Quais são os efeitos do estreptococo do grupo B (GBS) no bebê e na gravidez?
Contente
- O que é o GBS?
- Efeitos na gravidez
- Efeitos no bebê
- É uma DST?
- É tratável?
- Como prevenir o GBS
- Efeitos em futuras gestações
- As perspectivas
O que é o GBS?
Grupo B Streptococcus (também conhecido como estreptococo do grupo B ou GBS) é uma bactéria comum encontrada no reto, trato digestivo e trato urinário de homens e mulheres. Também é encontrado na vagina de uma mulher.
O GBS geralmente não cria problemas de saúde para adultos (na verdade, muitos nem sabem que têm), mas o GBS pode causar infecções graves em recém-nascidos. De acordo com o March of Dimes, cerca de 25% das mulheres grávidas sofrem de SGB, embora geralmente não apresentem sintomas.
Testar GBS é comum na gravidez. O teste, que envolve esfregar a vagina e o reto, geralmente é realizado entre as semanas 35 e 37 da gravidez. Leia para saber mais sobre os efeitos do GBS na gravidez e no seu bebê.
Efeitos na gravidez
A maioria das gestantes portadoras de SGB não apresenta sintomas e seus bebês se desenvolvem normalmente. Embora o GBS não classifique sua gravidez como "alto risco", o GBS aumenta as chances de uma mulher grávida se desenvolver:
- uma infecção do trato urinário (ITU)
- uma infecção da corrente sanguínea (chamada sepse)
- uma infecção do revestimento uterino
O GBS também aumenta o risco de desenvolver uma infecção da placenta e do líquido amniótico. A placenta é um órgão que se desenvolve durante a gravidez para fornecer ao bebê oxigênio e nutrientes. O líquido amniótico envolve e amortece o seu bebê em crescimento no útero.
Essas condições podem aumentar o risco de parto prematuro, chamado parto prematuro.
Ser positivo no GBS não deve afetar quando ou como você entrega ou a velocidade do seu trabalho.
No entanto, se você testou positivo para GBS, seu médico solicitará um antibiótico IV durante o trabalho de parto para reduzir o risco de passar GBS para o bebê. O IV permite que o medicamento flua para a veia a partir de uma agulha inserida no braço.
Se você sabe que tem um GBS positivo, não demore para chegar ao hospital quando a água quebrar ou o trabalho de parto começar. Para ser mais eficaz, você deve receber o antibiótico, geralmente penicilina, por pelo menos quatro horas antes do parto.
Se você é GBS positivo e tem uma cesariana programada, converse com seu médico sobre o tratamento antibiótico recomendado. A infecção geralmente ocorre quando um bebê viaja através do canal do parto; portanto, se sua água não rompeu e você não está em trabalho de parto, seu médico pode não dar tratamento para o SGB.
No entanto, os antibióticos geralmente são administrados a pacientes submetidos a grandes cirurgias, incluindo cesarianas, para prevenir infecções. Portanto, seu médico pode usar antibióticos durante a cesariana que também tratam o SGB.
Se você entrar em trabalho de parto prematuro e não tiver feito o teste de GBS, seu médico poderá pedir um antibiótico, apenas por segurança.
Efeitos no bebê
Devido ao seu sistema imunológico subdesenvolvido, o SGB pode ser fatal para os recém-nascidos, especialmente para os prematuros. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o SGB pode ser fatal em até 6% dos bebês infectados.
Geralmente, existem dois tipos de SGB em bebês: doença de início precoce e doença de início tardio.
O SGB de início precoce ocorre na primeira semana de vida, geralmente no primeiro dia. Cerca de 75 por cento dos bebês que desenvolvem GBS obtêm-no desde o início.
