Autor: Alice Brown
Data De Criação: 26 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
10 Signs of High Functioning Anxiety
Vídeo: 10 Signs of High Functioning Anxiety

Contente

Embora a ansiedade de alto funcionamento não seja tecnicamente um diagnóstico médico oficial, é um termo cada vez mais comum usado para descrever uma coleção de sintomas relacionados à ansiedade que podem muito bem ser indicativos de uma condição diagnosticável.

Por que o aumento da popularidade? No que diz respeito às condições de saúde mental, é um tanto "atraente", de acordo com Elizabeth Cohen, Ph.D, psicóloga clínica baseada na cidade de Nova York. Na maioria das vezes, as pessoas preferem ser consideradas "funcionais" em vez de apenas "geralmente ansiosas", explica ela, que acrescenta meio de brincadeira, que as pessoas gostam "de ter um distúrbio que as faça parecer bem".

De certa forma, isso é algo como um cavalo de Tróia; pode levar aqueles que normalmente não veriam sua saúde mental a olhar para dentro. Como ainda há muito estigma envolvendo todas as formas de diagnósticos de saúde mental, o desejo de se distanciar dessas condições pode impedir a reflexão interior e o acesso aos cuidados de saúde mental necessários, explica Cohen. Mas, por outro lado, a rotulagem de "alto funcionamento" pode fornecer um ponto de acesso mais amigável, em parte devido à forma como essa condição é enquadrada. (Relacionado: O estigma em torno da medicação psiquiátrica está forçando as pessoas a sofrer em silêncio)


Isso não significa, no entanto, que haja uma ansiedade de "baixo funcionamento" ou que quaisquer outras formas de ansiedade funcionem menos. Então, o que é exatamente ansiedade de alto funcionamento? À frente, os especialistas analisam tudo o que você precisa saber sobre a ansiedade de alto funcionamento, desde os sinais e sintomas até o tratamento.

O que é ansiedade altamente funcional?

A ansiedade de alto funcionamento é não um diagnóstico médico oficial reconhecido pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), o catálogo de condições psicológicas amplamente usado por médicos para diagnosticar pacientes. No entanto, é geralmente reconhecido por muitos profissionais de saúde mental como um subconjunto do transtorno de ansiedade generalizada, diz Cohen. O GAD é um transtorno de ansiedade caracterizado por ansiedade crônica, preocupação extrema e tensão exagerada, mesmo quando há pouco ou nada para provocá-lo, de acordo com o National Institute of Mental Health. Isso porque a ansiedade de alto funcionamento é essencialmente uma "mistura de diferentes condições relacionadas à ansiedade", explica ela. "Tem o prazer das pessoas que geralmente vem com a ansiedade social, as respostas físicas e 'esperar o outro sapato cair', componente do GAD, e a ruminação do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)."


Em essência, a ansiedade de alto funcionamento é uma forma de ansiedade que leva alguém a ser hiperprodutivo ou perfeccionista, produzindo assim resultados aparentemente “bons” (no mundo material e social). Mas isso tem um certo custo mental: conforme eles trabalham cada vez mais para alcançar um A + metafórico, eles estão simultaneamente supercompensando os medos (ou seja, fracasso, abandono, rejeição) que estão alimentando o fogo, explica Cohen.

Ainda assim, pode ser difícil identificar quando uma pessoa está lutando com ansiedade de alto funcionamento - tanto assim, na verdade, que é frequentemente referida como "ansiedade oculta", de acordo com os especialistas aqui. Isso se deve em parte ao "alto desempenho" da ansiedade de alto funcionamento, que as pessoas normalmente não associam a doenças mentais ou problemas de saúde mental. (Embora, lembrete amigável, a saúde mental é variada e essas condições não parecem iguais para todos.)


"Muitas vezes, as pessoas com ansiedade de alto funcionamento parecem estrelas do rock e mostram aparências externas de sucesso", diz o psicólogo clínico Alfiee Breland-Noble, Ph.D., diretor do Projeto AAKOMA, uma organização sem fins lucrativos dedicada a cuidados de saúde mental e pesquisa. Em outras palavras, sua vida pública exterior é muitas vezes marcada por uma carreira prolífica, conquistas e / ou uma família e uma vida doméstica refinadas - tudo o que é tipicamente alimentado pelo medo em vez de uma paixão: "o medo de não se comparar com os outros , medo de ficar para trás ou medo de envelhecer ", diz Cohen. Estas são as pessoas que tendem a "ter tudo" na superfície, mas é como o Instagram em forma humana - você está vendo apenas os destaques.

