Infecções na gravidez
![@Adını Sen Koy 357. Bölüm](https://i.ytimg.com/vi/ydSwnwlfhZo/hqdefault.jpg)
Contente
- Compreendendo infecções na gravidez
- Por que as mulheres grávidas são mais suscetíveis à infecção
- Mudanças na imunidade
- Mudanças nos sistemas corporais
- Riscos para mãe e bebê
- Riscos para a mãe
- Riscos para o bebê
- Riscos para mãe e bebê
- Infecção HIV
- Estreptococo do grupo B
- A importância do conhecimento e do cuidado permanente
- Como prevenir infecções na gravidez
Compreendendo infecções na gravidez
A gravidez é um estado normal e saudável ao qual muitas mulheres aspiram em algum momento de suas vidas. No entanto, a gravidez pode tornar as mulheres mais suscetíveis a certas infecções. A gravidez também pode tornar essas infecções mais graves. Mesmo infecções leves podem causar doenças graves em mulheres grávidas.
Algumas infecções que ocorrem durante a gravidez representam principalmente um risco para a mãe. Outras infecções podem ser transmitidas ao bebê pela placenta ou durante o parto. Quando isso ocorre, o bebê também corre risco de complicações de saúde.
Algumas infecções que se desenvolvem durante a gravidez podem causar aborto espontâneo, trabalho de parto prematuro ou defeitos congênitos. Eles podem até ser fatais para a mãe. Para complicar as coisas, os medicamentos usados para tratar infecções podem causar efeitos colaterais graves, especialmente para o bebê. É importante tentar prevenir infecções durante a gravidez para minimizar os riscos para a mãe e o bebê.
Por que as mulheres grávidas são mais suscetíveis à infecção
A gravidez afeta todos os sistemas do seu corpo. Mudanças nos níveis hormonais e na função do sistema imunológico podem torná-lo mais vulnerável a infecções e complicações graves. O trabalho de parto e o parto são momentos especialmente suscetíveis para você e seu bebê.
Mudanças na imunidade
O sistema imunológico defende o corpo contra invasores prejudiciais. Ele luta contra tudo, desde bactérias a células cancerosas e órgãos transplantados. Uma coleção complexa de jogadores trabalha em conjunto para identificar e eliminar intrusos estrangeiros.
Durante a gravidez, o seu sistema imunológico muda para que possa proteger você e seu bebê de doenças. Diferentes partes do seu sistema imunológico são fortalecidas enquanto outras são suprimidas. Isso cria um equilíbrio que pode prevenir a infecção do bebê sem comprometer a saúde da mãe.
Essas mudanças também ajudam a proteger seu bebê das defesas do seu corpo. Em teoria, seu corpo deveria rejeitar o bebê como "estranho", mas não rejeita. Semelhante a um transplante de órgão, seu corpo vê seu bebê como parte "eu" e parte "estranho". Isso impede que o sistema imunológico ataque o bebê.
Apesar desses mecanismos de proteção, você está mais sujeito a infecções que normalmente não causam doenças. Durante a gravidez, seu sistema imunológico tem que trabalhar mais, pois está sustentando dois. Isso o torna suscetível a certas infecções.
Mudanças nos sistemas corporais
Além das alterações na função imunológica, as alterações hormonais também podem aumentar o risco de infecção. Essas flutuações nos níveis hormonais costumam afetar o trato urinário, que é composto de:
- os rins, que são órgãos que produzem urina
- ureteres, que são tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga
- bexiga, que é onde a urina é armazenada
- uretra, que é um tubo que transporta a urina para fora do corpo
À medida que o útero se expande durante a gravidez, aumenta a pressão sobre os ureteres. Enquanto isso, o corpo aumenta a produção de um hormônio chamado progesterona, que relaxa os músculos do ureter e da bexiga. Como resultado, a urina pode ficar na bexiga por muito tempo. Isso aumenta o risco de desenvolver uma infecção do trato urinário. As alterações hormonais também o tornam mais suscetível a um tipo de infecção por fungos conhecida como candidíase. Níveis mais elevados de estrogênio no trato reprodutivo predispõem a infecções fúngicas.
Além disso, alterações na quantidade de fluido nos pulmões podem aumentar o risco de infecções pulmonares, como pneumonia. Seus pulmões contêm mais líquido durante a gravidez, e o aumento da quantidade de líquido coloca mais pressão nos pulmões e no abdômen. Isso torna mais difícil para o seu corpo limpar esse fluido, fazendo com que ele se acumule nos pulmões. O fluido extra estimula o crescimento bacteriano e prejudica a capacidade do corpo de resistir a infecções.
