Doença de Hodgkin
Contente
- O que é a doença de Hodgkin?
- Quais são os sintomas da doença de Hodgkin?
- Como é diagnosticada a doença de Hodgkin?
- Estadiamento
- Como é tratada a doença de Hodgkin?
- Riscos de tratamento para a doença de Hodgkin
- Perspectivas de longo prazo para pessoas com doença de Hodgkin
O que é a doença de Hodgkin?
A doença de Hodgkin (HD) é um tipo de linfoma, que é um câncer de sangue que começa no sistema linfático. O sistema linfático ajuda o sistema imunológico a se livrar dos resíduos e a combater infecções. A DH também é chamada de doença de Hodgkin, linfoma de Hodgkin e linfoma de Hodgkin.
A HD se origina nos glóbulos brancos que ajudam a protegê-lo de germes e infecções. Esses glóbulos brancos são chamados linfócitos. Em pessoas com DH, essas células crescem de maneira anormal e se espalham para além do sistema linfático. À medida que a doença progride, torna mais difícil para o seu corpo combater infecções.
A HD pode ser a doença de Hodgkin clássica ou o linfoma nodular linfocítico predominante de Hodgkin (NLPHL). O tipo de HD é baseado nos tipos de células envolvidas na sua condição e no comportamento delas.
A principal causa do HD não é conhecida. A doença tem sido associada a mutações ou alterações no DNA, bem como ao vírus Epstein-Barr (EBV), que causa mononucleose. A DH pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente afeta pessoas entre 15 e 40 anos e pessoas com mais de 55 anos.
Quais são os sintomas da doença de Hodgkin?
O sintoma mais comum da DH é o inchaço dos gânglios linfáticos, que causa a formação de um nódulo sob a pele. Esse nódulo geralmente não é doloroso. Pode se formar em uma ou mais das seguintes áreas:
- no lado do pescoço
- na axila
- ao redor da virilha
Outros sintomas da DH incluem:
- suor noturno
- comichão na pele
- febre
- fadiga
- perda de peso não intencional
- tosse persistente, dificuldade em respirar, dor no peito
- dor nos gânglios linfáticos depois de consumir álcool
- baço aumentado
Ligue imediatamente para o seu médico se tiver algum destes sintomas. Eles podem ser sinais de outras condições e é importante obter um diagnóstico preciso.
Como é diagnosticada a doença de Hodgkin?
Para diagnosticar a DH, seu médico fará um exame físico e perguntará sobre seu histórico médico. O seu médico também solicitará certos testes para que eles possam fazer um diagnóstico adequado. Os seguintes testes podem ser realizados:
- exames de imagem, como raios-X ou tomografia computadorizada
- biópsia de linfonodo, que envolve a remoção de um pedaço de tecido linfonodal para testar a presença de células anormais
- exames de sangue, como hemograma completo (CBC), para medir níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas
- imunofenotipagem para determinar o tipo de células linfoma que estão presentes
- testes de função pulmonar para determinar quão bem seus pulmões estão funcionando
- um ecocardiograma para determinar quão bem seu coração está funcionando
- biópsia da medula óssea, que envolve a remoção e o exame da medula no interior dos ossos para verificar se o câncer se espalhou
Estadiamento
Uma vez feito o diagnóstico de DH, o câncer recebe um estágio. O estadiamento descreve a extensão e a gravidade da doença. Isso ajudará seu médico a determinar suas opções e perspectivas de tratamento.
Existem quatro estágios gerais de HD:
- Etapa 1 (fase inicial) significa que o câncer é encontrado em uma região linfonodal ou em apenas uma área de um único órgão.
- Estágio 2 (doença localmente avançada) significa que o câncer é encontrado em duas regiões dos linfonodos de um lado do diafragma, que é o músculo abaixo do pulmão, ou que o câncer foi encontrado em uma região dos linfonodos e em um órgão próximo.
- Estágio 3 (doença avançada) significa que o câncer é encontrado nas regiões linfonodais acima e abaixo do diafragma ou que o câncer foi encontrado em uma área linfonodal e em um órgão em lados opostos do diafragma.
- Estágio 4 (doença generalizada) significa que o câncer foi encontrado fora dos gânglios linfáticos e se espalhou amplamente para outras partes do corpo, como medula óssea, fígado ou pulmão.
Como é tratada a doença de Hodgkin?
O tratamento da DH normalmente depende do estágio da doença. As principais opções de tratamento são quimioterapia e radiação.
A radioterapia utiliza feixes de radiação de alta energia para destruir as células cancerígenas. A quimioterapia envolve o uso de medicamentos que podem matar células cancerígenas. Os medicamentos quimioterápicos podem ser administrados por via oral ou injetados através de uma veia, dependendo do medicamento específico.
A terapia de radiação sozinha pode ser suficiente para o tratamento da NLPHL em estágio inicial. Se você tem NLPHL, pode precisar apenas de radiação, pois a condição tende a se espalhar mais lentamente do que a HD clássica. Em estágios avançados, medicamentos terapêuticos direcionados podem ser adicionados ao seu regime de quimioterapia.
A imunoterapia ou o transplante de células-tronco também podem ser usados se você não responder à quimioterapia ou radiação. Um transplante de células-tronco infunde células saudáveis chamadas células-tronco em seu corpo para substituir as células cancerígenas em sua medula óssea.
Após o tratamento, seu médico desejará acompanhar você regularmente. Certifique-se de manter todas as suas consultas médicas e siga as instruções do seu médico.
Riscos de tratamento para a doença de Hodgkin
Os tratamentos para a DH podem ter efeitos colaterais a longo prazo e aumentar o risco de desenvolver outras condições médicas graves. Os tratamentos em HD podem aumentar o risco de:
- segundo câncer
- infertilidade
- infecções
- problemas de tireóide
- dano pulmonar
Você deve fazer mamografias e exames de doenças cardíacas regularmente, acompanhar as vacinas e evitar fumar.
Também é importante participar de consultas regulares de acompanhamento com seu médico. Informe-os sobre quaisquer preocupações que possa ter sobre efeitos colaterais a longo prazo e o que você pode fazer para ajudar a reduzir seu risco.
Perspectivas de longo prazo para pessoas com doença de Hodgkin
Os avanços no tratamento da DH nas últimas décadas aumentaram bastante a taxa de sobrevivência. De acordo com a American Cancer Society, as taxas de sobrevivência relativa de todas as pessoas diagnosticadas com DH são as seguintes:
- A taxa de sobrevivência em cinco anos é de cerca de 86%.
- A taxa de sobrevivência de 10 anos é de cerca de 80%.
A seguir, são apresentadas as taxas de sobrevivência de cinco anos para os diferentes estágios:
- O estágio 1 do HD é de cerca de 90%.
- O estágio 2 HD é de cerca de 90%.
- O estágio 3 HD é de cerca de 80%.
- O estágio 4 HD é de cerca de 65%.
Essas taxas podem variar de acordo com o estágio da doença e a idade do indivíduo.
Lidar com um diagnóstico de DH pode ser desafiador. Grupos de apoio e aconselhamento podem ajudá-lo a gerenciar sua ansiedade e fornecer um local seguro para você discutir preocupações e sentimentos sobre sua experiência. O Instituto Nacional do Câncer e a Sociedade Americana do Câncer também fornecem recursos para pessoas que receberam recentemente um diagnóstico de DH.