Autor: Helen Garcia
Data De Criação: 13 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Abril 2025
Anonim
Você pode ter uma reação alérgica à cor do cabelo? - Estilo De Vida
Você pode ter uma reação alérgica à cor do cabelo? - Estilo De Vida

Contente

Tingir o cabelo de uma nova tonalidade pode ser estressante o suficiente sem ter que lidar com os efeitos colaterais devido a uma alergia a tintura de cabelo. (Se você já fez DIY e conseguiu uma cor completamente diferente da que estava na caixa, você conhece esse tipo específico de pânico.) Adicione à mistura o potencial para coceira no couro cabeludo ou até mesmo um rosto inchado e o desejo de tornar-se uma loira suja pode não parecer mais tão atraente. E embora uma reação alérgica à cor do cabelo possa muitas vezes envolver apenas uma leve vermelhidão e irritação, contos de advertência na internet pintam um quadro mais sério.

Por exemplo, uma jovem foi enviada para o hospital devido a uma reação alérgica grave e rara aos produtos químicos do corante embalado que ela usava em casa. Sua cabeça inteira inchou como resultado do que ela aprendeu mais tarde era uma alergia à parafenilenodiamina (PPD), um produto químico amplamente usado em tintura de cabelo permanente graças à sua capacidade de grudar nos fios durante as lavagens e modelagem sem perder a cor. (Ênfase em permanente. PPD normalmente não está incluído em fórmulas de corantes semipermanentes - ou opções naturais, obviamente.) PPD é conhecido por causar reações alérgicas graves, apesar de ter sido aprovado pela Food and Drug Administration para uso em tinturas de cabelo.


No TikTok, algumas pessoas estão compartilhando imagens de seu inchaço após a tintura. Recentemente, o usuário do TikTok @urdeadright postou um clipe com fotos de sua reação com o texto "Lembrando da vez em que tentei ficar loira e quase morri." (Eles não especificaram se seus efeitos colaterais eram de PPD.)

Agora, vamos ser claros: nem toda reação alérgica a tintura de cabelo é isto severa, e muitas pessoas rotineiramente colorem o cabelo sem nenhum problema ou qualquer reação alérgica à tintura de cabelo. Ainda assim, é melhor estar preparado (pense: Benadryl disponível), especialmente se você tiver certas alergias (como uma alergia a tintas têxteis) que podem ser exacerbadas por tintura de cabelo ou se você já experimentou efeitos colaterais de tinturas. Dito isso, se você já teve reações alérgicas graves a quaisquer tinturas de cabelo contendo PPD no passado, é uma boa ideia ficar longe de quaisquer produtos químicos semelhantes. (As versões não tóxicas e naturais têm menos probabilidade de causar efeitos colaterais.)


Com isso em mente, aqui está mais do que você precisa saber sobre alergias a tintas de cabelo. (Relacionado: O que acontece quando a tintura de cabelo dá errado)

Sintomas de alergia a tintura de cabelo

Uma reação alérgica extrema ao PPD em tintura de cabelo afeta apenas cerca de um a dois por cento dos usuários, de acordo com Ava Shamban, M.D., dermatologista e fundador da AVA MD, uma clínica dermatológica com instalações em Santa Bárbara e Beverly Hills. Para-toluenodiamina (PTD) é outro produto químico comum e alérgeno em tintura de cabelo, embora seja geralmente mais tolerado do que PPD, de acordo com Notícias Médicas Hoje. Tanto o PPD quanto o PTD podem ser encontrados em muitas das tinturas de cabelo em caixa permanentes comerciais amplamente utilizadas para fazer você mesmo em casa, bem como aquelas usadas em salões de beleza.

Como qualquer uso ou ponto de contato único pode solicitar uma reação alérgica (mesmo que você nunca tenha experimentado uma antes), você deve sempre testar um produto em uma pequena área da pele - como atrás da orelha ou cotovelo - antes de cada uso, mesmo que você já usou o item antes, diz o Dr. Shamban. Deixe secar completamente e veja se sua pele tem algum tipo de reação aos produtos químicos. (Mais sobre como seria a aparência abaixo). E atenção: mesmo que você tenha testado uma fórmula contendo um adesivo contendo PPD e o tenha usado para tingir o cabelo algumas vezes no passado sem nenhum problema, você ainda pode ter um alérgico reação ao PPD, diz o Dr. Shamban. É possível que a exposição torne sua pele mais sensível ao produto químico, o que pode levar a uma reação na próxima vez que você usá-lo, de acordo com DermNet NZ. "Embora não se acumule ou permaneça no corpo, o uso é como tirar o curinga do baralho; nunca se sabe quando [uma alergia à tintura de cabelo] ocorrerá." Se você tiver alguma suspeita de que pode ser alérgico a um corante, é melhor consultar seu colorista ou dermatologista.


