5 benefícios saudáveis de adicionar aipo à sua dieta
Contente
- 1. O aipo é uma grande fonte de antioxidantes importantes.
- 2. O aipo reduz a inflamação.
- 3. O aipo ajuda a digestão.
- 4. O aipo é rico em vitaminas e minerais, com baixo índice glicêmico.
- 5. O aipo tem um efeito alcalinizante.
- Dicas para comprar e armazenar aipo
- Receitas de Aipo
- Sopa de Creme de Aipo
- Salada de aipo com raiz-forte e raiz de aipo
- Formigas num tronco
- Fontes de artigos
Com apenas 10 calorias por caule, a alegação de fama do aipo pode ser o de que há muito é considerado um "alimento dietético" de baixa caloria.
Mas o aipo crocante, na verdade, tem uma série de benefícios à saúde que podem surpreendê-lo. Aqui estão cinco razões pelas quais você deve considerar a adição de aipo à sua dieta, além de algumas receitas para torná-la mais fácil.
1. O aipo é uma grande fonte de antioxidantes importantes.
Os antioxidantes protegem as células, vasos sanguíneos e órgãos dos danos oxidativos.
O aipo contém vitamina C, beta-caroteno e flavonóides, mas existem pelo menos 12 tipos adicionais de nutrientes antioxidantes encontrados em um único talo. É também uma fonte maravilhosa de fitonutrientes, que comprovadamente reduzem os casos de inflamação no trato digestivo, células, vasos sanguíneos e órgãos.
2. O aipo reduz a inflamação.
A inflamação crônica tem sido associada a muitas doenças, incluindo artrite e osteoporose. O aipo e as sementes de aipo têm aproximadamente 25 compostos antiinflamatórios que podem oferecer proteção contra a inflamação no corpo.
3. O aipo ajuda a digestão.
Enquanto seus nutrientes antioxidantes e antiinflamatórios oferecem proteção a todo o trato digestivo, o aipo pode oferecer benefícios especiais para o estômago.
Polissacarídeos à base de pectina no aipo, incluindo um composto conhecido como apiuman, mostraram diminuir os casos de úlceras estomacais, melhorar o revestimento do estômago e modular as secreções estomacais em estudos com animais.
E também há o alto teor de água do aipo - quase 95 por cento - além de quantidades generosas de fibra solúvel e insolúvel. Todos eles apoiam um trato digestivo saudável e o mantêm regular. Uma xícara de aipo contém 5 gramas de fibra alimentar.
4. O aipo é rico em vitaminas e minerais, com baixo índice glicêmico.
Você vai desfrutar das vitaminas A, K e C, além de minerais como potássio e folato quando comer aipo. Também tem baixo teor de sódio. Além disso, é baixo no índice glicêmico, o que significa que tem um efeito lento e constante sobre o açúcar no sangue.
5. O aipo tem um efeito alcalinizante.
Com minerais como magnésio, ferro e sódio, o aipo pode ter um efeito neutralizante em alimentos ácidos - sem mencionar o fato de que esses minerais são necessários para funções corporais essenciais.
Dicas para comprar e armazenar aipo
- Talos resistentes. Procure por aipo que tenha talos fortes e eretos. Eles devem quebrar facilmente quando você os puxa, não dobrar.
- Folhas frescas. As folhas devem ser nítidas e frescas, variando em cor do verde claro ao verde brilhante. Evite o aipo com manchas amarelas ou marrons.
- Espere para cortar. Pique o aipo antes de cozinhar ou servir para manter os nutrientes. Até mesmo o aipo que foi picado e armazenado por apenas algumas horas perderá nutrientes.
- Cozinhe. O aipo cozido no vapor retém o sabor e quase todos os seus nutrientes.
- Coma em cinco a sete dias. Coma aipo fresco dentro de cinco a sete dias para desfrutar de seus benefícios nutricionais máximos.
- Comer as folhas. Não descarte as folhas - é onde o aipo tem mais cálcio, potássio e vitamina C. Mas, como eles não armazenam bem, consuma as folhas de aipo um ou dois dias após a compra.
