O que você precisa saber sobre sua vesícula biliar
Contente
- Qual é o propósito da sua vesícula biliar?
- Onde está localizada sua vesícula biliar?
- Quais são os sintomas típicos de um problema de vesícula biliar?
- Quais são os problemas mais comuns da vesícula biliar?
- Cálculos biliares
- Colecistite
- Doença da vesícula biliar sem cálculos (doença acalculosa da vesícula biliar)
- Coledocolitíase
- Pólipos da vesícula biliar
- Problemas menos comuns da vesícula biliar
- O que você pode fazer para ajudar a evitar problemas na vesícula biliar?
- Você pode viver sem uma vesícula biliar?
- Quando consultar um médico
- A linha inferior
A vesícula biliar é um órgão encontrado em seu abdômen. Sua função é armazenar bile até que seja necessário para digestão. Quando comemos, a vesícula biliar contrai, ou aperta, para enviar bile para o trato digestivo.
Distúrbios da vesícula biliar, como cálculos biliares, são condições digestivas comuns. Estima-se que até 20 milhões de americanos tenham cálculos biliares. Continue lendo para saber mais sobre a vesícula biliar, sua função e os sinais de um problema na vesícula biliar.
Qual é o propósito da sua vesícula biliar?
Sua vesícula biliar é uma parte do seu sistema biliar, que é constituído por seu fígado, vesícula biliar e ductos associados. Este sistema é necessário para a produção, armazenamento e secreção de bile.
A bile é um líquido espesso de cor verde, marrom ou amarela. É usado para ajudar na digestão de gorduras e é produzido pelo seu fígado. Estima-se que seu fígado possa produzir 27 a 34 onças fluidas de bílis por dia.
Durante uma refeição, a bile se move do fígado diretamente para o intestino delgado. No entanto, quando você não está comendo, ele deve ser armazenado em algum lugar até que seja necessário. É aqui que entra a vesícula biliar.
A vesícula biliar armazena e concentra bile. Ele normalmente contém entre 1 e 2,7 onças fluidas. Quando você come algo gordo, a vesícula biliar contrai-se para liberar a bile que armazenou no intestino delgado.
Onde está localizada sua vesícula biliar?
Sua vesícula biliar está localizada no quadrante superior direito do abdome. Esta é a área do lado direito do abdome que varia da parte inferior do esterno (esterno) até o umbigo.
Dentro do seu corpo, a vesícula biliar pode ser encontrada sob o fígado. É aproximadamente do tamanho de uma pequena pera.
Quais são os sintomas típicos de um problema de vesícula biliar?
Um dos sintomas mais comuns de um problema de vesícula biliar é a dor. Essa dor pode:
- venha de repente
- intensificar rapidamente
- ocorre na área superior direita do abdome, mas também pode ser sentida na parte superior direita das costas
- acontecem após uma refeição, geralmente à noite
- duram uma quantidade variável de tempo, de minutos a horas
Outras indicações de que você pode ter um problema de vesícula biliar são sintomas digestivos. Estes podem incluir náuseas e vômitos.
Quais são os problemas mais comuns da vesícula biliar?
Cálculos biliares
Os cálculos biliares são pepitas duras de material que podem se formar na vesícula biliar. Eles podem ser constituídos por colesterol ou sal biliar chamado bilirrubina e podem variar em tamanho.
Não está claro o que causa os cálculos biliares. No entanto, vários fatores de risco incluem, entre outros:
- ser mulher
- carregando excesso de peso
- comer uma dieta rica em gordura ou colesterol
Muitas pessoas com cálculos biliares não apresentam sintomas. No entanto, quando as pedras bloqueiam um ducto no sistema biliar, pode ocorrer dor. Quando os cálculos biliares sintomáticos são deixados sem tratamento, podem ocorrer complicações.
Colecistite
Colecistite é quando sua vesícula biliar fica inflamada. Isso geralmente ocorre devido a um bloqueio causado por cálculos biliares. Outros fatores que podem causar colecistite incluem tumores, infecções ou problemas com a circulação sanguínea.
Alguns dos sintomas mais comuns da colecistite incluem:
- dor intensa localizada na parte superior direita ou no centro do abdômen
- dor que se espalha ou irradia para o ombro direito ou para trás
- um abdômen sensível, especialmente quando tocado
- febre
- náusea ou vômito
Se a condição não for tratada, pode causar complicações potencialmente graves. Isso pode incluir uma lágrima na vesícula biliar ou uma infecção da bílis.
O tratamento pode envolver medicamentos para tratar a inflamação, mas em alguns casos é necessária a remoção da vesícula biliar.
Doença da vesícula biliar sem cálculos (doença acalculosa da vesícula biliar)
Em alguns casos, você pode ter colecistite sem a presença de cálculos biliares. Isso acontece em cerca de 5% das pessoas com colecistite aguda.
Essa condição é frequentemente observada em pessoas com lesões no abdômen ou que passaram algum tempo em uma unidade de terapia intensiva. Acredita-se que seja causado pela falta de oxigênio na vesícula biliar, o que causa a formação de bile.
A doença da vesícula biliar sem pedras é frequentemente tratada com a remoção da vesícula biliar.
