Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 5 Abril 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
6 alimentos que você deve comer na gravidez
Vídeo: 6 alimentos que você deve comer na gravidez

Contente

A goiaba, uma fruta deliciosa originária da América Central, é uma rica fonte de fibra, vitamina C e folato. Muitas pessoas afirmam que promove uma gravidez saudável e aumenta a fertilidade (1).

Diz-se que suplementos de goiaba, extratos e chá feitos a partir de frutas ou folhas fornecem benefícios semelhantes.

Ainda assim, você pode querer saber se essas alegações são respaldadas por evidências científicas.

Este artigo examina como a goiaba afeta a gravidez e informa se é uma boa escolha para mulheres grávidas.

Possíveis benefícios durante a gravidez

A goiaba é rica em nutrientes e compostos vegetais que promovem uma gravidez saudável e podem ajudar a prevenir complicações associadas.

Mesmo assim, embora seja usado em medicamentos tradicionais e populares em todo o mundo, poucos estudos clínicos avaliaram os efeitos da goiaba e seus extratos em humanos (2).


Alto teor de nutrientes necessários

Para apoiar o desenvolvimento fetal saudável, as mulheres grávidas têm maiores necessidades de proteínas, vitamina C, folato e vários outros nutrientes (3).

Em particular, a vitamina C é importante para o crescimento ideal do seu bebê. Também ajuda a aumentar a absorção de ferro, um nutriente de que as mulheres grávidas precisam mais para ajudar a fornecer oxigênio ao bebê (3, 4).

Além disso, a ingestão adequada de folato durante a gravidez ajuda a prevenir defeitos congênitos e problemas de desenvolvimento da coluna vertebral (5).

Uma xícara (165 gramas) de goiaba fornece mais de 20% do valor diário (DV) para folato e mais de 400% do DV para vitamina C, tornando-o um excelente alimento para comer durante a gravidez (1).

Pode aliviar problemas digestivos

Pesquisas sugerem que a goiaba pode aliviar problemas digestivos como refluxo ácido, diarréia e constipação, que são comuns durante a gravidez (6).


Especificamente, estudos com roedores indicam que os extratos de folhas de goiaba reduzem a secreção ácida do estômago e atrasam o esvaziamento do estômago para evitar diarréia (2, 7, 8).

A goiaba também é uma excelente fonte de fibra, fornecendo cerca de 9 gramas em 1 xícara (165 gramas). Comer fibra suficiente durante a gravidez pode ajudar a prevenir a constipação (1, 10).

Embora comer goiaba fresca seja provavelmente benéfico, a segurança dos extratos e suplementos de goiaba para aliviar problemas digestivos durante a gravidez é menos clara.

Pode reduzir o risco de pressão alta

Algumas mulheres grávidas apresentam pré-eclâmpsia, uma complicação marcada pela pressão alta e possível dano renal ou hepático.

A goiaba pode diminuir o risco dessa condição, pois estudos em tubo de ensaio sugerem que os compostos nas folhas inibem enzimas que contribuem para a pressão alta (11).

Além disso, um estudo de quatro semanas em 145 adultos descobriu que comer goiaba antes das refeições levou a uma redução significativa da pressão arterial, em comparação com um grupo controle (12).


Ainda assim, é importante observar que este estudo tem várias décadas. Nenhum estudo humano recente examinou os efeitos da ingestão de goiaba na pressão sanguínea.

Chá de folhas de goiaba pode melhorar o controle de açúcar no sangue

O diabetes gestacional afeta aproximadamente 10% das mulheres grávidas nos Estados Unidos (12).

Essa condição ocorre quando seu corpo não produz insulina suficiente ou suas células se tornam resistentes à insulina durante a gravidez. Isso leva a altos níveis de açúcar no sangue e está associado a complicações como parto prematuro ou alto peso ao nascer (13).

Estudos em tubo de ensaio e em animais sugerem que os extratos de folhas de goiaba podem ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue e a resistência à insulina, e alguns estudos em humanos indicam que o chá da folha de goiaba pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue (14, 15).

