O que é hemoperitônio e como é tratado?
Contente
- visão global
- Como o hemoperitônio é tratado?
- Que complicações podem surgir do hemoperitônio?
- Quais são os sintomas do hemoperitônio?
- O que causa o hemoperitônio?
- Como o hemoperitônio é diagnosticado?
- O Outlook
visão global
O hemoperitônio é um tipo de hemorragia interna. Quando você tem essa condição, o sangue se acumula na cavidade peritoneal.
A cavidade peritoneal é uma pequena área localizada entre os órgãos abdominais internos e a parede abdominal interna. O sangue nesta parte do corpo pode aparecer devido a um trauma físico, ruptura de um vaso ou órgão sanguíneo ou gravidez ectópica.
O hemoperitônio pode ser uma emergência médica. Se você reconhecer algum dos sintomas dessa condição, procure imediatamente um médico.
Como o hemoperitônio é tratado?
O tratamento do hemoperitônio depende da causa. Seu tratamento começará com testes de diagnóstico para avaliar o que exatamente está causando o sangramento interno. O processo de diagnóstico provavelmente ocorrerá na sala de emergência.
Se houver motivos para acreditar que você tem sangue coletado na cavidade peritoneal, uma cirurgia de emergência pode ser realizada para remover o sangue e descobrir de onde ele está vindo.
Um vaso sanguíneo rompido será amarrado para evitar mais perda de sangue. Se você tiver um baço rompido, ele será removido. Se o seu fígado estiver sangrando, o fluxo de sangue será controlado com medicamentos para coagulação do sangue ou outros métodos.
Dependendo de quanto tempo você está sangrando, você pode precisar de uma transfusão de sangue.
Quando o hemoperitônio é causado por uma gravidez ectópica, seu método de tratamento pode variar de acordo com a rapidez com que o sangue está se acumulando, bem como com outros fatores. Pode ser necessário dar entrada no hospital para observação assim que a gravidez ectópica for descoberta. esse tipo de hemoperitônio pode ser tratado de forma conservadora com drogas como o metotrexato. Na maioria dos casos, será necessária uma cirurgia laparoscópica ou laparotomia para fechar a trompa de Falópio.
Que complicações podem surgir do hemoperitônio?
Quando não tratado imediatamente, podem surgir complicações graves se você tiver hemoperitônio. A cavidade peritoneal é única porque pode conter quase todo o volume de sangue circulante de uma pessoa comum. É possível que o sangue se acumule na cavidade de forma extremamente rápida. Isso pode fazer com que você entre em choque por causa da perda de sangue, não reaja e pode até resultar em morte.
Quais são os sintomas do hemoperitônio?
Os sintomas de sangramento interno podem ser difíceis de detectar, a menos que haja um traumatismo contuso ou acidente que o obrigue a uma visita ao hospital. Um estudo mostrou que mesmo os sinais vitais, como frequência cardíaca e pressão arterial, podem variar muito de caso para caso.
Os sintomas de hemorragia interna na região pélvica ou abdominal podem aumentar e se tornar os sintomas de choque. Alguns sintomas de hemoperitônio incluem:
- ternura no local do seu abdômen
- dor aguda ou aguda na região pélvica
- tontura ou confusão
- náusea ou vômito
- pele fria e úmida
O que causa o hemoperitônio?
Acidentes de trânsito e lesões esportivas são responsáveis por alguns casos de hemoperitônio. Traumas contusos ou lesões no baço, fígado, intestinos ou pâncreas podem causar lesões nos órgãos e causar esse tipo de sangramento interno.
Uma causa comum de hemoperitônio é uma gravidez ectópica. Quando um óvulo fertilizado se fixa à trompa de Falópio ou dentro da cavidade abdominal em vez de no útero, ocorre uma gravidez ectópica.
Isso acontece em 1 em cada 50 gestações. Uma vez que um bebê não pode crescer em qualquer lugar exceto dentro do seu útero, este tipo de gravidez é inviável (incapaz de crescimento ou desenvolvimento). A endometriose e o uso de tratamentos de fertilidade para engravidar aumentam o risco de gravidez ectópica.
Outras causas de hemoperitônio incluem:
- ruptura dos principais vasos sanguíneos
- ruptura de um cisto ovariano
- perfuração de uma úlcera
- ruptura de uma massa cancerosa em seu abdômen
Como o hemoperitônio é diagnosticado?
O hemoperitônio é diagnosticado por vários métodos. Se o médico suspeitar que você está sangrando internamente, esses testes acontecerão rapidamente para avaliar um plano de tratamento. Um exame físico da região pélvica e do abdômen, durante o qual o médico localiza manualmente a origem da dor, pode ser o primeiro passo para diagnosticar sua situação.
Em uma emergência, um teste denominado Avaliação Focada com Sonografia para Trauma (FAST) pode ser necessário. Esta ultrassonografia detecta sangue que pode estar se acumulando na cavidade abdominal.
Uma paracentese pode ser conduzida para ver que tipo de líquido está se acumulando na cavidade abdominal. Esse teste é realizado com uma agulha longa que retira o fluido do abdômen. O fluido é então testado.
A tomografia computadorizada também pode ser usada para detectar hemoperitônio.
O Outlook
As perspectivas de recuperação total do hemoperitônio são boas, mas somente se você receber tratamento. Esta não é uma condição em que você deva “esperar para ver” se seus sintomas ou dor desaparecem por conta própria.
Se você tiver algum motivo para suspeitar de sangramento interno em seu abdômen, não espere para procurar tratamento. Ligue para o seu médico ou uma linha de ajuda de emergência imediatamente para obter assistência.