Coledocolitíase
A coledocolitíase ocorre quando um cálculo biliar bloqueia o ducto biliar comum. Este é o ducto que leva a bile do fígado ao intestino delgado. Quando isso acontece, a bile começa a voltar ao fígado.
Pessoas com coledocolitíase geralmente experimentam dor na parte superior direita do abdome. Outros sintomas incluem:
- amarelecimento da pele ou olhos, conhecido como icterícia
- urina muito escura
- banquetas de barro
- náusea ou vômito
A condição é tratada removendo o cálculo biliar do ducto usando um endoscópio. A remoção da vesícula biliar também pode ser recomendada para evitar que a condição ocorra novamente.
Pólipos da vesícula biliar
Os pólipos da vesícula biliar são crescimentos que se projetam no interior da vesícula biliar. Cerca de 95% dos pólipos são benignos (não cancerosos).
A maioria das pessoas com pólipos não apresenta sintomas e os pólipos são encontrados por ultrassonografia de rotina ou tomografia computadorizada. No entanto, algumas pessoas experimentam sintomas, como dor na parte superior direita do abdômen e náusea.
Os pólipos que não causam sintomas podem ser monitorados por ultrassom para verificar se aumentam. A remoção da vesícula biliar pode ser recomendada no caso de pólipos sintomáticos ou grandes.
Problemas menos comuns da vesícula biliar
Existem outras condições que podem afetar a vesícula biliar. No entanto, eles ocorrem menos comumente do que as condições discutidas acima:
- Câncer da vesícula biliar. O câncer de vesícula biliar é um tipo raro de câncer. Pouco se sabe sobre o que a causa, mas os fatores de risco podem incluir coisas como ser mulher e ter cálculos biliares ou obesidade.
- Abscesso da vesícula biliar (empiema). Isso acontece quando um pus se forma na vesícula biliar. Pode ser uma complicação séria de colecistite causada por um bloqueio de cálculos biliares.
- Vesícula biliar em porcelana. A vesícula biliar de porcelana é uma condição rara em que o cálcio se acumula na parede interna da vesícula biliar, causando sintomas semelhantes aos dos cálculos biliares. Sua causa não é conhecida.
- Perfuração. É quando o inchaço faz a vesícula borbulhar estourar ou rasgar. A perfuração da vesícula biliar é uma condição com risco de vida.
O que você pode fazer para ajudar a evitar problemas na vesícula biliar?
As estratégias a seguir podem ajudar a diminuir o risco de doenças da vesícula biliar, como cálculos biliares:
- Concentre-se em fibra. Coma alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, vegetais e frutas.
- Escolha gorduras saudáveis. Exemplos incluem azeite e óleo de peixe.
- Limite alimentos açucarados e gordurosos. Tente limitar os alimentos ricos em açúcar, que contêm carboidratos refinados ou ricos em gorduras não saudáveis.
- Mantenha seu peso. Ter sobrepeso ou obesidade é um fator de risco para cálculos biliares. Se você precisar perder peso, planeje perdê-lo lentamente.
- Mantenha um horário regular de alimentação. Pular refeições ou jejuar pode aumentar o risco de cálculos biliares.
Você pode viver sem uma vesícula biliar?
Sua vesícula biliar pode ser removida, se necessário. Isso normalmente é recomendado se você tiver cálculos biliares dolorosos que estão causando bloqueios ou inflamação.
Pessoas sem vesícula biliar podem viver uma vida normal. Seu fígado ainda produzirá a bile necessária para a digestão. No entanto, em vez de ser armazenada na vesícula biliar, a bile se moverá diretamente para o intestino delgado.
Depois de remover a vesícula biliar, pode ser necessário fazer ajustes na dieta para ajudar seu corpo a se adaptar à mudança. As mudanças na dieta podem incluir:
- aumentar gradualmente a quantidade de alimentos ricos em fibras que você come - comer muita fibra logo após a cirurgia pode causar inchaço ou diarréia
- limitando o consumo de alimentos gordurosos
- diminuindo sua ingestão de cafeína
Quando consultar um médico
É importante conversar com seu médico se você acha que tem sintomas de um problema na vesícula biliar, como cálculos biliares. Isso geralmente envolve dor repentina na parte superior direita do seu abdômen. Essa dor geralmente acontece depois de comer.
Alguns sintomas podem indicar um problema mais sério da vesícula biliar. Procure atendimento médico imediato para dores abdominais graves, que durem mais de 5 horas ou ocorram junto com:
- febre
- arrepios
- náusea ou vômito
- amarelecimento da pele ou dos olhos (icterícia)
- urina muito escura
- banqueta cor de barro
A linha inferior
Sua vesícula biliar está localizada na parte superior direita do seu abdômen. Sua função é armazenar a bile produzida pelo fígado.
Existem várias condições que podem afetar a vesícula biliar, as mais comuns são os cálculos biliares. Os cálculos biliares não tratados podem levar a complicações potencialmente graves, como bloqueios e inflamação.
Consulte o seu médico se você tiver dores na parte superior direita do seu abdômen, principalmente depois de comer. Isso pode ser um sintoma de cálculos biliares.
Dor intensa na parte direita do abdômen, acompanhada de náusea ou vômito, febre e calafrios, pode indicar uma condição mais séria que requer atenção médica de emergência.