Como fazer exercícios com síndrome do intestino irritável
Contente
- Exercício como um gatilho
- Isso pode ajudar com os sintomas?
- Exercícios para experimentar
- Caminhando
- Outros exercícios para IBS
- Alongamentos para reduzir a dor
- Ponte
- Torção supina
- Exercícios de respiração
- Respiração diafragmática
- Respiração nasal alternada
- Exercícios para evitar
- Como se preparar para um surto
- Quando falar com um médico
- O resultado final
A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio do intestino grosso. É uma condição crônica, o que significa que requer gerenciamento de longo prazo.
Os sintomas comuns incluem:
- dor abdominal
- cólicas
- inchaço
- excesso de gás
- constipação ou diarreia ou ambos
- muco nas fezes
- incontinência fecal
Esses sintomas costumam ir e vir. Eles podem durar dias, semanas ou meses. Quando você experimenta os sintomas, é chamado de surto de IBS.
IBS pode interferir na vida diária. Também não há cura. No entanto, para algumas pessoas, certos hábitos de vida podem ajudar a controlar os sintomas.
Isso inclui atividade física regular. Acredita-se que os exercícios aliviem os sintomas da SII, minimizando o estresse, melhorando a função intestinal e reduzindo o inchaço.
Exercício como um gatilho
Embora a causa subjacente do IBS não seja clara, algumas coisas podem desencadear surtos. Esses gatilhos são diferentes para cada pessoa.
Os gatilhos comuns incluem:
- intolerâncias alimentares, como intolerância à lactose
- alimentos picantes ou açucarados
- estresse emocional ou mental
- certos medicamentos
- infecção gastrointestinal
- mudanças hormonais
Para muitos indivíduos com IBS, as intolerâncias alimentares são prováveis desencadeadores. De acordo com a, mais de 60 por cento das pessoas com IBS apresentam sintomas depois de comer certos alimentos.
O exercício normalmente não é um gatilho. Na verdade, um estudo de 2018 descobriu que atividades de intensidade baixa a moderada podem ajudar a aliviar os sintomas.
Não há pesquisas sólidas sobre como exercícios mais vigorosos afetam os sintomas da SII. Mas geralmente acredita-se que atividades intensas ou prolongadas, como correr uma maratona, podem agravar os sintomas.
Isso pode ajudar com os sintomas?
Há evidências de que a atividade física pode reduzir os sintomas de IBS.
Em a, os pesquisadores descobriram que os exercícios diminuíram a gravidade dos sintomas em pessoas com SII. Por outro lado, menos atividade física foi associada a sintomas mais graves de SII.
Os pesquisadores acompanharam alguns dos participantes do estudo de 2011. O tempo de acompanhamento variou de 3,8 a 6,2 anos. Em seu estudo, os pesquisadores relataram que aqueles que continuaram a praticar exercícios experimentaram efeitos benéficos e duradouros nos sintomas da SII.
Outro encontrou resultados semelhantes. Mais de 4.700 adultos completaram um questionário, que avaliou seus distúrbios gastrointestinais, incluindo IBS e atividade física. Depois de analisar os dados, os pesquisadores descobriram que pessoas menos ativas eram mais propensas a ter IBS do que aquelas que eram fisicamente ativas.
Além disso, um estudo de 2015 determinou que a ioga melhora cientificamente os sintomas em pessoas com SII. O experimento envolveu sessões de ioga de 1 hora, três vezes por semana, durante 12 semanas.
Enquanto os pesquisadores ainda estão aprendendo como o exercício gerencia os sintomas da SII, provavelmente está relacionado a:
- Alívio de estresse. O estresse pode desencadear ou piorar os sintomas da SII, que podem ser explicados pela conexão cérebro-intestino. O exercício tem um efeito positivo sobre o estresse.
- Melhor dormir. Como o estresse, o sono ruim pode desencadear um surto de SII. Mas a atividade física pode ajudá-lo a dormir melhor.
- Maior depuração de gás. A atividade física regular pode melhorar a capacidade do seu corpo de se livrar dos gases. Isso pode diminuir o inchaço, junto com a dor e o desconforto que o acompanham.
- Incentive os movimentos intestinais. Os exercícios também podem promover movimentos intestinais, o que pode aliviar os sintomas.
- Melhor sensação de bem-estar. Quando você se exercita regularmente, é mais provável que adote outros hábitos saudáveis. Esses hábitos podem minimizar seus sintomas de IBS.
Exercícios para experimentar
Se você tem IBS, é uma boa ideia fazer algum exercício. Ser ativo tem muitos benefícios para a saúde, incluindo o alívio potencial da SII. Podes tentar:
Caminhando
Caminhar é uma ótima opção se você for novo nos exercícios. É de baixo impacto e não requer equipamentos especiais.
Quando feito regularmente, a caminhada pode controlar o estresse e promover movimentos intestinais.
No estudo de acompanhamento de 2015 acima, caminhar foi a atividade mais comum apreciada pelos participantes com menos sintomas.