Em um estudo realizado em 19 adultos com um nível médio de açúcar no sangue em jejum acima de 100 mg / dL, beber 190 ml de chá de folhas de goiaba contendo 400 mg de extrato de goiaba reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue depois de comer, em comparação com um grupo controle (15 16).

No entanto, é muito importante observar que esta pesquisa é preliminar e usa apenas chá e extratos. Além disso, nenhum estudo examina especificamente os efeitos da goiaba no diabetes gestacional.

Portanto, você não deve usar goiaba para tratar essa condição.

Resumo

A goiaba é rica em folato e outros nutrientes que podem apoiar a gravidez. Além disso, pode aliviar problemas digestivos, diminuir a pressão sanguínea e melhorar o controle de açúcar no sangue - embora sejam necessárias mais pesquisas.

Possíveis benefícios para a fertilidade

Devido à sua abundância de nutrientes, incluindo fibras, folato e vitamina C, acredita-se que a goiaba ajude a aumentar a fertilidade.

Estudos observacionais sugerem que mulheres com maior ingestão de folato na dieta apresentam taxas mais altas de gravidez do que aquelas com menor ingestão (17, 18).

Mulheres com um peso moderado que comem mais alimentos ricos em vitamina C também podem engravidar mais rapidamente do que aquelas que não recebem o suficiente desse nutriente (17, 18).

No entanto, estudos humanos controlados não examinaram especificamente a goiaba e a fertilidade. Assim, embora os nutrientes da goiaba possam ajudar as mulheres que estão tentando engravidar, essa fruta provavelmente não aumenta a fertilidade mais do que outros alimentos igualmente saudáveis.

Para promover a fertilidade, recomenda-se que as mulheres evitem o consumo excessivo de álcool e cafeína, mantenham um peso saudável e comam proteínas, gorduras saudáveis ​​e micronutrientes suficientes (19).

Resumo

A goiaba é rica em nutrientes, incluindo vitamina C e folato, que podem ajudar a promover a fertilidade das mulheres. Ainda, estudos humanos são necessários.

Precauções a considerar

A goiaba é geralmente considerada segura. O número limitado de estudos em humanos sobre seus frutos, extratos e chá não sugere efeitos colaterais adversos (2).

No entanto, não existem estudos de segurança para mulheres grávidas ou amamentando.

Se você quiser desfrutar de goiaba durante a gravidez, é melhor lavar e descascar a pele antes de comê-la para diminuir o risco de ingestão de bactérias ou parasitas que podem prejudicar você e seu bebê (20).

As mulheres grávidas também devem consultar seu médico antes de tomar suplementos de goiaba e usar apenas suplementos ou chás conforme indicado na embalagem.

Resumo

A goiaba é amplamente considerada segura. No entanto, devido à falta de estudos de segurança, as mulheres grávidas devem conversar com um profissional de saúde antes de tomar suplementos de goiaba e considerar lavar e descascar a fruta crua antes de comê-la.

A linha inferior

Diz-se frequentemente que a goiaba melhora a fertilidade e apoia uma gravidez saudável.

De fato, seu conteúdo de folato pode ajudar a prevenir deformidades da coluna vertebral e outros problemas de desenvolvimento.

Alguns estudos sugerem que esta fruta tropical também pode aliviar problemas digestivos e proteger contra a pressão alta. Mesmo assim, a pesquisa é limitada e não se concentra em mulheres grávidas.

Embora quantidades moderadas de goiaba possam ser uma adição saudável a uma dieta equilibrada durante a gravidez, converse com seu médico antes de experimentar suplementos de goiaba.

Soviete

Exercício e desconforto vaginal: o que realmente está acontecendo

Exercício e desconforto vaginal: o que realmente está acontecendo

O exercício ajuda a manter um peo audável, melhora o humor e aumenta a energia. Também promove o ono e reduz o rico de ataque cardíaco, derrame, diabete e algun tipo de câncer...
Espasmos antes de adormecer: O que causa idiotas hipnóticos?

Espasmos antes de adormecer: O que causa idiotas hipnóticos?

Empurrõe hipnótico também ão conhecido como arrancada do ono ou empurrõe hipnótico. ão contraçõe forte, repentina e breve do corpo, que ocorrem exatamente ...