Como se manter em equilíbrio
Contente
- Exercite regularmente. A atividade física estimula o corpo a produzir aqueles neurotransmissores de bem-estar chamados endorfinas e aumenta os níveis de serotonina para melhorar o humor naturalmente. A pesquisa mostra que os exercícios - tanto aeróbicos quanto de força - podem reduzir e prevenir a depressão e melhorar os sintomas da TPM. Atualmente, a maioria dos especialistas recomenda fazer 30 minutos de atividade de intensidade moderada na maioria dos dias da semana.
- Coma bem. Muitas mulheres comem poucas calorias e seguem dietas deficientes em vitaminas, minerais e proteínas. Outros não comem com freqüência suficiente, então seu nível de açúcar no sangue é instável. De qualquer forma, quando seu cérebro está em um estado de falta de combustível, ele é mais sensível ao estresse, diz Sarah Berga, M.D., da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh. Comer de cinco a seis pequenas refeições por dia que contenham uma boa mistura de carboidratos - o que pode aumentar os níveis de serotonina - e proteína pode suavizar arestas emocionais ásperas.
- Tome suplementos de cálcio. Pesquisa feita por Susan Thys-Jacobs, M.D., do Hospital St. Luke's-Roosevelt, na cidade de Nova York, descobriu que tomar 1.200 miligramas de carbonato de cálcio diariamente reduz os sintomas da TPM em 48 por cento. Também há evidências de que tomar 200-400 mg de magnésio pode ser útil. Existem menos provas de que a vitamina B6 e os remédios à base de ervas, como o óleo de prímula da noite, funcionam para a TPM, mas vale a pena tentar.
- Procure tratamento. A boa notícia sobre os transtornos de humor relacionados aos hormônios - depressão, ansiedade e TPM grave - é que eles podem ser tratados assim que forem diagnosticados. Os medicamentos mais comumente prescritos para esses distúrbios são os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), como Prozac (renomeado Sarafem para quem sofre de TPM grave), Zoloft, Paxil e Effexor, que tornam mais serotonina disponível no cérebro.
"Essas drogas funcionam para cerca de dois terços das mulheres com TPM grave - e dentro de uma ou duas semanas", diz Peter Schmidt, MD, do Instituto Nacional de Saúde Mental, "contra as quatro a seis semanas que levam para aliviar depressão." Para reduzir os efeitos colaterais potenciais e evitar o desenvolvimento de tolerância a esses medicamentos, alguns médicos prescrevem-nos para uso apenas durante as duas últimas semanas do ciclo menstrual.
Estudos mostram que os SSRIs podem ser usados durante e após a gravidez (e durante a amamentação) se a mulher estiver gravemente deprimida ou tiver suicídio. Também há evidências limitadas que sugerem que a progesterona oral pode ajudar a suprimir certos sintomas de humor da TPM, como preocupação.