Reações alérgicas extremas à cor do cabelo podem envolver dificuldade para respirar ou inchaço das pálpebras e da cabeça a ponto de prejudicar a visão ou dor. No entanto, uma reação muito mais comum ao PPD é a dermatite de contato, "uma irritação da pele que pode ocorrer de várias formas", como uma erupção cutânea leve, pele seca e com coceira ou manchas vermelhas na pele, observa o Dr. Shamban. “Embora seja desconfortável, pode resolver de forma relativamente rápida com cuidados tópicos. Isso pode ocorrer em 25% ou mais das pessoas que entram em contato com [produtos químicos, como PPD, encontrados em tintas de cabelo]”, diz ela. (Relacionado: O Melhor Shampoo Sem Fragrância para Couro Cabeludo Sensível)

"Geralmente, os sintomas são vermelhidão, descamação, inflamação, bolhas ou inchaço no couro cabeludo e ao redor do rosto, orelhas, olhos e lábios", diz Craig Ziering, M.D., um cirurgião de restauração capilar e transplante. Dito isso, reações mais extremas, como perda de cabelo potencialmente permanente, podem definitivamente ocorrer, acrescenta o Dr. Ziering. Ele também observa que, embora rara, a anafilaxia (uma reação alérgica grave que causa inchaço extremo que pode inibir o fluxo sanguíneo e a respiração) também é possível e requer atenção médica imediata.

“Os sintomas a serem observados na anafilaxia podem incluir a mesma ardência, queimação, inchaço ou erupção na pele, mas se estenderá à língua e garganta seguida de dificuldade para respirar com sensação de desmaio, náusea ou vômito”, disse o Dr. Shamban.

Você ainda pode colorir o cabelo se tiver alergia a tinturas de cabelo?

Não há uma resposta clara porque, como em qualquer reação alérgica, depende inteiramente da pessoa. Se você já teve reações alérgicas à cor do cabelo ou PPD no passado, certifique-se de revisar os produtos cuidadosamente com o seu colorista (ou leia a caixa com atenção, se estiver pintando em casa). À luz do potencial de PPD e outros produtos químicos frequentemente encontrados em tintura de cabelo para causar danos, algumas pessoas estão pedindo pesquisas adicionais sobre a segurança de ingredientes comuns, relata The Washington Post. Mas, por enquanto, o PPD ainda é encontrado em muitos dos produtos estocados nas prateleiras de lojas e salões de beleza, por isso é importante ficar de olho em quaisquer efeitos colaterais ou sintomas potenciais. E se você Faz Se você tiver uma reação alérgica à cor do cabelo, até mesmo uma dermatite de contato leve, pare de usar o produto e converse com seu colorista sobre outras opções no futuro. (Relacionado: Você poderia ser alérgico à sua manicure de gel?)

Os produtos de coloração natural para o cabelo que não contêm PPD ou produtos químicos semelhantes não devem causar uma reação, acrescenta o Dr. Shamban. No geral, a hena pura (não a preta), que pode ser usada para tingir o cabelo, e as tinturas semipermanentes que não contêm amônia (e, portanto, são melhores para a saúde do seu cabelo) também devem ser mais seguras do que outras tinturas; mas, como sempre, consulte seu colorista e / ou dermatologista se tiver alguma dúvida sobre o que é melhor para você, diz o Dr. Shamban.

BRITE Naturally Henna Hair Tye Castanho Escuro $ 10,00 Compre na Target

“Tintura de cabelo orgânica ou uma fórmula natural sem os compostos químicos que estamos tratando não devem introduzir um evento ou reação alérgica”, afirma o Dr. Ziering. (Mesmo se você não quiser ir com uma fórmula completamente natural, que pode não fornecer uma cor tão rica, existem outras opções prontamente disponíveis, como corantes permanentes que são rotulados como sem PPD, corantes semi-permanentes que são normalmente livre de PPD, ou condicionadores de depósito de cor.) "No entanto, todos somos suscetíveis a dermatite de contato de alguma forma, e compreender os ingredientes que colocamos em nossa pele e couro cabeludo é importante."

