Quão ruim é escolher seus cabelos encravados?
Contente
Comecemos pelo princípio: console-se com o fato de que os pêlos encravados são totalmente normais. A maioria das mulheres terá pêlos encravados (também conhecidos como inchaços de navalha) em algum momento de suas vidas, diz Nada Elbuluk, M.D., professora assistente do Departamento de Dermatologia Ronald O. Perelman do NYU Langone Medical Center. Embora sejam mais comuns em pessoas com cabelo encaracolado ou áspero, podem acontecer com qualquer pessoa e aparecer em qualquer lugar (pernas, braços, sob a cintura e muito mais). Normalmente, essas saliências se parecem com acne. Em alguns casos, você pode ver o cabelo preso dentro deles.
Ao fazer a barba, depilar ou arrancar os cabelos, você corre o risco de irritar o folículo capilar ou de criar um ambiente para o acúmulo de células mortas da pele. O resultado? O cabelo não pode crescer em seu movimento natural para cima e para fora, levando à protuberância vermelha inflamada com a qual você agora é forçado a lidar, diz Elbuluk. (A melhor maneira de evitar isso é com tratamento a laser. Mais sobre isso: 10 coisas para saber sobre a depilação a laser em casa)
Sabemos que é tentador, mas não mexa no cabelo, diz Elbuluk. Esta é uma grande falta de não. "As ferramentas que você usa em casa provavelmente não são estéreis, então você pode causar irritação e infecção", diz Elbuluk. Você pode piorar o que já é uma situação desconfortável, introduzir novas bactérias que podem causar infecção ou prolongar a permanência do encravado em sua pele. Além disso, arrancar o cabelo por conta própria pode causar manchas escuras ou cicatrizes, se feito incorretamente. Ah, e pare de se barbear enquanto deixa a região irritada se recuperar. (Relacionado: 13 perguntas de tratamento lá embaixo, respondidas)
A boa notícia é que esses pêlos encravados provavelmente desaparecerão por conta própria se você tratar a área circundante de maneira adequada. “Manter a pele hidratada e esfoliada não só facilita o barbear, mas pode ajudar a remover pelos mortos que podem obstruir os folículos capilares, além de promover o crescimento do cabelo na direção certa”, observa Elbuluk. Procure produtos de venda livre que contenham peróxido de benzoíla, ácido glicólico e ácido salicílico para realmente fazer o trabalho. Muitos desses tratamentos se sobrepõem aos tratamentos para acne, então escolha sua marca favorita e lave-os.