Autor: Vivian Patrick
Data De Criação: 7 Junho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como se proteger contra exaustão e insolação - Estilo De Vida
Como se proteger contra exaustão e insolação - Estilo De Vida

Contente

Esteja você jogando futebol ZogSports ou bebendo ao ar livre durante o dia, a insolação e a exaustão pelo calor são um perigo real. Eles podem acontecer com qualquer pessoa - e não apenas quando as temperaturas atingem os dígitos triplos. Além do mais, desmaiar não é o único sinal de insolação. Pode ser apenas o clímax de uma situação já em ebulição. Felizmente, existem maneiras de saber quando você está se aproximando de um território perigoso para que possa agir rápido e se manter seguro neste verão.

O que é exatamente a insolação?

Compreender a diferença entre exaustão por calor e insolação é importante porque uma precede a outra. A exaustão pelo calor, com seus sintomas de náusea, sede excessiva, fadiga, músculos enfraquecidos e pele úmida, o atingirá primeiro. Se você não prestar atenção a esses sintomas de exaustão pelo calor e agir rápido, pode estar a caminho de uma insolação. Você faz não quero isso.


"Qualquer doença relacionada ao calor (HRI) pode acontecer quando o corpo excede sua capacidade de compensar um aumento na temperatura (interna)", diz Allen Towfigh, MD, neurologista e especialista em medicina do sono do Weill Cornell Medical Center em Nova York –Hospital Presbiteriano.

O ponto de ruptura varia de pessoa para pessoa, mas "em indivíduos saudáveis, a temperatura corporal normal varia entre 96,8 e 99,5 graus Fahrenheit. No entanto, com insolação podemos ver temperaturas centrais de 104 graus e mais altas", diz Tom Schmicker, MD, MS, um residente de cirurgia ortopédica na Joan C. Edwards School of Medicine da Marshall University.

Os efeitos podem surgir muito rapidamente, atingindo níveis perigosos em apenas 15 a 20 minutos, muitas vezes pegando as pessoas de surpresa, diz Partha Nandi, M.D., F.A.C.P., gastroenterologista em Detroit.

Aqui está o que está acontecendo: o cérebro (mais especificamente uma área chamada hipotálamo) é responsável pela termorregulação, explica o Dr. Schmicker. "À medida que a temperatura corporal aumenta, ela estimula a transpiração e desvia o sangue dos órgãos internos para a pele", diz ele.


O suor é a principal ferramenta do corpo para se refrescar. Mas, infelizmente, torna-se menos eficaz em altos níveis de umidade - o suor simplesmente cai sobre você em vez de resfriá-lo por evaporação. Outros métodos como condução (sentar no chão frio) e convecção (deixar um ventilador soprar em você) não são suficientes para combater as temperaturas excessivamente altas, explica ele. Sem defesa contra o aumento da temperatura, seu corpo superaquece, levando à exaustão pelo calor e, potencialmente, à insolação.

Fatores de risco para exaustão por calor e insolação

Certas condições podem colocá-lo em maior risco de exaustão pelo calor e, subsequentemente, de insolação. Isso inclui condições ambientais óbvias (altas temperaturas e altos níveis de umidade), desidratação, idade (crianças e idosos) e esforço físico, diz o Dr. Towfigh. Além do mais, certas condições médicas crônicas podem colocá-lo em maior risco. Isso pode incluir complicações cardíacas, doenças pulmonares ou obesidade, bem como alguns medicamentos, como medicamentos para pressão arterial, antidepressivos, estimulantes e diuréticos, diz Minisha Sood, M.D., F.A.C.E., um endocrinologista da Fifth Avenue Endocrinology em NYC.


Quanto ao esforço físico, pense em como você fica aquecido fazendo burpees em uma academia com ar-condicionado. Faz sentido que fazer o mesmo exercício ou algo mais intenso ao ar livre sob o sol pode ser ainda mais desgastante para o seu corpo, pois ele tenta regular o calor.

Não é apenas o calor sozinho, mas sim o nível de esforço e umidade combinados, diz o Dr. Towfigh. Um treino de boot camp no parque certamente causará uma temperatura corporal mais alta do que, digamos, uma caminhada rápida ou algumas flexões na sombra. É importante observar, no entanto, que sempre há exceções, principalmente se você tiver quaisquer fatores de risco adicionais. Portanto, preste atenção se você tem algum sintoma, esteja você na sombra ou no sol.