Riscos para mãe e bebê
Riscos para a mãe
Algumas infecções que ocorrem durante a gravidez representam problemas principalmente para a mãe. Isso inclui infecções do trato urinário, vaginite e infecção pós-parto.
Riscos para o bebê
Outras infecções são particularmente problemáticas para o bebê. Por exemplo, citomegalovírus, toxoplasmose e parvovírus podem ser transmitidos da mãe para o bebê. Se isso acontecer, pode haver consequências graves.
Ainda não existe um tratamento eficaz para uma infecção por citomegalovírus que está presente no nascimento. Existem antibióticos disponíveis que podem tratar a toxoplasmose com sucesso. Embora não haja antibióticos para o parvovírus, a infecção pode ser tratada com transfusões de sangue intra-uterinas.
Riscos para mãe e bebê
Algumas infecções são particularmente prejudiciais para a mãe e o bebê. Esses incluem:
- sífilis
- listeriose
- hepatite
- HIV
- grupo B estreptococo (GBS)
Os antibióticos são eficazes contra a sífilis e a listeria na mãe e no bebê, se a infecção for diagnosticada imediatamente. Embora não existam antibióticos para hepatite viral, vacinas agora estão disponíveis para ajudar a prevenir infecções por hepatite A e B.
Infecção HIV
Uma infecção por HIV durante a gravidez é um problema sério e potencialmente fatal. No entanto, novas combinações de múltiplas drogas agora prolongam significativamente a expectativa de vida e melhoram a qualidade de vida das pessoas com HIV. Junto com o parto cesáreo antes do início do trabalho de parto, essas terapias medicamentosas têm sido notavelmente eficazes na redução da taxa de transmissão da infecção pelo HIV de mulheres grávidas para seus bebês.
Estreptococo do grupo B
Os médicos testam todas as mulheres no final da gravidez para GBS. Esta infecção é causada por uma bactéria comum conhecida como estreptococo do grupo B. De acordo com o, cerca de 1 em cada 4 mulheres é portadora de infecção por GBS. Esta infecção é mais frequentemente transmitida durante partos vaginais, pois a bactéria pode estar presente na vagina ou reto da mãe. Em mulheres grávidas, a infecção pode causar inflamação interna e também natimorto. Os recém-nascidos infectados com GBS podem desenvolver infecções graves e potencialmente fatais. Isso inclui sepse, pneumonia e meningite. Quando não tratadas, essas infecções podem causar defeitos de nascença no bebê, incluindo perda de audição ou visão, dificuldades de aprendizado e deficiências mentais crônicas.
A importância do conhecimento e do cuidado permanente
O relacionamento entre você e seu médico é vital durante a gravidez. Saber sobre o aumento do risco de infecção durante a gravidez e os possíveis danos para você e seu bebê pode ajudar a prevenir a transmissão. Estar ciente dos diferentes tipos de infecção que podem surgir também permite que você reconheça os sintomas. Se você ficar doente, receber um diagnóstico imediato e um tratamento eficaz pode evitar complicações. Certifique-se de falar com seu médico sobre quaisquer preocupações ou perguntas que você tenha durante a gravidez.
Como prevenir infecções na gravidez
As infecções na gravidez são evitáveis. Tomar pequenas precauções diárias pode ajudar muito na redução de possíveis danos a você e ao seu bebê. Para ajudar a prevenir infecções durante a gravidez, você deve:
- Lave regularmente as mãos com água e sabão. Isso é especialmente importante depois de usar o banheiro, preparar carne e vegetais crus e brincar com as crianças.
- Cozinhe as carnes até que estejam bem passadas. Nunca coma carnes mal cozidas, como cachorros-quentes e frios, a menos que sejam recozidas até ficarem quentes.
- Não consuma produtos lácteos não pasteurizados ou crus.
- Não compartilhe talheres, copos e comida com outras pessoas.
- Evite trocar a maca do gato e fique longe de roedores selvagens ou de estimação.
- Pratique sexo seguro e faça o teste de infecções sexualmente transmissíveis.
- Certifique-se de que suas vacinas estão em dia.
Marque uma consulta com seu médico imediatamente se você estiver doente ou acreditar que foi exposto a uma doença contagiosa. Quanto mais cedo uma infecção for diagnosticada e tratada, melhor será o resultado para você e seu bebê.