Dor de gás no peito: causas, tratamento e muito mais
Contente
- Sintomas
- Causas
- Sensibilidade e intolerâncias alimentares
- Intoxicação alimentar
- Condições inflamatórias
- Síndrome do intestino irritável
- Doenças da vesícula biliar
- Diagnóstico
- Remédios naturais
- Outros tratamentos
- Complicações
- Prevenção
- Leve embora
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
visão global
A dor gasosa é sentida com mais frequência no abdômen, mas também pode ocorrer no peito.
Embora o gás seja desconfortável, normalmente não é um grande motivo de preocupação por si só quando experimentado na ocasião. Dor de gás no peito, no entanto, é um pouco menos comum, por isso é importante prestar atenção a ela. Se não passar após um curto período, pode indicar outras condições graves.
Sintomas
A dor do gás no peito pode ser parecida com uma pontada ou um aperto geral na área do peito. Outros sintomas podem incluir:
- arroto
- indigestão
- passagem voluntária ou involuntária do excesso de gás, que pode aliviar a dor
- perda de apetite
- inchaço
- dor que muda para diferentes partes do abdômen
Pode ser difícil para muitas pessoas dizer se estão sentindo dores no peito de gases, outras condições como refluxo ácido ou algo ainda mais sério como um ataque cardíaco.
Se você sentir algum dos seguintes sintomas junto com dor no peito, procure atendimento médico de emergência, pois pode indicar um ataque cardíaco:
- falta de ar
- desconforto no peito que pode ser parecido com pressão ou dor, que pode ir e vir
- desconforto em outras áreas da parte superior do corpo, incluindo braços, costas, pescoço, estômago ou mandíbula
- começando a suar frio
- náusea
- tontura
Ataques cardíacos se manifestam de maneira diferente em homens e mulheres. As mulheres têm maior probabilidade de sentir falta de ar, náuseas ou vômitos e dores nas costas ou na mandíbula do que os homens. Eles também têm menos probabilidade de sentir dor no braço.
Causas
A dor gasosa é freqüentemente sentida na parte inferior do tórax e pode ser causada por algo tão simples como uma reação inadequada a certos alimentos ou substâncias. As bebidas carbonatadas e os álcoois com açúcar, por exemplo, podem causar excesso de gases em alguns indivíduos. Em outros, os alimentos aos quais você pode ser sensível ou alérgico podem causar dor de gás.
Sensibilidade e intolerâncias alimentares
Às vezes, as intolerâncias alimentares são as culpadas pela dor de gás no peito. Comer laticínios se você for intolerante à lactose pode causar um acúmulo de gases em excesso, causando dor no peito. Da mesma forma, se você é sensível ao glúten ou tem doença celíaca, comer alimentos contaminados mesmo com vestígios de trigo pode causar sintomas semelhantes. A contaminação por glúten também pode causar inflamação nos intestinos que pode levar até seis meses para cicatrizar totalmente, afetando negativamente a digestão a longo prazo.
Intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar pode causar uma dor repentina de gás no peito, caso você nunca tenha experimentado isso antes. É causada pela ingestão de alimentos contaminados com bactérias, vírus ou parasitas. Outros sintomas, que podem durar de algumas horas a alguns dias, geralmente incluem:
- náusea
- vomitando
- febre
- dor abdominal
- diarreia aquosa ou com sangue
Condições inflamatórias
Condições inflamatórias como DII ou Crohn - que podem causar inflamação severa nos intestinos e afetar a digestão - também podem causar dor de gás no peito. Outros sintomas incluem episódios recorrentes de:
- dor abdominal
- diarréia
- sangramento retal
- constipação
- perda de peso
- fadiga
- suor noturno
Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável (SII) é uma condição comum não inflamatória que causa sintomas gastrointestinais. Esses sintomas tendem a ser desencadeados pelo estresse e podem piorar após as refeições. IBS pode causar dor de gás, que pode ocorrer no peito, bem como:
- dor abdominal
- cólicas
- constipação
- diarréia
Doenças da vesícula biliar
As doenças da vesícula biliar e os cálculos biliares podem causar dores de gases no peito, especialmente se alguma condição estiver fazendo com que a vesícula não esvazie completamente. As doenças da vesícula biliar costumam causar gases em excesso e dor no peito. Outros sintomas podem incluir:
- vomitando
- náusea
- arrepios
- fezes claras ou cor de argila
Diagnóstico
Pode ser difícil para os médicos diagnosticar a dor de gás no peito com base apenas em um exame físico preliminar, então eles provavelmente solicitarão testes de acompanhamento para ter certeza do que é. Isso pode incluir um EKG para se certificar de que seu coração não é a causa do desconforto.
Outros testes que eles podem solicitar incluem:
- Exames de sangue para pesquisar infecções e marcadores de doença celíaca ou doença de Crohn.
- Uma endoscopia, onde uma câmera iluminada é fixada na extremidade da sonda e desce pela boca e garganta até o estômago, para avaliar a saúde esofágica.
- Um teste de fezes, para pesquisar parasitas e sintomas de sangramento que podem estar associados à síndrome de Crohn ou SII.
- Testes de intolerância à lactose, o mais comum dos quais requer que você beba uma bebida cheia de lactose antes de fazer um exame de sangue, duas horas depois. Se sua glicose não subir, você pode ser intolerante à lactose.
