10 ou mais anos (1, 2).
Feijões e lentilhas são ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais, o que os torna uma escolha saudável para compras a granel.
Além disso, podem ser adicionados a uma grande variedade de pratos, como sopas, caril, ensopados e saladas.
2. Bagas congeladas
Embora deliciosas e nutritivas, as bagas frescas podem ser caras e altamente perecíveis.
Felizmente, as frutas congeladas são semelhantes em valor nutricional às frutas frescas e podem ser compradas a granel a preços mais baixos ().
A colheita e o congelamento rápido dos bagos prolongam a vida de prateleira e mantêm o conteúdo nutricional dos bagos frescos ().
De acordo com o USDA, frutas congeladas, como as bagas, podem ser armazenadas com segurança no freezer por até seis meses (5).
Adicionar bagas à sua dieta pode beneficiar a saúde de várias maneiras, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas, certos tipos de câncer, diabetes e declínio mental (,,).
3. Carne e aves congeladas
Como a carne fresca e as aves estragam rapidamente quando armazenadas na geladeira, congelá-las é uma excelente maneira de evitar o desperdício de alimentos.
De acordo com o aplicativo USDA FoodKeeper, a carne congelada como o bife pode durar no freezer por até 12 meses, enquanto o peito de frango pode durar até nove meses.
Congelar fontes de proteína imediatamente após a compra pode estender a usabilidade para que você não tenha que correr para a loja sempre que precisar de carne ou frango para uma receita.
4. Vegetais congelados
Como as frutas vermelhas e outros tipos de frutas, os vegetais frescos tendem a se estragar rapidamente, mesmo quando armazenados corretamente.
Por esse motivo, estocar vegetais congelados como espinafre, brócolis e abóbora é uma boa ideia, pois a maioria pode ser armazenada no congelador por até oito meses.
Os vegetais são repletos de nutrientes, razão pela qual dietas que incluem vegetais frescos e congelados têm sido associadas a inúmeros benefícios à saúde.
Por exemplo, pessoas que ingerem mais vegetais têm menor risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes, do que aquelas que consomem pequenas quantidades de vegetais ().
5. mel
Embora se acredite que o mel permanece comestível indefinidamente, alguns fatores podem afetar sua qualidade e diminuir sua vida útil.
As condições de armazenamento, incluindo calor e umidade, podem afetar o aroma, a textura e o sabor do mel, dificultando sua vida útil (10).
Como não há como definir uma data de validade para todos os tipos de mel devido a diferenças no armazenamento, o Conselho Nacional do Mel recomenda armazenar o mel por até dois anos.
Esta ainda é uma vida útil incrivelmente longa, tornando o mel o item perfeito para comprar a granel.
6. Aveia
A aveia não é apenas um grão versátil e saudável, mas também tem uma vida útil longa.
O aplicativo FoodKeeper afirma que aveia fresca pode ser armazenada por até quatro meses na despensa.
Congelar aveia em recipientes herméticos pode estender ainda mais sua vida útil, levando mais quatro meses para a data de validade.
A aveia é rica em vitaminas B, magnésio e zinco, bem como um tipo particular de fibra chamada beta-glucana, que pode ajudar a baixar o colesterol, reduzir os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensação de saciedade (, 12).
7. Frutas Secas
A fruta seca é altamente nutritiva e contém uma quantidade impressionante de fibras, vitaminas e minerais ().
Além do mais, é um item de despensa saudável que tem uma vida útil muito mais longa do que frutas frescas.
Frutas secas como manga, cranberries e damascos podem ser armazenadas por até seis meses. Depois de abertos, guardá-los na geladeira permitirá que durem mais seis meses.
Lembre-se de que frutas secas têm mais calorias e açúcar do que frutas frescas e devem ser consumidas em pequenas quantidades. Escolha frutas secas sem açúcar sempre que possível para limitar a ingestão de açúcar adicionado.
8. Nozes na casca
As nozes com casca duram muito mais do que as nozes sem casca, tornando-as uma ótima opção para armazenamento por longo prazo.
Na maioria dos casos, comprar nozes com casca estende sua vida útil.
Por exemplo, amêndoas com casca duram até seis meses quando armazenadas a 68 ℉ (20 ℃), enquanto amêndoas com casca duram apenas quatro meses quando armazenadas na mesma temperatura (14).
Compre nozes como amêndoas, nozes, amendoins e nozes com casca e quebre-as com um quebra-nozes conforme necessário.
Um benefício extra das nozes com casca é que leva mais tempo e esforço para prepará-las do que as nozes sem casca, o que pode retardar a ingestão de alimentos e levar a uma redução na ingestão de calorias.
9. Certos grãos inteiros
Certos grãos inteiros, como farro, espelta, arroz selvagem, quinua e amaranto, têm vidas úteis surpreendentemente longas.
