Todas as perguntas que você definitivamente tem sobre como usar um copo menstrual
Contente
- Afinal, o que é um copo menstrual?
- Quais são os benefícios de mudar para um copo menstrual?
- Ok, mas os copos menstruais são caros?
- Como você escolhe um copo menstrual?
- Como você insere um copo menstrual? Como saber se você fez isso corretamente?
- Como você remove isso?
- Vaza? E se você tiver um fluxo intenso?
- Como você muda isso no trabalho ou em público?
- Você pode usar copos menstruais durante o exercício?
- Como você limpa isso?
- Eu tenho um DIU - posso usar um copo menstrual?
- Você pode usar um menstrual se sofrer de dores de endometriose?
- Revisão para
Há três anos que uso o copo menstrual com dedicação. Quando comecei, havia apenas uma ou duas marcas para escolher e não muitas informações sobre como fazer a troca de absorventes internos. Por meio de muitas tentativas e erros (e, TBH, algumas bagunças), encontrei métodos que funcionaram para mim. Agora, estou apaixonada por usar um copo menstrual. Eu sei: estar apaixonado por um produto de época é estranho, mas aqui estamos.
Nos últimos anos, a indústria do período viu um boom (muito esperado) com novas marcas entrando no mercado - e a categoria de copo menstrual, especificamente. (Até o Tampax faz copos menstruais agora!)
Dito isso, fazer a troca não é necessariamente fácil. Em uma missão para fornecer o guia do copo menstrual que eu nunca tive e tão desesperadamente desejei, usei o Instagram para reunir as perguntas, preocupações e medos das pessoas sobre o uso de um copo menstrual. Fui inundada com respostas que vão desde as simples ("como faço para inseri-lo?") Até as mais complexas ("posso usá-lo mesmo tendo endometriose?"). A pergunta mais feita? "Como você muda isso no trabalho?"
É hora de jogar o TMI para o vento e dar uma chance ao copo menstrual. Considere este o seu guia completo para copos menstruais, com informações de especialistas e usuários de copo para cobrir tudo o que você poderia querer saber sobre como usar (e amar) seu copo menstrual.
Afinal, o que é um copo menstrual?
Um copo menstrual é um pequeno vaso de silicone ou látex que é inserido dentro da vagina quando você está menstruada. O copo funciona coletando (em vez de absorvendo) o sangue e, ao contrário de absorventes ou tampões, o dispositivo pode ser higienizado e reutilizado por muitos ciclos antes de precisar ser substituído.
Como não é absorvente, há pouco risco de síndrome do choque tóxico (TSS), diz Jennifer Wu, M.D., obstetra do Hospital Lenox Hill na cidade de Nova York. Embora seja altamente improvável que você contraia SST, ela recomenda remover e esvaziar o copo menstrual a cada 8 horas, para garantir a segurança. (A maioria das empresas de copos menstruais afirma que ele pode ser usado por 12 horas.)
Também importante: certifique-se de lavar as mãos antes de colocar o copo e higienizar o copo entre os usos.
Quais são os benefícios de mudar para um copo menstrual?
Embora a vagina seja autolimpante, os produtos menstruais podem ser responsáveis pelo desconforto vaginal. Quando você insere um tampão, o algodão absorve o fluido protetor da vagina junto com o sangue, o que, por sua vez, causa ressecamento e interrompe os níveis normais de pH. Níveis de pH ruins podem contribuir para o odor, irritação e infecção. (Leia mais sobre isso aqui: 6 razões pelas quais sua vagina cheira) Um copo menstrual não é aborvente, então é menos provável que cause irritação ou secura. (Leia mais sobre por que suas bactérias vaginais são importantes para sua saúde.)
O copo pode ser usado por mais horas consecutivas do que os tampões, que devem ser usados com a menor absorção possível para o seu período e trocados a cada quatro a oito horas. Eles também atrapalham menos suas atividades diárias do que os absorventes. (Natação? Ioga? Sem problemas!)
Mas o benefício mais óbvio de um copo menstrual é a capacidade de reutilizá-lo. "Produtos menstruais não descartáveis estão se tornando cada vez mais importantes", diz o Dr. Wu. “A quantidade de resíduos relacionados com absorventes higiênicos e absorventes internos é um grande problema ambiental”. Desviar resíduos de aterros sanitários pode ter um enorme impacto ambiental ao longo de sua vida; A Thinx, empresa de roupas íntimas de época, estima que a mulher média usa 12 mil absorventes internos, absorventes e protetores de calcinha ao longo da vida (!!).
