Autor: Eugene Taylor
Data De Criação: 14 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Dra  Raquel | Detecção do anticorpo da hepatite C
Vídeo: Dra Raquel | Detecção do anticorpo da hepatite C

Contente

A última coisa que você deseja ao fazer o teste de hepatite C (HCV) é um resultado falso-positivo. O HCV é uma infecção viral que afeta o fígado. Infelizmente, ocorrem falsos positivos. Continue lendo para saber por que isso acontece e o que você pode fazer sobre isso.

O que é um falso positivo?

Um teste falso positivo é aquele em que o resultado indica que você tem uma doença ou condição quando na verdade não possui.

Existem dois exames de sangue usados ​​para diagnosticar a hepatite C. O exame de imunoabsorção enzimática (ELISA) geralmente é o primeiro teste realizado. Ele testa anticorpos do HCV que o corpo produziu em resposta à infecção. Uma desvantagem é que a tela ELISA não pode diferenciar entre uma infecção ativa versus uma infecção crônica ou adquirida anteriormente. O teste de RNA do HCV também é uma opção. O teste de RNA procura o vírus na corrente sanguínea. Este teste é mais caro e geralmente é realizado para verificar um teste ELISA positivo.


Um teste ELISA positivo não significa necessariamente que você tem hepatite C. Os anticorpos detectados pelo teste podem ter sido desencadeados por uma infecção diferente do HCV, levando a um resultado positivo. Esse fenômeno é conhecido como reatividade cruzada e geralmente resulta em um falso positivo. Os resultados podem ser verificados através de um teste de RNA.

As pessoas que se recuperaram da hepatite C por conta própria também podem obter um resultado falso-positivo do teste ELISA. Em casos raros, o erro de laboratório leva a um falso positivo. Resultados falso-positivos também podem ocorrer em recém-nascidos que carregam anticorpos de HCV de suas mães.

Depois de fazer um teste ELISA positivo, é provável que futuros testes ELISA sejam positivos. Se você for exposto à hepatite C mais tarde na vida, faça um teste de RNA para determinar se contraiu o vírus.

Quão comum é um resultado falso positivo?

É difícil determinar a frequência dos resultados falso-positivos, pois poucos estudos de boa qualidade foram realizados. Em um estudo com 1.090 pessoas no hospital com doença hepática aguda ou suspeita de hepatite, o teste ELISA apresentou uma taxa de falsos positivos de 3%.


Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) indicam que a porcentagem de falsos positivos é muito maior. De acordo com o CDC, cerca de 35% das pessoas com baixo risco de infecção, incluindo doadores de sangue, profissionais de saúde e militares ativos ou aposentados, recebem um resultado falso-positivo. Em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, como aqueles em hemodiálise, os falsos positivos são em média de 15%.

O impacto de um resultado falso-positivo do teste da hepatite C

Ouvir que você fez um teste positivo de hepatite C pode causar ansiedade. Mesmo que você tenha solicitado mais testes para confirmar o diagnóstico, aguardar uma resposta definitiva é difícil e pode causar extrema ansiedade.

É difícil medir o impacto de um teste falso positivo, pois varia entre indivíduos, mas uma revisão publicada no Journal of General Internal Medicine indica que afeta negativamente a qualidade de vida. A análise também concluiu que um resultado falso positivo pode levar a custos desnecessários e testes adicionais, além de diminuir a confiança nos profissionais de saúde.


Passos a serem seguidos após um resultado positivo no teste de hepatite C

Quando você recebe um resultado falso positivo, pode não ter certeza se é um verdadeiro falso positivo. Você ainda pode estar inseguro, mesmo tendo 100% de certeza de que nunca foi exposto ao vírus. Converse com seu médico sobre como fazer um segundo teste, como um teste de RNA, para confirmar se você tem ou não uma infecção.

Se o resultado do seu teste de RNA for negativo, você não tem uma infecção por HCV atual. Nesse cenário, nenhuma outra etapa precisa ser tomada. Se o resultado do seu teste de RNA for positivo, seu médico o aconselhará sobre as opções de tratamento e como avançar.

Lembre-se de que também podem ocorrer resultados falso-negativos. Isso geralmente ocorre em pessoas que estão nos estágios iniciais da infecção e ainda não desenvolveram anticorpos detectáveis. Pessoas com sistema imunológico reprimido também podem ter um falso negativo, porque o sistema imunológico não está funcionando o suficiente para responder ao teste.

The Takeaway

Se você receber um teste positivo para hepatite C, é possível que os resultados estejam errados. Se acontecer que você tem o vírus, ele pode ser resolvido por conta própria. O tratamento também pode manter a infecção sob controle. Uma perspectiva positiva é uma ótima arma para ajudá-lo a combater o vírus e vencer.

Recomendado Para Você

Este Segway me ajudou a cuidar do meu MS

Este Segway me ajudou a cuidar do meu MS

Em 2007, a bolha imobiliária etourou e entramo na crie da hipoteca. O livro final de "Harry Potter" foi lançado e teve Job apreentou ao mundo o primeiro iPhone. E eu fui diagnotica...
Alterações da pressão arterial durante um ataque cardíaco

Alterações da pressão arterial durante um ataque cardíaco

A preão arterial é a força do eu angue, uma vez que é empurrada do eu coração e circula por todo o eu corpo. Durante um ataque cardíaco, o fluxo anguíneo para u...