Como evitar ficar doente durante a viagem
Contente
Se você está planejando viajar nesta temporada de férias, pode estar compartilhando seu avião, trem ou ônibus com alguns milhões de companheiros inesperados: ácaros, a causa mais comum de alergias ao pó doméstico, de acordo com uma pesquisa em PLOS One. Eles se prendem à sua roupa, pele e bagagem e podem sobreviver até mesmo a viagens internacionais. E embora os ácaros normalmente não façam você fazer muito mais do que espirrar, esses quatro insetos viajantes podem apresentar mais riscos.
MRSA e E. coli
Também conhecido como Staphylococcus aureus resistente à meticilina, o MRSA é uma cepa de estreptococos resistente a antibióticos que pode sobreviver até 168 horas nos bolsos traseiros dos assentos de aviões. (Leia sobre a batalha de uma mulher com a superbactéria.) E a E. coli, a bactéria que causa intoxicação alimentar, pode viver por até 96 horas no descanso de braço, de acordo com pesquisadores da Auburn University. O apoio de braço, a bandeja da bandeja e a cortina da janela são feitos de materiais macios e porosos que permitem que as bactérias se desenvolvam. Portanto, desinfete antes de se instalar.
Listeria
No início deste ano, um fabricante de alimentos que abastece varejistas e companhias aéreas recolheu mais de 60.000 libras de refeições de café da manhã que estavam contaminadas com listeria, uma bactéria que causa uma infecção gastrointestinal grave (e é especialmente perigosa para mulheres grávidas). Não é o primeiro recall desencadeado pela listeria que afetou as companhias aéreas - nem será o último. Se você estiver preocupado, traga seus próprios lanches a bordo.
Percevejos
Companhias aéreas como a British Airways são conhecidas por fumigar aviões inteiros devido a infestações de percevejos - as criaturas famintas podem se agarrar a bagagens e roupas. Fique atento aos insetos e suas picadas durante o voo e considere guardar as roupas em sacos plásticos que podem ser lacrados ou usar malas rígidas para mantê-los afastados. (Pode haver uma ligação entre percevejos e MRSA, outro clandestino causador de doenças também.)
Bactéria coliforme
A água da torneira de 12 por cento das companhias aéreas dos EUA testou positivo para esse tipo de bactéria, que inclui bactérias fecais e E. coli, de acordo com pesquisa da Agência de Proteção Ambiental. Se você estiver com sede, peça uma garrafa de água a um atendente e esqueça de beber água da torneira. (É seguro beber água da torneira em qualquer lugar? Nós temos a resposta.)