E enquanto os feeds de mídia social estão começando a encher-se de mais postagens #nofilter (e TG para isso porque dane-se 👏 o 👏 estigma 👏), a sociedade tende a recompensar aqueles com ansiedade de alto funcionamento, perpetuando assim este sucesso, não importa o - mentalidade de estresse.

Considere, por exemplo, alguém que, por ansiedade ou medo de não estar fazendo o suficiente para agradar a seu chefe, passou o fim de semana inteiro trabalhando em um projeto específico. Eles então voltam ao trabalho na segunda-feira completamente esgotados e esgotados. Ainda assim, eles provavelmente são elogiados por seu chefe e colegas, chamados de "jogadores de equipe", e elogiados como alguém para quem nenhuma tarefa é grande ou pequena demais. Há um monte de reforço positivo para esse comportamento alimentado pela ansiedade que não é necessariamente saudável ou sensato. E, por causa disso, alguém com ansiedade de alto funcionamento provavelmente presumirá que suas tendências ao excesso de trabalho e perfeccionismo são responsáveis ​​por seu sucesso, diz Cohen. “Mas, na realidade, esse comportamento os deixa e a seus sistemas nervosos se sentindo exaustos, tensos e em um estado de ansiedade elevado.” (Mais ou menos como um esgotamento.)

“Quando você descobre quais comportamentos funcionam, você os repete; você quer sobreviver, no final das contas, e se você acredita que ajuda a sua sobrevivência, você o faz mais”, explica Cohen. "Os comportamentos associados à ansiedade de alto funcionamento são muito, muito reforçados pelo mundo ao seu redor."

Portanto, perfeccionismo, agradar às pessoas, superação e excesso de trabalho - não importa o impacto negativo na saúde mental - são, compreensivelmente, todos sinais de ansiedade de alto funcionamento. Claro, essa é apenas a lista dos possíveis sintomas de ansiedade de alto funcionamento.Por exemplo, você também pode ser culpado de se desculpar constantemente, diz Cohen. "Dizer 'sinto muito' ou 'sinto muito pelo atraso' é visto como consciência - mas, na realidade, você está colocando uma pressão extra sobre si mesmo."

Quanto aos outros sinais de ansiedade de alto funcionamento ...

Quais são os sinais e sintomas da ansiedade altamente funcional?

Esta é uma pergunta difícil de responder. Porque? Porque, como mencionado anteriormente, a ansiedade de alto funcionamento não é a mais fácil de detectar ou identificar. "A pessoa média normalmente não consegue ver como a ansiedade de alto funcionamento prejudica a pessoa que vive com ela", diz Breland-Noble, que acrescenta que, mesmo como um especialista, pode levar algumas sessões antes de ser capaz de identificar a "magnitude de um paciente ansiedade "se for" alto funcionamento ".

Além do mais, a ansiedade de alto funcionamento (e também o GAD) pode e muitas vezes parece diferente, dependendo do paciente e de variáveis, como sua cultura. Isso se deve em parte ao fato de que a ansiedade de alto funcionamento não é um diagnóstico médico oficial e também por causa da falta de BIPOC nos estudos de saúde mental, explica Breland-Noble, que na verdade iniciou o Projeto AAKOMA por esse motivo. “Portanto, no geral, não tenho certeza de que nós, como profissionais de saúde mental, tenhamos uma compreensão profunda de toda a gama de estilos de apresentação no que se refere à ansiedade, em geral, e especificamente à ansiedade de alto funcionamento”, diz ela. (Relacionado: Recursos de saúde mental acessíveis e de apoio para mulheres negras)

Dito isso, os dois especialistas afirmam que existem alguns sintomas gerais de ansiedade de alto funcionamento.

Sintomas emocionais de ansiedade altamente funcional:

  • Irritabilidade
  • Inquietação
  • Nervosismo
  • Estresse, ansiedade, preocupação
  • Temer
  • Dificuldade de concentração

Seu corpo fisiológico e psicológico são um no mesmo, e seus sintomas mentais gerarão sintomas físicos (e vice-versa). “Nossos corpos não são separados como o chão de um hospital”, diz Cohen. Então…

Sintomas físicos de ansiedade altamente funcional:

  • Problemas de sono; dificuldade em acordar ou acordar em pânico
  • Fadiga crônica, sensação de esgotamento
  • Dor muscular (ou seja, costas tensas e com nós; mandíbula dolorida devido ao aperto)
  • Enxaquecas e dores de cabeça crônicas
  • Náusea em antecipação aos eventos

Existe tratamento para a ansiedade de alto desempenho?