Ok, mas os copos menstruais são caros?
Além dos benefícios ambientais, também existem vantagens financeiras. Se uma mulher média usa cerca de 12 mil absorventes internos e uma caixa de 36 Tampax Pearl custa atualmente US $ 7, isso significa cerca de US $ 2.300 na sua vida. Um copo menstrual custa $ 30-40 e pode durar de um a 10 anos, dependendo da empresa e do material usado. O dinheiro economizado com a mudança para a xícara é recuperado após alguns ciclos de uso. (Relacionado: Você realmente precisa comprar absorventes orgânicos?)
Como você escolhe um copo menstrual?
Infelizmente, encontrar o copo que funciona melhor para você exige algumas tentativas e erros; no entanto, com tantas marcas e variedades no mercado, você certamente encontrará o ajuste perfeito. "Algumas considerações a serem lembradas ao escolher um copo menstrual são sua idade (geralmente, mulheres mais jovens precisarão de um copo menor), experiência de parto anterior, fluxo menstrual e nível de atividade", diz Tangela Anderson-Tull, MD, ob-gyn no Mercy Medical Center em Baltimore, MD.
A maioria das marcas de copos menstruais tem dois tamanhos (como Tampax, Cora e Lunette), mas algumas têm três ou mais (como Diva Cup e Saalt). Saalt também faz um copo macio, uma versão menos firme de seu copo clássico, em dois tamanhos para pessoas que sentem sensibilidade na bexiga, cólicas ou desconforto com os copos tradicionais. O silicone mais macio torna mais difícil de inserir porque não abre tão perfeitamente, mas o design é mais suave para pessoas que são sensíveis a xícaras mais firmes.
Uma regra geral: copinhos para adolescentes são os menores (e geralmente são rotulados com o tamanho 0), mulheres com menos de 30 anos ou que não deram à luz seriam o próximo tamanho (geralmente chamado de pequeno ou tamanho 1), e mulheres com mais de 30 anos ou que já deram à luz seriam o terceiro tamanho acima (normal ou tamanho 2). Mas se você tiver um fluxo mais pesado ou um colo do útero mais alto (também conhecido como o copo precisará ser maior para alcançar mais longe), você pode gostar do tamanho maior, mesmo que não se encaixe nesses critérios gerais.
Cada copo é diferente em termos de largura e formato (assim como cada vagina é diferente!), Então experimente um por alguns ciclos e, se não for confortável ou não funcionar para você, experimente uma marca diferente. Parece caro no início, mas o dinheiro que você economizar em absorventes internos valerá seu investimento a longo prazo. (Para tornar o processo ainda mais fácil, o site Put a Cup In It criou um questionário de nove perguntas para orientá-lo na seleção de um copo com base em itens como nível de atividade, fluxo e posicionamento do colo do útero.)
Como você insere um copo menstrual? Como saber se você fez isso corretamente?
Quando é colocado corretamente, um copo menstrual permanece no lugar criando uma vedação entre o copo e a parede vaginal. Existem muitos vídeos úteis no Youtube mostrando métodos de inserção (geralmente com diagramas ou usando uma garrafa de água para representar uma vagina). Na primeira vez que você tentar inserir o copo, certifique-se de não sair correndo porta afora. Talvez faça isso antes de dormir com uma taça de vinho ou chocolate ao alcance (como recompensa pela colocação de uma xícara, é claro).
- Respiração profunda. O primeiro passo é um pouco de origami. Existem duas dobras principais a serem experimentadas - a dobra "C" e a dobra "Punch Down" - mas há muitas outras variações se uma delas não funcionar. Para a dobra em "C" (também chamada de dobra em "U"), pressione as laterais da xícara uma contra a outra e dobre ao meio novamente para formar uma forma de C firme. Para a dobra "Punch Down", coloque um dedo na borda do copo e empurre até que a borda atinja o centro interno da base para formar um triângulo. Dobre ao meio movendo os dedos para fora e juntando os lados. O objetivo é diminuir o aro para inserir. (Dica profissional: é mais confortável inserir se o copo estiver molhado, seja com água ou um lubrificante seguro com silicone.)
- Usando o seu método preferido, dobre o copo e segure as laterais com o polegar e o indicador com a haste voltada para a palma. Achei mais fácil conter a bagunça se você permanecer sentado para inserir, remover e esvaziar, mas alguns têm mais sorte ficando em pé ou agachado.
