Quais são os benefícios do ashwagandha?
Contente
- Para que as pessoas usam ashwagandha?
- Quais são seus benefícios para a saúde?
- Estresse e ansiedade
- Artrite
- Saúde do coração
- Tratamento de Alzheimer
- Câncer
- Como tomar ashwagandha
- Há algum efeito colateral?
- É seguro?
- Resumo
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Ashwagandha é um arbusto perene que cresce na Índia, no Oriente Médio e em partes da África. Possui uma longa história de uso na medicina tradicional.
Por centenas de anos, as pessoas usaram as raízes e os frutos laranja-avermelhados da ashwagandha para fins medicinais. A erva também é conhecida como ginseng indiano ou cereja de inverno.
O nome “ashwagandha” descreve o cheiro de sua raiz, que significa “como um cavalo”. Por definição, ashwa significa cavalo.
Os médicos usam esta erva como um tônico geral para aumentar a energia e reduzir o estresse e a ansiedade. Alguns também afirmam que a erva pode ser benéfica para certos tipos de câncer, doença de Alzheimer e ansiedade.
Mais pesquisas são necessárias; até o momento, estudos promissores sobre os benefícios da ashwagandha para a saúde foram principalmente em animais.
Este artigo analisa os usos tradicionais de ashwagandha, como tomá-lo e as evidências por trás de seus possíveis benefícios e riscos à saúde.
Para que as pessoas usam ashwagandha?
Crédito da imagem: Eugeniusz Dudzinski / Getty Images
Ashwagandha é uma erva importante na medicina ayurvédica. Este é um dos sistemas médicos mais antigos do mundo e um dos sistemas de saúde da Índia.
Na medicina ayurvédica, ashwagandha é considerado um Rasayana. Isso significa que ajuda a manter a juventude, tanto mental quanto fisicamente.
Há algumas evidências que sugerem que a erva pode ter efeitos neuroprotetores e antiinflamatórios. A inflamação está na base de muitas condições de saúde e a redução da inflamação pode proteger o corpo contra uma variedade de condições.
Por exemplo, as pessoas usam ashwagandha para ajudar a tratar o seguinte:
- estresse
- ansiedade
- fadiga
- dor
- condições de pele
- diabetes
- artrite
- epilepsia
Diferentes tratamentos utilizam diferentes partes da planta, incluindo folhas, sementes e frutos.
Esta erva está ganhando popularidade no Ocidente. Hoje, as pessoas podem comprar ashwagandha como suplemento nos Estados Unidos.
Quais são seus benefícios para a saúde?
Estudos científicos sugeriram que ashwagandha pode ser benéfico para uma série de doenças.
Dito isso, os pesquisadores não sabem muito sobre como a erva reage no corpo humano. A maioria dos estudos até agora usou modelos animais ou celulares, o que significa que os cientistas não sabem se os mesmos resultados ocorrerão em humanos.
Existem algumas evidências para apoiar o uso de ashwagandha para o seguinte:
Estresse e ansiedade
Ashwagandha pode ter um efeito calmante sobre os sintomas de ansiedade quando comparada com a droga lorazepam, um sedativo e medicação para ansiedade.
Um estudo de 2000 sugeriu que a erva tinha um efeito de redução da ansiedade comparável ao lorazepam, sugerindo que ashwagandha pode ser tão eficaz para reduzir a ansiedade. No entanto, os pesquisadores realizaram este estudo em ratos, não em humanos.
Em um estudo de 2019 em humanos, os pesquisadores descobriram que tomar uma dose diária de 240 miligramas (mg) de ashwagandha reduziu significativamente os níveis de estresse das pessoas em comparação com um placebo. Isso incluiu níveis reduzidos de cortisol, que é um hormônio do estresse.
Em outro estudo de 2019 em humanos, tomar 250 mg ou 600 mg de ashwagandha por dia resultou em níveis mais baixos de estresse auto-relatado, bem como níveis mais baixos de cortisol.
Embora essa pesquisa seja promissora, os cientistas precisam coletar muito mais dados antes de recomendar a erva para tratar a ansiedade.
Artrite
Ashwagandha pode atuar como um analgésico, evitando que os sinais de dor se propaguem pelo sistema nervoso central. Também pode ter algumas propriedades antiinflamatórias.
Por esse motivo, algumas pesquisas demonstraram que ele é eficaz no tratamento de formas de artrite, incluindo a artrite reumatóide.
