Como meditar para um coração aberto
Contente
Seu coração é um músculo e, como qualquer outro, você precisa trabalhar para mantê-lo forte. (E com isso, não queremos dizer cardio para aumentar a frequência cardíaca, embora isso também ajude.)
Esteja você "treinando" seu coração para o amor romântico, # selflove ou amor pela comida, a melhor maneira de flexionar os músculos que aquecem o coração é com a meditação. (E se o amor pela comida é a sua geléia, este guia sobre como comer conscientemente é a chave.)
Embora existam vários tipos diferentes de meditação, esta prática de coração aberto utiliza a meditação da atenção plena, que se concentra na sensação física da respiração, diz Lodro Rinzler, autor de Love Hurts: conselho budista para o coração partido e co-fundador da MNDFL, um estúdio de meditação na cidade de Nova York. "É tudo uma questão de voltar, uma e outra vez, ao momento presente." (Veja por que todo mundo está entusiasmado com a atenção plena.)
Essa prática é benéfica para todos os relacionamentos em sua vida - mesmo aqueles que passam despercebidos. Meditações de coração aberto e amor-bondade podem ajudá-lo a desenvolver vulnerabilidade, paciência e empatia, e ter um efeito humanizador em todos com quem você cruzar, diz Patricia Karpas, fundadora do aplicativo Meditation Studio. (Confira esses 17 outros benefícios mágicos da meditação para a saúde.)
Quanto mais você treina sua atenção plena, mais você é capaz de aparecer para todas as pessoas em sua vida e estar totalmente presente e autêntico quando estiver com elas (seja um primeiro encontro, jantar com nosso cônjuge de longa data, ou no trabalho com um estranho), diz Rinzler. "É um pouco como levar o coração para a academia; você experimenta abrir nosso coração para pessoas que você gosta, pessoas que você não conhece muito bem e até mesmo pessoas com as quais você não se dá bem."
E embora tenha benefícios para a sua vida cotidiana, esse tipo de meditação pode ajudá-lo a se preparar para grandes momentos, também - como ter conversas difíceis ou sobreviver a uma briga - diz Karpas. "Uma conversa de coração aberto às vezes significa apenas aceitar radicalmente o ponto de vista de outra pessoa e seguir em frente." (Mais ou menos como quando você está sentado à mesa de jantar com seu tio, que é um apoiador "yuuuge" do Trump.)
Aqui, Rinzler o orienta através de uma meditação de coração aberto que não apenas explora seu relacionamento com alguém que você ama, mas também com alguém com quem você pode ter um conflito - seja um ex, um membro da família ou um chefe com quem você bate de frente o regular. (Precisa de alguma orientação auditiva? Experimente o áudio abaixo para uma meditação Abrindo o Coração de Elisha Goldstein e o aplicativo Meditation Studio.)
Meditação Guiada pelo Coração Aberto
1. Respire profundamente três vezes. Inspire pelo nariz e expire pela boca.
2. Traga à mente a imagem de alguém que você ama muito. Faça com que seja visceral - pense em como eles normalmente se vestem, como sorriem e como arrumam o cabelo; todos os aspectos sobre ele ou ela.
3. Abrande seu coração em relação a essa pessoa e repita uma aspiração simples: "Que você possa desfrutar da felicidade e estar livre do sofrimento." Ao repetir essa frase, você pode pensar: "O que isso significa para essa pessoa?" "O que o faria feliz hoje?" Continue voltando à própria aspiração e, ao final de cinco minutos, deixe a visualização se dissolver.
4.Traga à mente a imagem de alguém com quem você não necessariamente se dá bem. Sente-se com essa imagem por um minuto, deixando de lado os pensamentos de julgamento. Em seguida, comece a listar as coisas positivas que essa pessoa deseja. No final de cada coisa, adicione três palavras mágicas: "igualzinho a mim". Por exemplo: "Sam quer ser feliz ... assim como eu." ou "Sam quer se sentir desejado ... assim como eu." Esperançosamente, isso criará alguma forma de empatia por essa pessoa.
5. Em seguida, passe para outras áreas que podem ser menos fáceis deaceitar: "Sam mente às vezes ... assim como eu", ou "Sam era totalmente arrogante ... igual a mim" ou "Sam dormiu com alguém que não deveria ... igualzinho a mim." Talvez você não tenha sido arrogante por semanas ou dormido com alguém impróprio nos últimos anos. Mas se você tiver sempre fez essas coisas ou alguma outra coisa da qual você não está necessariamente orgulhoso, apenas reconheça esse fato por um momento. Sente-se com isso. Depois de alguns minutos contemplando maneiras como essa pessoa é igual a você, abandone a contemplação, levante o olhar em direção ao horizonte e descanse sua mente. Descanse com quaisquer sentimentos que tenham surgido. (Precisa liberar um pouco de raiva? Experimente esta meditação de raiva NSFW que torna normal para sua mente ter filtro zero.)
Se você está apenas aprendendo a meditar, pode ser necessário um pouco de prática para acalmar sua mente e se concentrar em apenas uma coisa (porque, sejamos honestos, nosso cérebro geralmente tem cerca de 10.000 abas abertas). Mas a melhor parte é que você literalmente não pode fazer meditação errada. De acordo com Rinzler, o único erro possível que você pode cometer é "julgar a si mesmo com severidade. É isso".