- Em uma posição confortável, com os músculos vaginais relaxados, separe suavemente os lábios com a mão livre e deslize o copo dobrado para cima e de volta para a vagina.Em vez de um movimento para cima, como um tampão, você deve mirar horizontalmente em direção ao cóccix. O copo fica mais baixo do que um tampão, mas pode ser inserido mais para dentro, se for mais confortável para o seu corpo.
- Assim que o copo estiver na posição, solte-o pelas laterais e deixe-o abrir. Gire suavemente o copo apertando a base (não apenas segurando a haste), para garantir que ela forma uma vedação. No início, você pode precisar passar um dedo ao redor da borda do copo para verificar se há bordas dobradas (o que significa que não formou uma vedação), mas à medida que ficar mais confortável com o processo, você será capaz de sentir o diferença.
- Você saberá que o copo está no lugar quando a lâmpada inteira estiver dentro e você pode apenas tocar a haste com a ponta do dedo. (Se houver muita projeção para fora, você pode até cortar o caule mais curto.) Você mal deve conseguir sentir o copo e não deve haver pressão na bexiga (nesse caso, ela pode estar inserida muito alta). Semelhante a um tampão, você saberá que o produto está dentro de você, mas não deve ser doloroso ou perceptível.
Você se sentirá como uma estrela do rock quando for bem-sucedido e, eventualmente, isso se tornará tão natural quanto trocar um absorvente interno.
Como você remove isso?
Quando o copo estiver cheio (infelizmente, não há uma maneira perceptível de "saber" até que você aprenda melhor o seu período pessoal) ou você estiver pronto para esvaziá-lo, aperte a base do copo com o polegar e o indicador até sentir ou ouvir o selo estourar. Não puxe apenas a haste (!!!); ainda está "selado" em sua vagina, então você está puxando a sucção dentro de seu corpo. Continue segurando a base enquanto balança suavemente o copo para baixo.
Manter o copo na posição vertical durante a remoção evitará derramamento. Depois de retirá-lo, esvazie o conteúdo na pia ou vaso sanitário. Embora a xícara não possa realmente se perder no corpo, às vezes ela se desloca muito para cima para ser capturada pelos dedos. Não entre em pânico, apenas pressione como se estivesse evacuando até que o copo deslize para onde você pode alcançá-lo. (Dica profissional: você também pode agachar-se durante o banho para remover e reinserir com facilidade.)
Vaza? E se você tiver um fluxo intenso?
Quando inserido corretamente (o copo forma uma vedação com as paredes vaginais e não há bordas dobradas), não vazará, a menos que transborde. Acredite em mim: testei os limites em muitas corridas de rua, inversões de ioga e longos dias no escritório. Um pequeno copo menstrual contém de dois a três absorventes com sangue, e um regular contém de três a quatro absorventes internos. Dependendo do seu fluxo, você pode precisar mudar com mais frequência do que a cada 12 horas. (Caso você já tenha ouvido o mito, não, não é ruim fazer inversões de ioga na menstruação.)
Para mim, nos dias 1 e 2 da minha menstruação, tenho que mudar no meio do dia, mas a partir do dia 3 até o final da minha menstruação, posso passar 12 horas inteiras sem precisar me preocupar. No início, você pode encontrar conforto em usar um absorvente ou protetor de calcinha como apoio. Como você pode mantê-lo por quase três absorventes internos, descobri que vazei muito menos quando mudei para o copo. Você ainda pode usar um copo se tiver um fluxo leve, mas pode ser necessário molhar o copo para ajudar na inserção. Certifique-se de removê-lo e esvaziá-lo regularmente, mesmo se a xícara não estiver cheia.
Um dos maiores momentos de abrir os olhos será a compreensão de quanto você sangra exatamente a cada dia e a cada ciclo de seu período. Dica: é muito menos do que os absorventes internos fazem você acreditar. Algumas pessoas podem passar o dia todo e nunca trocá-lo, enquanto outras podem ter que despejar e reinserir no banheiro do escritório (mais sobre isso abaixo). De qualquer forma, ao usar um copo menstrual, você começará a entender melhor seu ciclo para tomar essas decisões.
Como você muda isso no trabalho ou em público?
O maior obstáculo (depois de aprender como inseri-lo) é a primeira vez que você precisa esvaziar a xícara no trabalho (ou em outro lugar em público).