- Um ultrassom abdominal para avaliar órgãos como o estômago e a vesícula biliar.
Remédios naturais
Se você estiver sentindo dores de gás no peito, a primeira coisa que você deve fazer é beber muitos líquidos não carbonatados. Pode melhorar a digestão e resolver a constipação, fazendo com que o gás se mova pelo sistema. A água é sempre uma boa escolha, e os chás descafeinados quentes, como o de gengibre ou de hortelã-pimenta, podem ter efeitos anti-flatulentos.
Você não precisa apenas se limitar ao chá de gengibre - todas as formas de gengibre podem realmente causar náuseas ou vômitos. Se você estiver usando gengibre fresco, gengibre em pó ou chá de gengibre, mantenha um pouco à mão para usar no futuro gases ou problemas digestivos.
Evite bebidas carbonatadas ou com cafeína, que podem causar gases ativamente. Se você é intolerante à lactose, fique longe de laticínios.
Se possível, fazer algum exercício - mesmo em pequenas quantidades - pode ajudar a melhorar a digestão e mover os gases pelo corpo. Andar por aí ou mesmo deitar-se de costas e chutar as pernas em tesoura pode melhorar a circulação e dar um impulso ao sistema digestivo.
Compre chá de gengibre.
Outros tratamentos
Os medicamentos de venda livre, como o Gas-X, podem oferecer alívio rápido da dor do gás. Os antiácidos podem ajudar a reduzir a azia associada a ela.
Compre antiácidos.
Se a dor gasosa é causada por doenças como DRGE, IBS ou Crohn, seu médico pode prescrever medicamentos para tratar a doença subjacente. Isso pode incluir medicamentos para redução de ácido, como Pepcid, e medicamentos anti-inflamatórios, como drogas 5-ASA, que reduzem a inflamação no intestino para manter o sistema digestivo funcionando corretamente.
A dor causada por gases causada por intoxicação alimentar costuma ser tratada com antibióticos. Dependendo da gravidade da infecção, você pode precisar ser internado em um pronto-socorro ou hospital para receber fluidos intravenosos e antibióticos.
Os cálculos biliares podem ser tratados com medicamentos para dissolver os cálculos. Se esses medicamentos não funcionarem ou os cálculos biliares são recorrentes - ou parece haver outros problemas da vesícula biliar - a vesícula biliar pode ser removida completamente.
Compre produtos para alívio de gás.
Complicações
A dor de gases no peito deve ser resolvida por conta própria e com tratamento em casa. No entanto, existem várias complicações que podem ocorrer com a dor causada pelos gases como efeito colateral.
Casos leves de intoxicação alimentar podem passar em 24 horas, mas casos graves de intoxicação alimentar podem ser fatais. A intoxicação alimentar também pode causar artrite, erupção na pele e dores nas articulações que podem levar meses para desaparecer. Se você estiver enfrentando algum dos seguintes problemas, procure atendimento médico de emergência:
- lutando para manter os líquidos baixos
- fezes com sangue ou vômito
- diarréia por mais de três dias
- sinais de desidratação
- uma febre alta
- quaisquer sintomas neurológicos como visão turva ou formigamento
Os cálculos biliares podem causar inflamação da vesícula biliar e causar bloqueios do ducto biliar ou dos dutos pancreáticos. A pancreatite geralmente requer hospitalização e ambas podem prejudicar a digestão. Você também deve obter atenção médica de emergência se sentir sintomas de complicações da vesícula biliar, como:
- amarelecimento da pele ou olhos
- febre alta
- arrepios
- forte dor abdominal
Prevenção
A melhor maneira de prevenir a dor no peito é reduzir os alimentos que causam o acúmulo de gases no corpo. Esses incluem:
- alimentos ricos em fibras
- bebidas cafeinadas
- bebidas carbonatadas
- alimentos que você sabe que seu corpo não digere bem
Praticar exercícios regularmente também ajudará a manter o sistema digestivo funcionando corretamente. Tente caminhar após cada refeição grande por pelo menos 30 minutos.
Praticar uma boa higiene alimentar pode prevenir a intoxicação alimentar, que pode causar fortes dores com gases. Lave os alimentos com cuidado e jogue fora tudo o que você acha que pode estar contaminado ou estragado. Só coma aves, carnes e frutos do mar se você souber que foram bem cozidos.
Leve embora
A dor de gás no peito deve desaparecer com relativa rapidez. Depois de iniciar os remédios naturais, ele deve começar a diminuir em 30 a 45 minutos.
Não há necessidade de se preocupar, a menos que você tenha sintomas de emergência associados a ataques cardíacos ou que seus sintomas pareçam durar mais do que algumas horas. Nem todas as pessoas apresentam os mesmos sintomas de um ataque cardíaco, como dor no peito ou no braço, portanto, se os sintomas durarem mais do que algumas horas, procure atendimento médico.
Se você estiver sentindo dor de gás no peito que parece ocorrer com frequência, persiste por mais de uma semana ou é difícil de resolver com qualquer tipo de tratamento, marque uma consulta com seu médico. Seu médico pode fazer testes para se certificar de que não há nenhuma condição de saúde subjacente causando sua dor de gás.