Esse tipo de desafio à saúde mental pode ser totalmente administrado e a reconfiguração de comportamentos ou hábitos é absolutamente alcançável. "Trabalhar para diminuir a ansiedade de alto funcionamento e melhorar a si mesmo, no entanto, é um processo diário e difícil; é como se cada vez que você tivesse a oportunidade de entrar em um comportamento, você tivesse que fazer a ação oposta", diz Cohen.

Como afirma Cohen, a ansiedade de alto funcionamento é "uma forma de estar no mundo; uma forma de interagir com o mundo - e o mundo não está indo embora". Isso significa que, se você está lidando com ansiedade de alto funcionamento, tem "anos e anos de condicionamento para desfazer", diz ela. Veja como:

Dê um nome e normalize-o

Na prática de Breland-Noble, ela trabalha para "reduzir o estigma nomeando e normalizando" a ansiedade, incluindo a ansiedade de alto funcionamento ". Quero que meus pacientes entendam que eles não estão sozinhos, muitas pessoas vivem com isso e há uma forma mais saudável maneira de viver - mas apenas se você nomear e reconhecer com o que está lidando. "(Relacionado: Como usar uma roda de emoções para nomear seus sentimentos - e por que você deve)

Experimente a terapia, especialmente a TCC

Ambos os psicólogos recomendam a terapia cognitivo-comportamental, um tipo de psicoterapia que ajuda as pessoas a identificar e mudar padrões de pensamento destrutivos e, portanto, um profissional treinado que pode orientá-lo através dessas técnicas, bem como de outros tratamentos. "A CBT se concentra nos pensamentos que o levam a cabo e impulsionam esse perfeccionismo", explica Cohen. “Se você desafiar seus pensamentos, no entanto, você pode ver mudanças em como você pensa e, portanto, como você age.” (Leia sobre a TCC, verifique os aplicativos de saúde mental ou dê uma olhada na telemedicina se quiser entender mais.)

Faça menos

“Menos autoflagelação, menos resposta a e-mails e mensagens de texto o tempo todo, menos desculpas. Faça menos fazendo uma pausa sagrada e pare de otimizar - a menos que seja otimizando para alegria ou facilidade”, sugere Cohen. Claro, é mais fácil falar do que fazer, especialmente quando você adquiriu o hábito de estar constantemente disponível. Portanto, siga o conselho de Cohens e comece a esperar 24 horas antes de retornar um e-mail ou mensagem de texto (se puder, é claro). "Do contrário, as pessoas esperam respostas instantâneas de você", o que perpetua esse ciclo doentio de ansiedade altamente funcional. “Deixe claro que você quer bons resultados, não resultados rápidos; que você sabe que há uma vantagem em refletir e ter tempo”, acrescenta ela.

Prática Fora da Terapia

A terapia não - e não deve - ser confinada a uma consulta semanal. Em vez disso, continue a desenvolver o que você discute e trabalha em cada sessão, digamos, pressionando a pausa durante o dia e sintonizando seu cérebro e corpo. Ao trabalhar para melhorar suas próprias tendências de ansiedade de alto funcionamento, Cohen descobriu que fazer essa reflexão no final do dia e pela manhã a ajudava a reconhecer quando ela realmente trabalhava melhor versus apenas trabalhando por causa do sucesso igual. “No final das contas, eu poderia dizer que se eu lesse um e-mail às 17h, eu responderia de uma maneira drasticamente diferente do que faria pela manhã. Pela manhã, eu me sentiria melhor, mais confiante enquanto pela manhã, eu seria mais autodepreciativa e me desculparia ", explica ela. (Ambos, lembrete, são sinais ou sintomas de ansiedade de alto funcionamento.)

Outra forma de praticar o que ambos os especialistas chamam de "enfrentamento ativo e contínuo"? Simplesmente encontrar rotinas saudáveis ​​que você goste e que "lhe dêem forças", recomenda Breland-Noble. "Para alguns, isso é meditação, para outros, oração, para outros, são as artes."

Revisão para

Propaganda

Preso Hoje

Doenças não transmissíveis mais comuns

Doenças não transmissíveis mais comuns

O que é uma doença não tranmiível?Uma doença não tranmiível é uma condição de aúde não infeccioa que não pode er tranmitida de peoa pa...
Duloxetina, cápsula oral

Duloxetina, cápsula oral

A cápula oral de duloxetina etá diponível como medicamento genérico e de marca. Marca: Cymbalta eIrenka.A duloxetina é fornecida apena em cápula para adminitraçã...