Os sintomas do SGB de início precoce podem incluir:
- uma infecção da corrente sanguínea (sepse)
- uma infecção dos pulmões (pneumonia)
- uma inflamação das membranas ao redor do cérebro (meningite)
- febre
- problemas de alimentação
- sonolência
O SGB de início tardio é bastante raro. Ocorre na primeira semana a três meses de vida. O SGB de início tardio provavelmente produz meningite, uma inflamação ao redor do cérebro, que pode levar a paralisia cerebral, perda auditiva ou morte.
O SGB de início tardio nem sempre é passado da mãe para o bebê. Por razões que não são totalmente conhecidas, apenas cerca de metade dos bebês com GBS de início tardio tem mães que deram positivo para a bactéria.
Como o GBS de início precoce, o GBS de início tardio também pode causar:
- febre
- problemas de alimentação
- sonolência
É uma DST?
Não. Embora o GBS possa viver no trato reprodutivo (entre outros lugares), não é uma doença sexualmente transmissível (DST).
Diferente de outras bactérias, você não pode "pegar" GBS de outra pessoa, tocando, compartilhando itens ou fazendo sexo. Ele vive no corpo naturalmente. Em algumas pessoas, pode ser duradouro, enquanto em outras é de curta duração.
É tratável?
Sim. Se o seu bebê for positivo para GBS, eles receberão antibióticos intravenosos. Mas o melhor tratamento é a prevenção.
Em boas notícias, o GBS de início precoce caiu 80% nos bebês entre o início dos anos 90 e 2010, quando o início generalizado dos testes de gravidez tardia e o uso de antibióticos em mulheres com GBS positivo durante o trabalho de parto.
Acredita-se que esse declínio tenha ocorrido como resultado de médicos aguardarem o parto para administrar antibióticos, em vez de administrá-los no início da gravidez, após um teste GBS positivo. Esperar até o parto ser preferido, porque a bactéria pode desaparecer e depois retornar antes do parto.
Como prevenir o GBS
A única maneira de ajudar a proteger seu bebê de uma infecção por GBS, se você é positivo para a bactéria, é tomar antibióticos durante o trabalho de parto.
Se você tem uma infecção por GBS e não tem tratamento com antibióticos, há 1 em 200 chances de seu bebê contrair a infecção. Nos casos em que um antibiótico foi administrado durante o parto, as chances de um bebê desenvolver GBS diminuem para apenas 1 em 4.000.
Seu bebê pode estar em risco aumentado para GBS se:
- você tem febre durante o parto
- você teve uma ITU causada por GBS durante a gravidez
- você está entregando prematuramente
- sua água quebra 18 horas ou mais antes de você entregar seu bebê
O seguinte não ajudará a impedir o GBS:
- tomar antibióticos por via oral (eles precisam fluir através da corrente sanguínea através da agulha)
- tomando antibióticos antes do trabalho de parto
- usando lavagens vaginais
Efeitos em futuras gestações
Se você teve uma infecção por GBS em uma gravidez, tem uma boa chance de tê-la em outra.
Em um estudo de 2013 com 158 participantes, 42% das mulheres que tiveram GBS em uma gravidez tiveram em uma subsequente. Este foi um estudo em pequena escala. É importante lembrar que nem todos os bebês desenvolvem SGB, mesmo que suas mães tenham um resultado positivo.
Se você teve GBS em uma gravidez anterior e seu bebê foi infectado, você receberá antibióticos durante o parto, apesar dos resultados de um teste atual de GBS.
Se você teve GBS e seu bebê não recebeu, você será testado rotineiramente em sua gravidez atual. Se os resultados forem positivos, você receberá antibióticos durante o parto. Se os resultados forem negativos, você deve conversar com seu médico sobre suas opções.
As perspectivas
O GBS é uma bactéria comum que pode ser transmitida aos bebês de suas mães durante um parto vaginal. Embora seja raro que isso aconteça, quando isso acontece, pode causar problemas de vida ao bebê.
Para ajudar a proteger seu bebê de qualquer possível infecção, seu médico fará o teste de GBS. Se você der positivo, você receberá antibióticos durante o parto.