Por exemplo, de acordo com o aplicativo FoodKeeper, a quinoa não cozida pode durar até três anos quando armazenada corretamente em uma despensa.
Os grãos integrais são excelentes suplementos para qualquer refeição, fornecendo uma fonte saudável de fibras, vitaminas, antioxidantes e compostos vegetais poderosos que beneficiam a saúde ().
Outra razão para estocar grãos inteiros é que eles estão entre os mais versáteis de todos os ingredientes e podem ser adicionados ao café da manhã, almoço, jantar e lanches.
10. Pipoca
Pipoca inteira pode ser adquirida a granel e armazenada por até dois anos em temperatura ambiente.
Ao contrário da pipoca instantânea embalada que contém ingredientes prejudiciais à saúde, como aditivos nocivos e gorduras prejudiciais à saúde, a pipoca inteira é totalmente natural.
Sem falar que preparar sua própria pipoca é divertido e permite controlar os ingredientes que consome.
Além disso, a pipoca é rica em antioxidantes fibras, fósforo, manganês, zinco e polifenóis, tornando-a um lanche saudável quando consumida com moderação (16).
11. Macarrão Seco
Ao contrário da massa fresca, que precisa ser cozida em alguns dias, a massa seca pode ser armazenada por até dois anos.
A massa de trigo integral é uma escolha melhor do que a massa branca refinada, uma vez que é mais baixa em calorias e mais alta em certos nutrientes, incluindo fibra, manganês e magnésio (17).
Para aqueles que não toleram o glúten encontrado na massa à base de trigo, a massa de arroz integral e a massa feita de grãos sem glúten são alternativas saudáveis com vidas úteis semelhantes.
Diferentes tipos de massa podem ser encontrados na seção a granel de supermercados e normalmente são oferecidos com taxas de desconto.
12. Óleo de coco
Muitas gorduras não podem ser armazenadas a longo prazo devido ao risco de oxidação, que pode levar à deterioração.
No entanto, o óleo de coco tem uma vida útil muito mais longa e é mais resistente à oxidação do que outros óleos vegetais ().
Além disso, o óleo de coco virgem não refinado contém antioxidantes poderosos que ajudam a proteger o óleo da deterioração ().
Os tempos de armazenamento podem variar dependendo da temperatura e da exposição à luz, mas o aplicativo FoodKeeper sugere que o óleo de coco armazenado em um local fresco e escuro deve durar até três anos.
O óleo de coco pode ser usado para cozinhar, assar e cuidar da pele.
13. Sementes de Chia
As sementes de chia são frequentemente chamadas de superalimentos devido à sua impressionante concentração de gorduras ômega-3, fibras, magnésio, cálcio e antioxidantes (20).
Embora as sementes de chia sejam nutritivas, também tendem a ser caras.
Felizmente, as sementes de chia compradas a granel geralmente têm preço mais baixo do que as sementes de chia compradas em quantidades menores.
Além disso, as sementes de chia têm uma vida útil longa, de cerca de 18 meses, quando armazenadas em um local fresco e escuro.
14. Manteiga de amendoim
Com sua textura cremosa e sabor satisfatório, a manteiga de amendoim é um item básico na despensa da maioria das pessoas.
Comprar manteiga de amendoim em potes grandes é mais econômico, pois a manteiga de amendoim a granel é vendida com desconto.
A manteiga de amendoim é uma excelente fonte de proteína vegetal, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais e pode ser usada de várias maneiras (21).
A manteiga de amendoim natural é mais saudável do que as marcas processadas que contêm açúcar adicionado e óleos hidrogenados.
Mantenha a manteiga de amendoim natural fechada na geladeira para mantê-la fresca por até 12 meses. Após a abertura, espere que a manteiga de amendoim dure de três a quatro meses na geladeira.
15. Pós Verdes
Conseguir verduras suficientes pode ser um desafio para algumas pessoas.
Além do mais, verduras frescas precisam ser usadas alguns dias antes de começarem a degradar.
Os pós verdes são suplementos nutricionais feitos de verduras secas e pulverizadas como couve, espinafre e grama de trigo.
Não apenas os verdes em pó são altamente nutritivos, mas a maioria das marcas também permanecerá fresca na geladeira ou no freezer depois de abertos por até dois anos.
Comprar verduras em pó a granel garantirá que você tenha um suprimento duradouro desse produto saudável para adicionar a smoothies, iogurtes e outras receitas.
16. Proteína em pó
Proteínas em pó de alta qualidade podem ser caras.
No entanto, a maioria das empresas oferece recipientes maiores de vários pós de proteína a preços mais baratos.
Como a maioria das pessoas que usa proteína em pó o faz regularmente, comprar grandes quantidades a um custo menor é uma maneira inteligente de economizar dinheiro.