Além de seus muitos benefícios à saúde, o aipo é um vegetariano versátil. Você pode comê-lo cru ou cozido e é um ótimo complemento para smoothies, salteados, sopas e sucos. O aipo também pode ser cozido no vapor ou assado.
Receitas de Aipo
Desfrute dos benefícios saudáveis do aipo experimentando essas receitas.
Sopa de Creme de Aipo
Suave e saborosa, essa sopa vem bem pronta.
- 1/4 xícara de manteiga
- 1 cebola amarela pequena, picadinha
- 2 xícaras de aipo picado
- 1 dente de alho grande, picado
- 1/3 xícara de farinha
- 1 1/2 xícara de caldo de galinha
- 1 1/2 xícara de leite integral
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de açúcar
- 1/8 colher de chá de pimenta preta moída na hora
Derreta a manteiga em fogo médio-alto em uma panela de fundo grosso. Cozinhe as cebolas, o aipo e o alho até ficarem translúcidos, cerca de cinco a sete minutos. Adicione a farinha e cozinhe por um minuto.
Adicione o caldo de frango e o leite, mexendo até ficar homogêneo. Aumente o fogo, levando a mistura para ferver. Reduza o fogo para médio, adicionando os ingredientes restantes e cozinhe descoberto por cerca de 15 minutos.
Adicione sal a gosto.
Salada de aipo com raiz-forte e raiz de aipo
Simples, mas engenhosa, essa receita traz texturas e sabores interessantes para a salada padrão.
- 1 raiz de aipo médio
- 10 talos de aipo, em fatias finas
- 1/2 xícara de folhas de aipo
- 1 chalota cortada em rodelas finas
- 1 colher de sopa de raspas de limão
- 1 colher de sopa de raiz-forte preparada
- 1/2 xícara de azeite
- 3 colheres de sopa de suco de limão fresco
- 1 xícara de salsa de folha achatada, embalada
- sal
- pimenta preta fresca
Descasque e corte a raiz de aipo pela metade, depois use um bandolim para fatiar a metade. Corte a outra metade em palitos de fósforo. Combine raiz de aipo com talos de aipo, chalota, raspas de limão e raiz-forte.
Tempere com sal e pimenta e misture bem. Deixe descansar por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, bata o óleo e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta.
Regue sobre os vegetais, cubra com as folhas de aipo e salve, mexendo para incorporar.
Formigas num tronco
Esta receita dá um toque especial ao alimento básico depois da escola. Mantenha o clássico substituindo a manteiga de amendoim e as passas.
- 3 colheres de sopa de cream cheese
- 2 talos de aipo, aparados
- 1/4 xícara de frutas secas sortidas
Espalhe o cream cheese no lado oco de cada talo de aipo e polvilhe com frutas secas.
Fontes de artigos
- Aipo (n.d.). Obtido em http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=14
- Salada de aipo com raiz de aipo e raiz-forte (2013, janeiro). Obtido em http://www.bonappetit.com/recipe/celery-salad-with-celery-root-and-horseradish
- Duke, J. A. (n.d.) The green pharmacy herbal handbook. Retirado de https://books.google.com/books?id=AdwG0jCJYcUC&pg=PA91&lpg=PA91&dq=The+Green+Pharmacy+celery&source=bl&ots=fGDfDQ87iD&sig=3KukBDBCVshkRR5QOwnGE7bsLBY&hl=en&sa=X&ved=0ahUKEwiGxb78yezKAhUO92MKHY0xD3cQ6AEILjAD#v=onepage&q=The%20Green% 20 Farmácia% 20celery & f = false
- Creme caseiro de sopa de aipo. (2014, 3 de abril). Obtido em http://www.daringgourmet.com/2014/04/03/homemade-cream-celery-soup/
- Conteúdo de água de frutas e vegetais. (1997, dezembro). Obtido em https://www2.ca.uky.edu/enri/pubs/enri129.pdf