- Lembra como foi estressante aprender a usar absorventes internos? Você também conquistou esse obstáculo (e, provavelmente, em uma idade muito mais jovem e vulnerável, devo acrescentar).
- Remova o copo e despeje o conteúdo no vaso sanitário. Não há necessidade de puxar para cima a calça, esgueirar-se para a pia e lavar discretamente o copo; salve essa etapa para a privacidade de seu próprio banheiro.
- Em vez do tampão-segredo-deslize-no-bolso, traga DeoDoc Intimate Deowipes (Compre, $ 15, deodoc.com) ou Panos de limpeza de véspera de verão (Compre, $ 8 por 16, amazon.com). Descobri que usar esse lenço vaginal com pH balanceado para limpar a parte externa do copo é a chave para a experiência em um banheiro público.
- Reinsira o copo normalmente e, em seguida, use o resto do pano para limpar os dedos. Confie em mim, o lenço é muuuito melhor do que tentar usar o papel higiênico fino como papel de seda para fazer o trabalho. Saia da barraca, lave as mãos e continue com o seu dia.
Quando você estiver super confortável para remover e inserir o copo, o que pode levar algumas vezes ou alguns ciclos, é realmente simples assim.
Você pode usar copos menstruais durante o exercício?
Sim! A arena de treino é onde um copo menstrual realmente brilha. Não há cordas para esconder quando você está nadando, nenhum tampão para trocar durante uma corrida de resistência e muito pouca chance de vazamentos durante a parada de cabeça. Eu corri, andei de bicicleta, pratiquei prancha e agachei nos últimos três anos, sem problemas menstruais induzidos por exercícios. Se você ainda estiver preocupado, recomendo investir em alguns pares de Thinx Undies. As cuecas de época laváveis e reutilizáveis absorventes dão-lhe uma camada extra de protecção, especialmente durante treinos intensos ou dias de menstruação intensos. (Bônus adicional: Eliminar absorventes internos pode torná-lo mais propenso a ir à academia)
Como você limpa isso?
Após cada remoção, você despeja o copo, enxágue-o com água e limpa-o com um sabonete neutro e sem perfume ou um limpador específico para o período, como Saalt Citrus Menstrual Cup Wash (Compre, $ 13; target.com) No final de cada período, limpe com o mesmo sabão neutro e ferva a xícara por cinco a sete minutos para ressanitizar. Se o copo ficar sem cor, você pode limpar com álcool isopropílico 70 por cento. Para evitar a descoloração, enxágue com água fria sempre que esvaziar o copo.
Eu tenho um DIU - posso usar um copo menstrual?
Se você pagar uma quantia nada insignificante para colocar um DIU (dispositivo intra-uterino, um método anticoncepcional de longo prazo), você deseja que ele permaneça no lugar. Um tampão é uma coisa, mas um copo menstrual com a sucção nas paredes vaginais? Sim, isso parece suspeito.
Bem, não tenha medo: um estudo do Instituto Nacional de Saúde da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA sobre o DIU e métodos menstruais (absorventes, absorventes internos e copos menstruais) descobriu que, independentemente do método menstrual usado, não havia diferença nas taxas de expulsão precoce de DIUs. Isso significa que as usuárias de copo menstrual não eram mais propensas do que as usuárias de absorventes internos a fazer efeito com o DIU a ponto de sair. "Pacientes com DIU precisam ter cuidado para não puxar os fios ao removê-lo, mas ainda devem ser capazes de usar um copo menstrual", disse o Dr. Wu.
Você pode usar um menstrual se sofrer de dores de endometriose?
Endometriose é uma condição na qual o revestimento do útero cresce onde não deveria, como colo do útero, intestino, bexiga, trompas de falópio e ovários. (Aqui está um guia completo para endometriose.) Ela pode causar dores pélvicas, cólicas e menstruação intensa e extremamente desconfortável.
Embora a experiência da menstruação possa ser incrivelmente difícil com endometriose e possa tornar o uso de absorventes internos doloridos, o silicone do copo pode ser uma opção mais confortável. "Mulheres com dor de endometriose podem usar um copo menstrual sem quaisquer considerações especiais", diz o Dr. Anderson-Tull. Se você sentir sensibilidade, convém usar um copo mais macio ou, se tiver um fluxo mais intenso, pode ser necessário esvaziá-lo com mais frequência. (Relacionado: os documentos dizem que a nova pílula aprovada pela FDA para tratar a endometriose pode ser uma virada de jogo.)