Como o álcool atrapalha seu sono
Contente
É estranho: você adormeceu rápido, acordou na hora de costume, mas por algum motivo não se sente tão quente. Não é uma ressaca; você não tinha naquela muito para beber. Mas seu cérebro parece nebuloso. Qual é o problema?
Dependendo de quanto você bebeu, o álcool pode atrapalhar seu sono, diz Joshua Gowin, Ph.D., psicofarmacologista e pesquisador de álcool do National Institutes of Health (NIH).
Uma rápida lição de química: quando você toma um gole da bebida, ela chega à corrente sanguínea e ao cérebro em 15 minutos, explica Gowin. (This is Your Brain on: Alcohol.) E uma vez que atinge seu cérebro, o álcool desencadeia "uma cascata" de mudanças químicas, diz ele.
A primeira dessas mudanças são picos de norepinefrina, que aumentam a sensação de euforia, excitação e estado de alerta geral, diz Gowin. Simplificando, o álcool faz você se sentir bem, provavelmente por isso que você decidiu beber.
Mas, uma vez que você para ou diminui seu hábito de beber, essa sensação de euforia começa a se dissipar. É substituído por relaxamento e fadiga e, às vezes, confusão ou depressão, diz Gowin. Além disso, sua temperatura central começa a cair - algo que acontece naturalmente quando seu corpo entra no sono, de acordo com um estudo de revisão do NIH. Basicamente, você se sente pronto para dormir e provavelmente é mais fácil adormecer rapidamente. (Não consegue dormir? 6 razões estranhas para você ainda estar acordado.) Muitas pesquisas, incluindo um estudo recente da Universidade de Michigan, mostram que o álcool efetivamente acelera sua decência e adormece.
Quanto a quando você está na realidade cochilando? Durante o sono normal, seu cérebro desce lentamente para "estágios" cada vez mais profundos do sono à medida que a noite avança. Mas um estudo de 2013 do Reino Unido descobriu que o álcool impulsiona seu cérebro para os estágios mais profundos de sono quase assim que sua cabeça atinge o travesseiro. Isso pode parecer uma coisa boa. Mas, no meio da noite, seu cérebro muda para estágios mais leves do sono REM (movimento rápido dos olhos), mostra a pesquisa do NIH. Ao mesmo tempo, seu corpo finalmente limpa o álcool de sua corrente sanguínea, o que pode ter um efeito perturbador em seu zzz, diz Gowin.
Por todos esses motivos, é mais provável que você acorde durante a noite, se mexa e se vire, e geralmente durma mal nas primeiras horas da manhã após beber. Ainda mais: o álcool parece perturbar especialmente o sono de uma mulher, mostra a pesquisa da U of M. Desapontamento.
Mas é importante observar: quase todos esses efeitos perturbadores do sono acontecem apenas se você beber o suficiente para aumentar o teor de álcool no sangue (TAS) acima de 0,05%. Para a maioria das pessoas, isso é o equivalente a aproximadamente dois ou três drinques, afirma a pesquisa do NIH.
Se você é do tipo que gosta de uma taça de vinho, provavelmente não tem muito com que se preocupar. Na verdade, a maioria das pesquisas sugere que uma ou duas bebidas podem ajudá-lo a adormecer sem causar nenhuma das interrupções do sono matinal. Basta ter em mente: Gowin e outros pesquisadores do sono definem uma bebida como 5 onças de vinho, 1,5 onças de licor forte ou 12 onças de uma cerveja como Budweiser ou Coors, que tem um teor de álcool por volume (ABV) de cinco por cento.
Se você for desajeitado ao servir coquetéis ou vinho, ou se tende a pedir canecas de cervejas artesanais que têm ABVs na faixa de 7 a 8 por cento, seu sono pode ser prejudicado mesmo após uma única bebida. Então agora você sabe - e festas de fim de ano, aí vamos nós!