O comportamento desafiador do seu filho de 4 anos: isso é típico?
Contente
- O que é considerado um comportamento normal para uma criança de 4 anos?
- Qual é o comportamento sexual normal em uma criança de 4 anos?
- Você deve envolver o seu pediatra?
- Como disciplinar seu filho de 4 anos
- Timeouts
- Reprimenda verbal
- Dicas para gerenciar o comportamento de seu filho de 4 anos
- Próximos passos
Estou me preparando para comemorar o 4º aniversário do meu filho neste verão. E muitas vezes me pergunto, todos os pais têm tanta dificuldade com seus filhos de 4 anos?
Se você estiver no mesmo barco, pode ter certeza de que os estágios "dois terríveis" ou "threenager" são ofuscados pelos quatro ferozes.
Mas a boa notícia é que, à medida que seu filho faz a transição da criança para a pré-escola e para o quase aluno do jardim de infância, você pode se surpreender com o quão adulto ele pode ser.
Aqui está o que você pode esperar do comportamento do seu filho de 4 anos.
O que é considerado um comportamento normal para uma criança de 4 anos?
Pode parecer que seu filho está constantemente desafiando você. Mas eles provavelmente estão agindo de forma adequada para a faixa etária de 4 anos.
À medida que seu filho se aproxima do jardim de infância, é mais provável que ele conheça e concorde com as regras.
De acordo com a American Academy of Pediatrics (AAP), o comportamento normal em uma criança de 4 anos pode incluir:
- querendo agradar e ser como amigos
- mostrando maior independência
- ser capaz de distinguir a fantasia da realidade
- sendo exigente às vezes, às vezes cooperativo
Qual é o comportamento sexual normal em uma criança de 4 anos?
Pode não ser algo que você goste de pensar como pai, mas a sexualidade faz parte da vida, não importa quantos anos você tenha.
O AAP tem um gráfico útil para analisar exatamente o que é o comportamento sexual normal em crianças.
De acordo com a AAP, se seu filho está demonstrando interesse pelos órgãos genitais, pelos genitais de um irmão ou mesmo se masturbando em particular, você não precisa se preocupar. Mas o comportamento sexual persistente com colegas ou crianças de idades diferentes que é resistente à distração dos pais ou causa angústia em outras crianças não é normal. Este comportamento pode justificar uma discussão com o médico do seu filho.
Você deve envolver o seu pediatra?
É melhor falar com seu pediatra ou especialista se seu filho estiver exibindo um comportamento indesejável consistente que o coloque ou a outras crianças em perigo ou torne situações sociais impossíveis.
Seu filho pode precisar de uma avaliação profissional ou ter necessidades especiais que precisam ser controladas. Muitos pais e filhos respondem bem à terapia comportamental, mesmo sem necessidades especiais, para ajudar a aprender o comportamento e a resposta apropriados em uma situação tensa.
Como disciplinar seu filho de 4 anos
Lidar com uma criança desafiadora de 4 anos pode ser frustrante. Isso pode fazer você se perguntar se alguma de suas ações está realmente fazendo diferença para seu filho. Mas é importante estar ciente de como suas técnicas disciplinares podem ajudar ou prejudicar seu filho.
Timeouts
Em crianças pré-escolares, os intervalos demonstraram que mudam o comportamento em até 80 por cento do tempo. Timeouts são mais eficazes para mudar um comportamento específico a longo prazo.
A chave para os intervalos é que eles devem envolver certificar-se de que, como pai, você também está se afastando de seu filho. Não é tanto o tempo limite que faz o trabalho, mas o fato de seu filho ser removido da sua atenção que torna o tempo limite tão eficaz.
Você também deve ter certeza de falar sobre o comportamento após o castigo de maneira gentil e amorosa. Entenda que, quando você tenta os intervalos pela primeira vez, o comportamento do seu filho pode piorar inicialmente, pois eles testam um novo limite.
Reprimenda verbal
É necessário usar reprimendas verbais ao lidar com pré-escolares que estão constantemente procurando se meter em encrenca. Mas a chave para usar reprimendas verbais é mantê-las poucas e distantes entre si. Isso significa não se repetir 1.000 vezes. Quando você faz isso, seu filho não o leva a sério.
Você também deve sempre se certificar de enquadrar a reprimenda ao comportamento da criança, não à criança. Por exemplo, você pode dizer: “Johnny, não gosto que você tenha fugido de mim no estacionamento”, em vez de dizer: “Johnny, você é ruim por fugir de mim no estacionamento”.
Dicas para gerenciar o comportamento de seu filho de 4 anos
À medida que você aprende a ajudar a gerenciar com eficácia o comportamento desafiador de seu filho de 4 anos, tente manter estas dicas em mente:
- mantenha um tom emocional positivo
- manter um ciclo de comportamento positivo (elogiar comportamentos que você deseja que seu filho exiba mais e não dar a eles atenção negativa por ações indesejáveis)
- mantenha uma programação regular para acordar, atividades e hora de dormir
- estabelecer estratégias de disciplina consistentes entre os cuidadores
- dê ao seu filho escolhas sempre que apropriado
Próximos passos
Não há dúvida sobre isso, crianças de 4 anos podem ser desafiadoras às vezes. Mas, como muitas partes da paternidade, isso também passará.
Pode ser útil pensar no comportamento do seu filho de 4 anos como um desenvolvimento normal que só o ajudará a crescer e se tornar uma criança saudável e funcional. Fale com o seu pediatra se você e seu filho estiverem lutando contra um comportamento específico ou precisarem de orientação.