O que fazer se você tiver uma reação alérgica à coloração do cabelo

O ideal é que você ou seu colorista realizem um teste de remendo antes de tentar um corante; embora, novamente, um resultado livre de reação não seja uma garantia 100 por cento de que você estará livre da próxima vez que usar o produto. Outra opção é visitar um dermatologista ou alergista para um teste de contato específico para PPD. Durante este teste, um dermatologista aplicará uma baixa porcentagem de PPD em petróleo em sua pele com um adesivo para testar se você apresenta sintomas de uma reação alérgica.

Os sintomas de alergia à tintura de cabelo podem ocorrer imediatamente ou até 48 horas após o contato com o produto químico ao qual você é alérgico, por isso é importante monitorar qualquer alteração na pele após a aplicação por até dois dias depois, de acordo com o Dr. Shamban. Se você notar qualquer mudança dramática, como irritação severa ou bolhas, não hesite em visitar um médico.

“Medicamentos orais são freqüentemente prescritos em casos mais graves”, diz o Dr. Ziering. “Os pacientes podem receber prescrição de corticosteroides orais para reduzir a inflamação e anti-histamínicos para aliviar a coceira ou antibióticos para combater qualquer infecção bacteriana que possa ter ocorrido”. (Para sua informação: uma infecção bacteriana pode potencialmente ocorrer mais como resultado de quaisquer feridas "úmidas e úmidas", que podem criar um ambiente para o desenvolvimento de bactérias nocivas, de acordo com um artigo publicado em Arquivos de Dermatologia.)

Para uma reação menos severa (como, digamos, vermelhidão e coceira de dermatite de contato), o Dr. Ziering recomenda a aplicação de produtos com ingredientes calmantes, como aloe vera, camomila, chá verde e aveia coloidal. Experimente: Green Leaf Naturals Organic Aloe Vera Gel Spray (compre, $ 15, amazon.com), uma névoa calmante de aloe vera conforme necessário até que a coceira desapareça. (Relacionado: Os benefícios do Aloe Vera para a pele vão muito além do tratamento de queimaduras solares)

Green Leaf Naturals Organic Aloe Vera Gel Spray $ 15,00 compre na Amazon

Não importa a gravidade da reação, ao ver os sintomas de alergia à tintura de cabelo, você deve enxaguar imediatamente a área "com água morna e um xampu suave, sem fragrância, natural ou para bebês", diz o Dr. Shamban. "Um shampoo com um corticosteróide tópico como Clobex também pode ser usado." Enquanto você não será

Embora você claramente não possa lavar tudo de um produto semipermanente ou permanente, é importante que você enxágue o que puder (pense: excesso de corante, qualquer produto que ainda não tenha aderido ou qualquer mancha no couro cabeludo ou na linha do cabelo). Depois de enxaguar, entre em contato com seu médico, pois ele pode ajudá-lo a determinar as melhores próximas etapas e o tratamento potencial, dependendo de sua reação. Para casos graves, você também pode "misturar uma parte de peróxido de hidrogênio e uma parte de água para uma solução anti-séptica suave que pode ajudar a acalmar a pele e reduzir a irritação e formação de bolhas na pele ou couro cabeludo", diz o Dr. Shamban.

As reações alérgicas à cor do cabelo podem variar de um pouco irritantes a totalmente assustadoras. Mas, contanto que você siga os conselhos dos especialistas (ou seja, teste de adesivo) e fique atento aos ingredientes como PPD, você deve estar pronto para ir. Mas lembre-se: nunca hesite em falar com o seu médico se os efeitos colaterais da tintura o estiverem preocupando.

Revisão para

Propaganda

Mais Detalhes

Abscesso hepático piogênico

Abscesso hepático piogênico

Um abceo hepático piogênico (PLA) é uma bola de pu que e forma no fígado devido a uma infecção bacteriana. O pu é um fluido compoto de glóbulo branco e cél...
Perguntamos a um dermatologista: "Essas dietas populares melhoram nossa pele?"

Perguntamos a um dermatologista: "Essas dietas populares melhoram nossa pele?"

Como o gengibre na náuea ou o vapor no refriado, a dieta praticamente e tornaram remédio populare do noo maiore órgão: a pele. Quem nunca viu uma hitória inpiradora que cita u...