Algumas das proteínas em pó mais populares, incluindo proteína de soro de leite e ervilha, normalmente expiram em torno de 8 a 18 meses após a compra ().
17. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um ingrediente multiuso que pode ser usado tanto em alimentos quanto como agente de limpeza natural.
Devido à sua versatilidade, o vinagre de maçã pode ser usado rapidamente, especialmente por aqueles que confiam nele como agente de limpeza.
Felizmente, o vinagre de maçã é vendido em grandes recipientes que podem durar até cinco anos quando armazenados em temperatura ambiente (23).
Além do mais, o vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e até demonstrou reduzir o açúcar no sangue e promover a perda de peso (,).
18. Levedura Nutricional
A levedura nutricional contém uma dose poderosa de nutrientes e é especialmente popular entre aqueles que seguem dietas à base de plantas.
A levedura nutricional é uma excelente fonte de vitamina B12, tiamina, riboflavina, niacina, folato, magnésio, zinco e proteína (26).
Tem um sabor saboroso de queijo e pode ser adicionado a pratos para aumentar os nutrientes.
A levedura nutricional pode ser adquirida a granel a preços mais baixos do que em embalagens menores e tem uma vida útil de até dois anos.
Piores alimentos para comprar a granel
É uma escolha inteligente comprar alguns alimentos em grandes quantidades para economizar dinheiro. No entanto, os alimentos a seguir são mais perecíveis e devem ser comprados apenas em pequenas quantidades.
Frutas e vegetais frescos
Se você compra produtos frescos regularmente, é provável que tenha encontrado vegetais ou frutas podres em sua geladeira que não foram usados a tempo.
Embora haja exceções, muitas frutas e vegetais frescos, como frutas vermelhas, abobrinha e verduras, têm uma vida útil de menos de uma semana antes de começarem a apodrecer.
Ao comprar frutas e vegetais frescos, compre apenas o que você sabe que usará na próxima semana para evitar o desperdício de alimentos.
Óleos
Embora óleos saturados, como óleo de coco e óleo de palma, armazenem bem, outros óleos não devem ser comprados a granel.
Os óleos vegetais que contêm grandes quantidades de gorduras poliinsaturadas como os óleos de cártamo, soja e girassol são mais suscetíveis à oxidação, especialmente quando armazenados em recipientes de vidro transparente ou plástico ().
Óleos ricos em gorduras poliinsaturadas só devem ser comprados em pequenas quantidades e armazenados em locais frescos e escuros para prevenir a oxidação.
Ovos
Grandes lojas de descontos geralmente vendem ovos a granel a preços promocionais.
Se você tem uma família grande que come ovos diariamente, comprar a granel pode ser econômico.
No entanto, aqueles que raramente comem ovos e aqueles com famílias pequenas podem não conseguir terminar algumas dezenas de ovos antes da data de validade de três a cinco semanas ().
Farinha
Para evitar a deterioração, as farinhas brancas, de trigo integral e à base de nozes não devem ser compradas a granel.
A farinha de trigo integral tem uma vida útil de apenas três meses, enquanto a farinha branca pode começar a estragar depois de seis meses.
Algumas farinhas à base de nozes são ainda mais suscetíveis à deterioração e devem ser armazenadas na geladeira ou no freezer.
Especiarias
Como os temperos são usados em pequenas quantidades, é melhor evitar a compra de contêineres a granel.
Os temperos podem perder sua potência com o tempo e devem ser substituídos a cada 6 a 12 meses para um sabor ideal.
Alimentos Preparados
Não fique tentado a estocar seus alimentos preparados favoritos quando estiverem à venda, a menos que planeje comê-los rapidamente.
Pratos como salada de ovo, salada de frango e macarrão cozido duram apenas alguns dias na geladeira.
Além do mais, comer alimentos preparados após sua data de validade pode colocar você em risco de doenças transmitidas por alimentos ().
Resumo Embora faça sentido comprar alguns itens a granel, alimentos como óleos, ovos, produtos frescos, farinha, especiarias e alimentos preparados devem ser comprados apenas em pequenas quantidades.The Bottom Line
Muitos alimentos saudáveis podem ser comprados a granel a preços promocionais.
Feijões secos, aveia, aves congeladas, manteiga de amendoim e frutas e vegetais congelados são alguns exemplos de itens nutritivos que têm longa vida útil.
Esses alimentos podem ser armazenados na despensa, no freezer ou na geladeira por muitos meses, por isso comprá-los a granel é uma escolha inteligente.
No entanto, a compra de produtos perecíveis como produtos frescos e ovos deve ser evitada para reduzir o desperdício de alimentos e evitar o consumo de alimentos estragados.
Abasteça-se de itens nutritivos e não perecíveis a granel para garantir que você sempre tenha ingredientes disponíveis para fazer refeições e lanches saudáveis e deliciosos.