Se você conhece os sinais de alerta da insolação, pode preveni-la ou evitá-la neste verão e ainda aproveitar as caminhadas, corridas e passeios ao ar livre.

Os sinais de insolação

Doenças relacionadas ao calor podem acontecer a qualquer pessoa. Alguns poucos sinais precoces de que algo está errado, diz o Dr. Towfigh, são pele ruborizada, tontura, visão turva, dor de cabeça, visão em túnel / tontura e fraqueza muscular. Isso geralmente indica exaustão por calor. Mas se aumentar (mais sobre o que fazer imediatamente, abaixo), você também pode sentir vômitos, fala arrastada e respiração rápida, diz o Dr. Sood. Se não for tratada, você pode até ter uma convulsão ou coma.

"À medida que o corpo tenta dissipar o calor, os vasos sanguíneos próximos à pele, chamados capilares, dilatam e a pele fica ruborizada", diz o Dr. Towfigh. Infelizmente, isso pode interferir no fluxo sanguíneo suficiente para os músculos, coração e cérebro, acrescenta ele, já que o corpo está direcionando o fluxo sanguíneo para a pele em um esforço para regular o calor interno do corpo.

"A menos que a insolação seja tratada rapidamente, pode resultar em danos ao cérebro e órgãos potencialmente irreversíveis, ou até mesmo a morte", disse Neha Raukar, M. D., professora associada de medicina de emergência na Brown University. Embora esses casos graves sejam raros, os danos cerebrais relacionados à insolação podem resultar em dificuldade no processamento de informações, perda de memória e déficit de atenção, acrescenta ela.

O que você pode fazer para prevenir e tratar a exaustão por calor e insolação

Previna-se

Algumas maneiras de se proteger contra o calor:

  • Beba muito líquido, mas evite álcool, bebidas açucaradas e cafeína, diz o Dr. Nandi, pois eles têm efeitos desidratantes. Reidrate a cada 15 a 20 minutos se você for ativo ao ar livre, mesmo que você não sinta sede, ele diz. Tenha uma bebida esportiva à mão para repor o sódio e outros minerais perdidos pelo suor.
  • Faça pausas durante o treino - você provavelmente precisará de uma recuperação intermitente com mais frequência do que durante um treino típico em ambientes fechados.
  • Vista-se adequadamente com roupas bem ventiladas.
  • Ouça seu corpo. Se você estiver no meio do treino, mas estiver se sentindo tonto ou extremamente úmido, é aconselhável fazer uma pausa e ir para a sombra.
  • Escolha um treino que funcione bem com o clima. Em vez de correr ou andar de bicicleta, tente pegar uma área sombreada no parque para alguns fluxos de ioga de baixa intensidade. Você ainda colherá os benefícios de saúde mental de passar um tempo ao ar livre, mas evite os perigos do excesso de calor.

Tratá-lo

Se você experimentar qualquer um dos sinais de alerta descritos acima, ou apenas sentir muito calor, siga estas etapas:

  • Retire o excesso de camadas e troque as roupas suadas e pegajosas.
  • Se você estiver do lado de fora, pule para a sombra o mais rápido possível. Aplique uma garrafa de água fria (ou a própria água) nos pontos de pulsação, como atrás do pescoço e joelhos, sob os braços ou perto da virilha. Se você estiver perto de casa ou em um prédio de parque com banheiros, pegue uma toalha úmida e fria ou comprima e faça o mesmo.

Se esses métodos não estiverem funcionando e os sintomas não desaparecerem em 15 minutos, é hora de alguém levá-lo ao pronto-socorro.

Resumindo: não ignore seus sintomas. Ouça seu corpo. Leva apenas alguns minutos para a exaustão por calor se transformar em insolação, o que pode fazer permanente dano. Nenhuma longa corrida vale isso.

Revisão para

Propaganda

Nossas Publicações

Amamentação - vários idiomas

Amamentação - vários idiomas

Árabe (العربية) Chinê , implificado (dialeto mandarim) (简体 中文) Chinê , tradicional (dialeto cantonê ) (繁體 中文) Francê (francê ) Hindi (हिन्दी) Japonê (日本語) Coreano (...
Injeção de fluconazol

Injeção de fluconazol

A injeção de fluconazol é u ada para tratar infecçõe fúngica , incluindo infecçõe fúngica da boca, garganta, e ôfago (tubo que vai da boca ao e tô...