Quanto tempo duram os sonhos?
Contente
- Quanto tempo duram realmente os sonhos?
- Quanto tempo dura o sono REM?
- Quanto tempo duram os pesadelos?
- Quantos sonhos temos uma noite?
- Outros fatos divertidos sobre sonhos
- A linha inferior
Artistas, autores, filósofos e cientistas há muito são fascinados por sonhos. O filósofo grego Aristóteles escreveu um tratado inteiro sobre sonhos, e William Shakespeare refletiu sobre o sonho na tragédia "Hamlet".
Ainda falamos muito sobre sonhos hoje. Frequentemente refletimos sobre o que eles poderiam significar. E sabemos que quase todas as pessoas sonham, independentemente de (ou quão bem) elas lembram desses sonhos quando acordam.
Mas porque nós sonhamos? A resposta curta é que os cientistas não sabem ao certo.
Independentemente do motivo pelo qual sonhamos, é interessante dar uma olhada mais de perto nos sonhos e quanto tempo eles podem durar.
Quanto tempo duram realmente os sonhos?
É difícil dizer quanto tempo um sonho individual pode durar. Mas os especialistas podem fornecer estimativas sobre quanto tempo você pode gastar sonhando.
Segundo a National Sleep Foundation, a pessoa média sonha quatro a seis vezes por noite. Você pode passar até 2 horas na terra dos sonhos durante uma noite de sono, relata o National Institutes of Health.
Quanto tempo dura o sono REM?
A maioria dos sonhos parece ocorrer durante movimentos rápidos dos olhos, ou sono REM. O sono REM é uma das duas categorias básicas de sono que seu corpo experimenta, sendo o outro sono não-rápido dos olhos (NREM).
E enquanto você pode sonhar durante o sono NREM, é mais provável que seus sonhos sejam os mais vívidos durante o sono REM.
Os ciclos de sono REM tendem a ocorrer a cada 1,5 a 2 horas. Seu corpo entrará no sono REM cerca de 90 minutos depois que você adormecer. Mas você pode permanecer nesse primeiro ciclo de sono REM por 5 minutos ou mais.
Mais tarde, quando você voltar ao sono NREM para o sono REM novamente, poderá permanecer no sono REM por um longo período de tempo.
Você pode passar meia hora em um ciclo de sono REM à medida que a noite passa. Se você dormir por cerca de 8 horas, poderá passar aproximadamente um quarto desse tempo em sono REM.
Quanto tempo duram os pesadelos?
Você se lembra de ter um pesadelo? A Academia Americana de Medicina do Sono estima que entre 50 e 85% dos adultos dizem ter tido um pesadelo.
Não parece haver uma resposta definitiva sobre quanto tempo dura um pesadelo típico. Mas os especialistas observam que os pesadelos tendem a acontecer em ciclos posteriores do sono REM, geralmente no último terço da noite.
As mulheres são mais propensas que os homens a relatar que tiveram pesadelos. Existem inúmeras causas potenciais, incluindo estresse e ansiedade ou certos medicamentos.
E enquanto alguém pode ter um pesadelo ocasional, algumas pessoas experimentam episódios regulares de sono cheio de pesadelo.
Alguns desses pesadelos podem ser atribuídos ao TEPT, enquanto outros podem não parecer ter uma causa facilmente identificável.
Os distúrbios do pesadelo são relativamente raros: de acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, cerca de 4% dos adultos têm um distúrbio do pesadelo.
Mas pesquisas sugerem que 71% das pessoas que sofreram trauma têm pesadelos regulares.
Existem opções de tratamento disponíveis para ajudar pessoas com transtorno de pesadelo, incluindo terapia de ensaio de imagem e terapia cognitivo-comportamental.
Então, se você acha que pode ser afetado, converse com seu médico.
Quantos sonhos temos uma noite?
É quase impossível determinar quantos sonhos você tem em uma noite típica.
Para complicar as coisas, você pode ter sonhos, mas acorda e não se lembra deles.
Algumas pesquisas mais antigas sugerem que há uma correlação entre o tempo que você passa no sono REM e o tempo que você sonha.
Outros fatos divertidos sobre sonhos
Os sonhos parecem irresistíveis para os pesquisadores, que continuam a explorar a ciência por trás deles. Aqui estão alguns outros fatos interessantes sobre sonhos e sonhos:
- As crianças sonham com o sono NREM. Crianças menores de 10 anos sonham com muito mais frequência no estágio NREM do que no estágio REM do sono. De fato, o estágio REM representa apenas 20% do tempo dos seus sonhos.
- Seu corpo está basicamente paralisado enquanto você está sonhando. Durante o sono REM, seus olhos se agitam ou se movem rapidamente, mas seus principais grupos musculares ficam temporariamente paralisados.A causa da paralisia tem sido intensamente debatida e investigada, mas algumas pesquisas em ratos sugerem que os neurotransmissores inibem certos neurônios motores durante o sono REM, causando a paralisia.
- Algumas pessoas parecem realizar sonhos enquanto dormem. Isso ocorre porque eles sofrem de distúrbio do comportamento do sono REM (RBD). Isso pode fazer com que você realize seus sonhos enquanto dorme.
- Seu cérebro pode escolher o que esquecer enquanto você sonha. Um estudo de 2019 explicou que os neurônios que produzem hormônio concentrador de melanina (MCH) pareciam prejudicar a função de produção de memória em uma parte do cérebro chamada hipotálamo durante o sono REM.
- Medicamentos podem afetar seus sonhos. Por exemplo, os betabloqueadores diminuem a pressão arterial, mas também podem aumentar a intensidade dos seus sonhos.
- Algumas pessoas sonham em preto e branco. A idade pode ser um fator. Pessoas mais velhas que assistiam mais televisão em preto e branco pareciam sonhar com mais frequência na escala de cinza do que pessoas mais jovens que cresceram com mídia colorida, de acordo com um estudo de 2008.
A linha inferior
Quando se trata de sonhos, todo mundo é diferente. Talvez você raramente, se alguma vez lembre de algum dos seus sonhos. Ou talvez você possa frequentemente acordar com uma lembrança vívida tocando em sua cabeça.
Mas, independentemente de você se lembrar dos seus sonhos ou não, você sonha em vários momentos da noite, se dormir o suficiente.
É apenas o seu cérebro trabalhando em um processo noturno com algum objetivo ainda a ser determinado.
Se você começar a experimentar pesadelos de forma recorrente, entre em contato com seu médico. Seus pesadelos podem ser o resultado de uma condição médica subjacente que pode ser tratada.