O que é o Hallux Rigidus e como é tratado?
Contente
- O que é hallux rigidus?
- Quais são os sintomas do hallux rigidus?
- O que causa o hálux rigidus?
- Como é diagnosticado o hálux rigidus?
- Posso tratar o hálux rigidus em casa?
- Existem cirurgias que podem tratar o hálux rigidus?
- Queilectomia
- Artroplastia interposicional
- Artrodese
- Artroplastia
- Quais são as perspectivas?
O que é hallux rigidus?
Hallux rigidus é o latim do dedão do pé rígido, que é o principal sintoma dessa condição. É um tipo de artrite degenerativa que afeta a articulação onde o dedão do pé (hálux) se prende ao pé.
Essa condição ocorre quando a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos da articulação do dedão do pé é danificada ou perdida. Isso faz com que o espaço da articulação se estreite. Também pode levar a esporões ósseos dolorosos. Estes são pequenos crescimentos pontiagudos em um osso.
Qualquer pessoa pode desenvolver hallux rigidius, mas tende a afetar pessoas entre as idades de 30 e 60.
Leia para saber mais sobre o que causa o hálux rigidus e como ele é tratado.
Quais são os sintomas do hallux rigidus?
Os sintomas geralmente começam leves e pioram lentamente com o tempo.
Os primeiros sinais e sintomas podem incluir:
- dor e rigidez no dedão do pé durante o uso
- inchaço e inflamação ao redor da articulação
- dor e rigidez que piora com o tempo frio e úmido
Conforme a condição progride, você pode perceber:
- dor mesmo durante o descanso
- uma colisão dura que se forma na parte superior do pé
- incapacidade de dobrar o dedão do pé
- mancando
Você também pode sentir dor no joelho, quadris ou região lombar, se seus sintomas o fizerem mancar ou andar de maneira diferente do que costuma fazer.
O que causa o hálux rigidus?
Não há causa conhecida de hallux rigidus, mas vários fatores de risco foram identificados. Os fatores de risco incluem:
- Ser mulher. Hallux rigidus é mais comum em mulheres. Dos 110 participantes incluídos em um estudo transversal de 2009 sobre a demografia do hallux rigidus, 66% eram do sexo feminino.
- História de família. Ter um membro da família com a doença parece aumentar seu risco de desenvolvê-lo você mesmo. Isso pode resultar da herança de um determinado tipo de pé ou maneira de caminhar que pode levar à condição.
- Anatomia anormal do pé. Anormalidades na estrutura do pé, como um primeiro osso metatarsal longo ou elevado, podem aumentar o risco.
- Ferimentos. Lesões, como arrancar o dedo do pé ou entorse a articulação do dedão do pé, podem contribuir para o hálux rígido.
- Uso excessivo. Curvar-se e agachar-se regularmente pode causar o uso excessivo da articulação no dedão do pé. Pessoas em certos empregos ou que praticam esportes que exercem grande pressão sobre as articulações têm um risco aumentado de desenvolver a doença.
- Certas condições médicas. Osteoartrite e condições inflamatórias, como artrite reumatóide e gota, podem causar hálux rígido.
Como é diagnosticado o hálux rigidus?
Se você tiver sintomas de hálux rigidus, seu médico começará examinando seu pé. Eles podem mexer um pouco o dedão do pé para descartar outras causas potenciais de seus sintomas.
Com base no que eles veem durante o exame, seu médico pode solicitar uma radiografia do pé ou dedo do pé. Isso permitirá que eles vejam qualquer dano à articulação no dedão do pé.
Posso tratar o hálux rigidus em casa?
Não há como retardar a progressão do hallux rigidus por conta própria. Mas há várias coisas que você pode fazer para reduzir a dor e a inflamação no dedão do pé.
Tente o seguinte em casa:
- Aplique frio e aqueça várias vezes ao dia.
- Mergulhe os pés, alternando entre água fria e quente.
- Tome medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, como o ibuprofeno (Advil).
- Evite atividades de alto impacto, como correr.
- Use sapatos fechados com solas rígidas para evitar que seu dedão dobre demais.
Se você ainda sentir muita dor e inflamação, pergunte ao seu médico sobre as injeções de corticosteróides. Estes podem oferecer alívio adicional.
Existem cirurgias que podem tratar o hálux rigidus?
Se outros tratamentos não funcionarem, seu médico poderá recomendar a cirurgia. Existem diferentes tipos de cirurgia para o hálux rigidus, dependendo da gravidade do seu caso.
Queilectomia
Este tipo de cirurgia é usada para tratar danos leves a moderados. Envolve raspar qualquer esporão ósseo. A queilectomia também pode ser realizada em combinação com outro procedimento chamado osteotomia. Isso corta o osso para mudar a posição do dedão do pé e aliviar a pressão na parte superior da articulação.
Artroplastia interposicional
Este procedimento é usado para tratar o hálux rigidus moderado a grave. É uma alternativa poupadora de juntas à fusão ou substituição de juntas. Também é conhecido como recapeamento de juntas.
O procedimento consiste em remover parte do osso danificado e colocar um espaçador entre os ossos para minimizar o contato. O espaçador pode ser feito de tecido do pé ou de tecido doador ou de cartilagem sintética.
Artrodese
Este tipo de cirurgia também é conhecido como fusão articular. É usado para tratar o hálux rigidus avançado que envolve graves lesões nas articulações.
Durante o procedimento, a cartilagem danificada é removida. Os dois ossos são fixados juntos com parafusos. Com o tempo, os ossos se fundem. Esse tipo de cirurgia reduz a dor, mas também restringe permanentemente o movimento do dedão do pé.
Artroplastia
Esta é uma cirurgia de substituição articular. Isso implica a substituição de um ou dos dois lados da articulação por juntas artificiais de plástico ou metal. O objetivo desta cirurgia é aliviar seus sintomas enquanto mantém o movimento da articulação.
Os cirurgiões costumam hesitar em recomendar a artroplastia porque ela apresenta alguns riscos, incluindo:
- infecção
- falha do implante
- instabilidade dos tecidos moles
Quais são as perspectivas?
O hálux rigidus é uma condição progressiva que piora com o tempo. Você pode gerenciar seus sintomas usando tratamentos em casa e evitando certos tipos de sapatos e atividades.
Eventualmente, seu médico poderá recomendar cirurgia se os tratamentos em casa não fornecerem mais alívio.