Um pequeno estudo de 2015 em 125 pessoas com dor nas articulações descobriu que a erva tem potencial como uma opção de tratamento para a artrite reumatóide.
Saúde do coração
Algumas pessoas usam ashwagandha para melhorar a saúde do coração, incluindo:
- diminuindo a pressão alta
- baixando o colesterol alto
- aliviando a dor no peito
- prevenção de doenças cardíacas
No entanto, existem poucas pesquisas para apoiar esses benefícios.
Um estudo de 2015 em humanos sugeriu que o extrato de raiz de ashwagandha pode aumentar a resistência cardiorrespiratória de uma pessoa, o que pode melhorar a saúde do coração. No entanto, mais pesquisas são necessárias.
Tratamento de Alzheimer
De acordo com uma revisão de 2011, vários estudos examinaram a capacidade de ashwagandha de retardar ou prevenir a perda da função cerebral em pessoas com doenças neurodegenerativas, como doença de Alzheimer, doença de Huntington e doença de Parkinson.
À medida que essas condições progridem, partes do cérebro e seus caminhos conectivos são danificados, o que leva à perda de memória e função. Esta revisão sugere que quando camundongos e ratos recebem ashwagandha durante os estágios iniciais da doença, pode ser capaz de oferecer proteção.
Câncer
A mesma revisão de 2011 também descreve alguns estudos promissores que descobriram que o ashwagandha pode ser capaz de interromper o crescimento celular em certos tipos de câncer. Isso inclui a redução de tumores de pulmão em estudos com animais.
Como tomar ashwagandha
A dosagem de ashwagandha e a forma como as pessoas a usam dependem da condição que desejam tratar. Não existe uma dosagem padrão baseada em ensaios clínicos modernos.
Diferentes estudos usaram diferentes dosagens. Algumas pesquisas sugerem que tomar 250–600 mg por dia pode reduzir o estresse. Outros estudos usaram dosagens muito mais altas.
As dosagens das cápsulas geralmente contêm entre 250 e 1.500 mg de ashwagandha. A erva vem na forma de cápsula, pó e extrato líquido.
Em alguns casos, tomar altas doses pode causar efeitos colaterais desagradáveis. É melhor falar com um profissional de saúde sobre segurança e dosagem antes de tomar qualquer novo suplemento de ervas, incluindo ashwagandha.
Há algum efeito colateral?
As pessoas geralmente podem tolerar ashwagandha em doses pequenas a médias. No entanto, não houve estudos de longo prazo suficientes para examinar completamente os possíveis efeitos colaterais.
Tomar grandes quantidades de ashwagandha pode causar problemas digestivos, diarreia, náuseas e vômitos. Isso pode ser devido à irritação da mucosa intestinal.
É seguro?
Mulheres grávidas devem evitar o uso de ashwagandha porque pode causar sofrimento para o feto e trabalho de parto prematuro.
Outra preocupação potencial para as ervas ayurvédicas é que a Food and Drug Administration (FDA) não regulamenta os fabricantes. Isso significa que eles não obedecem aos mesmos padrões que as empresas farmacêuticas e os produtores de alimentos.
É possível que as ervas contenham contaminantes, como metais pesados, ou podem não conter a erva real. As pessoas devem fazer pesquisas sobre o fabricante antes de comprar qualquer produto.
De acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health, alguns produtos ayurvédicos podem conter chumbo, mercúrio e arsênico em níveis acima do que os especialistas consideram aceitáveis para ingestão diária humana.
Resumo
Ashwagandha é um tratamento à base de ervas na medicina ayurvédica. Alguns estudos sugerem que ashwagandha pode ter uma série de benefícios à saúde, incluindo redução do estresse e ansiedade e melhora da artrite.
Mulheres grávidas e pessoas com problemas de saúde preexistentes devem conversar com seu médico antes de usar ashwagandha.
Muitos dos estudos até agora foram pequenos, conduzidos em animais ou tiveram falhas em seu design. Por esse motivo, os pesquisadores não podem afirmar com certeza se é um tratamento eficaz. É necessário mais trabalho.
Se uma pessoa decidir usar esta erva como parte de um plano de tratamento, ela deve discutir o assunto primeiro com seu médico.
Compre ashwagandhaAs pessoas podem comprar diferentes formas de ashwagandha em lojas de produtos naturais ou online:
- cápsulas de ashwagandha
- pós ashwagandha
- extrato líquido de ashwagandha