Outros exercícios para IBS
Além de caminhar, você também pode tentar estes exercícios para IBS:
- corrida
- ciclismo de lazer
- aeróbica de baixo impacto
- natação de lazer
- exercícios de peso corporal
- esportes organizados
Alongamentos para reduzir a dor
O alongamento também é benéfico para o IBS. Ele age massageando seus órgãos digestivos, reduzindo o estresse e melhorando a eliminação de gases. Isso pode ajudar a diminuir a dor e o desconforto devido à SII.
De acordo com o mencionado anteriormente, a ioga é ideal para os sintomas de IBS. É recomendado fazer posturas que visem suavemente a parte inferior do abdômen.
As posturas de ioga para IBS incluem:
Ponte
Bridge é uma pose clássica de ioga que envolve seu abdômen. Também envolve seu bumbum e quadris.
- Deite-se de costas. Dobre os joelhos e plante os pés no chão, na largura do quadril. Coloque os braços ao lado do corpo, com as palmas voltadas para baixo.
- Envolva seu núcleo. Levante os quadris até que o torso fique na diagonal. Pausa.
- Abaixe os quadris até a posição inicial.
Torção supina
Supine Twist alonga seu torso baixo e médio. Além de aliviar os sintomas de IBS, também é excelente para reduzir a dor lombar.
- Deite-se de costas. Dobre os joelhos e plante os pés no chão, lado a lado. Estenda seus braços para um “T”
- Mova os dois joelhos em direção ao peito. Abaixe os joelhos para a direita e vire a cabeça para a esquerda. Pausa.
- Retorne à posição inicial. Repita na direção oposta.
Exercícios de respiração
O relaxamento é o principal componente do gerenciamento de IBS.
Para promover o relaxamento, tente respirar lenta e profundamente. De acordo com o estudo de 2015 sobre ioga, esse tipo de respiração aumenta sua resposta parassimpática, o que reduz sua resposta ao estresse.
Podes tentar:
Respiração diafragmática
Também conhecida como respiração abdominal, a respiração diafragmática estimula a respiração profunda e lenta. É uma técnica popular que promove relaxamento e calma.
- Sente-se na cama ou deite-se no chão. Coloque a mão na barriga.
- Inspire por 4 segundos, profunda e lentamente. Deixe sua barriga se mover para fora. Pausa.
- Expire por 4 segundos, profunda e lentamente.
- Repita 5 a 10 vezes.
Respiração nasal alternada
A respiração alternada pelas narinas é uma técnica de respiração relaxante. Muitas vezes, é feito em combinação com ioga ou meditação.
- Sente-se em uma cadeira ou com as pernas cruzadas no chão. Sente-se direito. Respire lenta e profundamente.
- Dobre o indicador direito e os dedos médios em direção à palma da mão.
- Feche a narina direita com o polegar direito. Inspire lentamente pela narina esquerda.
- Feche a narina esquerda com o dedo anular direito. Expire lentamente pela narina direita.
- Repita conforme desejado.
Exercícios para evitar
Exercícios de alta intensidade não são recomendados para IBS. Exemplos incluem:
- corrida
- treinamento intervalado de alta intensidade
- natação competitiva
- ciclismo competitivo
Atividades mais intensas podem agravar os sintomas de IBS, então é melhor evitá-los.
Como se preparar para um surto
Se você gostaria de se exercitar com mais frequência, é importante se preparar para os surtos de IBS. Isso tornará seu treino mais confortável.
Siga estas dicas para se preparar para surtos de IBS antes, durante e após o exercício:
- Traga medicamentos OTC. Se você tem tendência à diarreia, mantenha medicamentos antidiarreicos de venda livre (OTC) à mão.
- Evite gatilhos de comida. Ao planejar refeições pré e pós-treino, evite seus gatilhos dietéticos. Certifique-se de obter fibra suficiente.
- Evite cafeína. Embora a cafeína possa alimentar seu treino, ela pode piorar os sintomas da SII.
- Beber água. Manter-se hidratado pode ajudar na frequência das fezes e aliviar a constipação.
- Localize o banheiro mais próximo. Se você estiver se exercitando fora de casa, saiba onde fica o banheiro mais próximo antes de começar.
Quando falar com um médico
Se você tiver sintomas de SII ou qualquer alteração nos movimentos intestinais, visite seu médico.
Você também deve consultar um médico se tiver:
- diarreia à noite
- perda de peso inexplicável
- vomitando
- dificuldade em engolir
- dor que não é aliviada pela evacuação
- fezes sangrentas
- sangramento retal
- inchaço abdominal
Esses sintomas podem indicar uma condição mais séria.
Se você for diagnosticado com SII, pergunte ao seu médico sobre a melhor rotina de exercícios para você. Você também pode falar com um personal trainer. Eles podem sugerir um regime apropriado para seus sintomas, nível de condicionamento físico e saúde geral.
O resultado final
Se você tem SII, exercícios regulares podem ajudar a controlar seus sintomas. O segredo é escolher atividades de intensidade baixa a moderada, como caminhada, ioga e natação de lazer. Os exercícios respiratórios também podem ajudar, promovendo o relaxamento.
Além da atividade física, também é importante comer alimentos nutritivos e dormir o suficiente. Seu médico pode fornecer dicas para a prática desses hábitos de vida.